ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 18/05/2016 - 18:14h
Sou apenas um iniciante que estou experimentando o Linux (quem sou eu para dizer testando), não sei nem se vou ficar com ele.
Meu 1º contato com o Linux foi a muito tempo, com o Ubuntu 10.04 LTS que um amigo me deu. Experimentei rodando diretamente do CD e achei legalzinho mas nada que justificasse uma instalação no disco rígido.
De lá para cá, muito raramente, baixei algumas distribuições e as experimentei (algumas simplesmente sumiram do mapa), cheguei a instalar algumas no disco rígido mas foi perda de tempo e esquentação de cabeça atoa. Na ocasião o Ubuntu apareceu com uma barra lateral que não podia ser dimensionada nem movida dali, fora de cogitação aquilo. Depois soube que aquele ambiente de trabalho se chamava Unit (e eu lá sabia que o Linux tinha vários ambientes de trabalho!). Na época tive uma certa queda pelo Mint mas deixei para lá.
Hoje, depois de apanhar mais do que boi ladrão por uns 3 meses, repetindo varias vezes a instalação até conseguir entender alguma coisa, de forjar um engatinhamento no sistema no fogo do meu arbítrio e muita coisa aprendendo aqui no Viva o Linux, o Mint (aquele mais simples, o Xfce) foi o único Linux digno de ir para o disco rígido do micro. E do micro foi para o notebook da minha filha mais nova, que apesar de pós adolescente, pareceu estar gostando muito do sistema.
Hoje o Mint aqui em casa roda em caráter experimental ao lado do velho Windows XP, o qual por força da vontade da maioria substituiu a muito tempo a porcaria do Vista que veio no micro e o Windows 7 que veio nos notebooks. Um dia, e esse dia se aproxima cada vez mais, teremos que abandonar o XP. Ahhh... que saudade do OS2 Warp que a IBM jogou as baratas.
O Mint é baseado no Ubuntu, salvo a versão LMDE (Debian Edition). O Mint 18, a princesa Sarah, que ainda não foi lançado, será baseado nessa versão 16.04 LTS do Ubuntu que não está sendo muito bem falada. Se verdadeiros esses citados problemas e se essa falada praga passa para o Linux Mint, a coisa vai ficar feia.