removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 21/05/2016 - 00:16h
luquinhas0021 escreveu:
Eu, sinceramente, não entendi o porquê do pavio curto do Carl-EL, já que esse post se propôs a ser uma discussão aberta, construtiva e, sobretudo, respeitosa.
Claro que quem usa o Windows não está muito acostumado a usar o Prompt de comando, a não ser pra dar ping e verificar resolução de DNS
Pior que da para fazer varias tarefas no terminal do Windows, porem parece ser algo desencorajado. Pois não temos o amplo leque de ferramentas existentes em ambientes Unix-Like.
...
é desnecessário eu ter que digitar um comando no Terminal só pra copiar e colar um arquivo num sub-diretório do diretório /Computador , e, assim, gastar tempo
Isso não é preciso, existem dezenas de gerenciadores de arquivos gráficos (Ao menos um esta pré instalado em seu ambiente, se ele contiver um ambiente desktop).
é ruim eu não ter uma G.U.I pra maioria dos comandos do Terminal;
é antiquado eu não ter uma G.U.I pra calibrar tela;
Olha, para muitas coisas existem uma GUI, ou o que faria por comando esta em alguma opção avançada em seu software "gráfico", mas ate para não poluir a interface, muita coisa não esta "na cara". E isso é assim em outros ambientes, mesmo no Windows e no OSX.
Explore os plugins do nautilus, ou as opções adicionais golphin por exemplo(Explore os menus), citando apenas os gerenciadores de arquivos.
*Pesquise também sobre softwares como o krusader, e mesmo a suite mc para o terminal.
Se o Linux preza tanto pela liberdade do usuário, por que limitar o usuário, não lhes dando permissão de root? Incoerente.
Sei que os fan-boys do Terminal ir-me-ão crucificar e me chamar de fan-boy dos gráficos... Quanto ao último, podem fazê-lo.
Jovem, acredito que você esta equivocado nisso.
Acessar o sistema o tempo todo com o root, pode ser desastroso do ponto de vista de segurança. Qualquer software ou mesmo algum erro seu, poderia comprometer o sistema inteiro.
Isso seria o equivalente a logar no Windows com o usuário
system (Sim, existe um usuário "mais poderoso" que o administrador no Windows), não faz sentido querer logar com credenciais administrativas, para executar tarefas corriqueiras, como assistir vídeos e navegar na internet.
Para aquilo que realmente necessite de privilégios elevados, existe o sudo (E semelhantes para o X, como o gksu e kdesu) e você ainda pode logar como root a qualquer momento, usar recursos como o bit suid etc.
Você *não* é privado de administrar seu ambiente.
Terminal existe para automatizar tarefas, existem tarefas que em uma gui, seriam lamentavelmente consativo.
*Tente cadastrar vários usuários em domínios no Windows, gerenciar grupos. Automatizar copia de arquivos sem usar expressões regulares.
Um usuário básico, pode passar sem recorrer a uma GUI caso seu hardware seja bem suportado e o conjunto de software disponível for suficiente. Agora, para tarefas avançadas, o terminal esta ali, justo por ser pratico para muitas coisas.
Teve um usuário que me mandou dois linques de bugs com os quais, segundo ele, eu tenho mesmo que me preocupar. Eu os olhei e vi que eles estão no kernel Linux 4.5.2. Eu já estou no kernel 4.6.0. Então, ao menos que ainda não tenham sido corrigidos no 4.6.0, não têm importância pra mim.
Compartilhe conosco, que problemas seriam estes?
Note que Linux também possui bugs e falhas:
https://cve.mitre.org/cgi-bin/cvekey.cgi?keyword=kernel+linux
Como qualquer outro sistema, incluindo o Windows:
https://cve.mitre.org/cgi-bin/cvekey.cgi?keyword=Windows
*Pesquisa acima não foi muito refinada. Acredito que seria mais justo listar outros softwares existentes em *seus* ambientes. E comparar uma distribuição especifica em um período de tempo definido, com sua versão do Windows + seus softwares no mesmo período.
------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42