Pergunta que não quer calar!!!

85. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Lucas Sousa
luquinhas0021

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/05/2016 - 18:10h

E eu já me irritei quando alguém me corrigiu?
Existe uma grande diferença entre sabichão e querer dar sugestões.


  


86. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/05/2016 - 18:17h

zezaocapoeira escreveu:

Salve galera.

Mantenham o foco no que o autor do tópico propõem .

Os demais assuntos são desnecessários .

Obrigado pela atenção , salve!!!


+1


------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42


87. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/05/2016 - 18:57h

luquinhas0021 escreveu:

Eu estive pensando agora há pouco: bem que a Canonical pode limitar o Linux Ubuntu a uma só variação, o Linux Ubuntu Unity. "Mas por quê?" Ela atira pra n lados; isso dificulta fazer algo realmente bom em qualquer um. Melhor ela se focar e deixar as outras por conta dos usuários instalarem.


Na pratica ela ja faz isso, até onde sei os demais sabores recebem apoio e status de oficiais, mas *não* são mantidos exclusiva e diretamente pela canonnical.

Efeito disso e que projetos interessantíssimos como o Edubuntu, passam por dificuldades:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Edubuntu-16.04
https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-devel/2016-March/039281.html

Agora, é interessante *não* limitar os demais.
Eu não curto muito o LXDE nem o GNOME SHELL (Vulgo GNOME3), mas se existe gente interessada em manter um Ubuntu GNOME ou um Lubuntu.
Por que não?

Os esforços da Canonical estão no Ubuntu, a questão é que eles parecem terem demorado para encontrar um nicho onde obtivessem retorno financeiro e mesmo um maior numero de Usuários.
Mosmo supondo que o Ubuntu seja o sabor de Linux mais usado em desktops, o próprio Linux *neste nicho* é algo quase irrelevante, com poucos usuários perto do Windows e mesmo do Mac OSX

-> Neste nicho apenas.
Linux e sistemas tipo Unix são a base da infraestrutura da internet por exemplo, mais de 90 % dos maiores supercomputadores do mundo Rodam Linux, o Android é Linux e a probabilidade de coisas como o sistema da sua TV, e seu roteador Wireless também serem é bem grande.







------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42


88. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/05/2016 - 19:10h

brunnometal escreveu:
...
Então a pergunta que não quer calar:
A Canonical é a heroína e ao mesmo tempo a vilã do nosso querido e amado Linux?? O que vocês acham??

...


Acredito que esta questão de "amor e ódio", de alguns apenas de "ódio e ódio", com o Ubuntu e a Canonical, se explica com o que respondi aqui (Meu ultimo post):

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Filosofia-Open-Source/A-FLISOL-sem-o-Ubuntu-Ubuntu-traidor-do-m...








erisrjr escreveu:

Freud Tux escreveu:

O Ubuntu pelo andar da carruagem, virará algo OpenSource, não mais Gnu/Linux.
E depois evoluirá para algo proprietário.

Nada contra, mas ele tem que "assumir" o que vai querer ser. Até agora, está virando uma mistureba, com kernel Gnu/Linux, drives proprietários "de fábrica" e uma penca de produtos opensource e privados . E fora as tranqueiradas que vem, que deixam o sistema rodar torto em muitos hardwares bons.
A partir do ponto que ele se definir, como por exemplo, se tornar como uma red hat, ou algo do tipo, ele terá encontrado o seu lugar.

Se o kernel do Gnu/Linux tá na GPL, e o sistema for construído sobre o kernel, então, tem que seguir a GPL. Se não quer, então, larga o kernel e inventá um, e cria suas próprias regras, simples assim.

T+


Jovem, uma coisa não tem relação com outra.

O Ubuntu não é e jamais foi o baluarte do software livre, alguns queriam ou assim o entenderam, mas ele não é.

Ele usa o kernel linux e vários outros componentes que são software livre e cumpre o que pedem as licenças, os fontes estão la, o mesmo faz a Red Hat, SUSE e por aí vai. Ele é um produto de uma empresa que também usa e distribui software livre, como varias outras e nada muito além disso.

Estes dias me deparei com uma copia da GPL ao comprar um Access Point da TPLink. Isto ocorre devido a eles usarem software livre no firmware e a licença exigir, mas não vejo ninguém os acusando de serem inimigos do software livre e do Linux, por não defenderem e citarem o nome Linux aos quatro ventos.

Quem precisa focar em questões ideológicas não é a Canonical, se fizerem ótimo, mas não é uma obrigação deles. As licenças não dizem que você é obrigado a propagar e divulgar software Livre, nem a não usar nada mais que não o seja. Até entenderia se esta cobrança fosse direcionada a distribuições comunitárias, que tenham como foco o software livre como prega a FSF, mas cobrar isto do Ubuntu me parece não ter sentido. O foco do Ubuntu é ser um sistema para usuários comuns, não apenas para adeptos da filosofia de software livre como prega a FSF.

Outra, sinto dizer isto mas acredito que a canonical não da mais enfase ao nome Linux, por que notou que isto mais lhe prejudica que ajuda devido ao publico que eles definiram como alvo e ao meu ver, fazem isto por dois motivos principais:

1 - O Linux não é bem visto por muitos (fora do meio técnico/acadêmico), no sentido que é tido ainda como um sistema de nicho, para servidores e programadores, algo difícil de ser usado por pessoas comuns. Além de que alguns o consideram algo "alternativo", não profissional(Obrigado falta de padrões mínimos) e mesmo parte da comunidade rejeita o Ubuntu.

*Lembram-se do Slogan do Ubuntu: "Linux for human beings"? Eles até tentaram, mas não pegou.

2 - Fortalecer a marca Ubuntu.

*Nota-se a mesma coisa com o Android, que usa o kernel Linux mas não faz "propaganda disso". Quase ninguém que eu conheço sabe que o Android usa o Kernel Linux, sabem que usam o Android e isto ainda assim acaba sendo algo bom, pois torna o kernel relevante por ser usado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

--------------------------------------------
povo@brasil ~$ sudo su -
root@brasil ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {}\ ;




------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42


89. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/05/2016 - 19:11h


Pessoal, alguém, por gentileza, pode banir o Jbaf desse tópico? Ele está ofendendo as pessoas, claramente, no último post que ele fez. Ele está chamando quem não usa Linux de burro, e "burrindos", pra mim, faz clara menção ao Windows. Eu utilizei (E, de vez em quando, utilizo) o Windows, mas não sou burro. Aliás, quem não paga pra ter um S.O. e não está acostumado a um Terminal é burro?
Se ele não for banido e continuar com essa palhaçada, eu não irei poupar palavras pra respondê-lo. Tá que a grande maioria de nós não usa Windows, pelo menos como sistema principal,, mas e quem usa, entra aqui por curiosidade, e vê uma m.e.r.d.a dessa?
Além, ele também tá sendo desrespeitoso com quem usa Ubuntu (Já devem ter visto).


Por mim, sem chance disso.



----

Olha, comunicação é algo complicado, comunicação escrita então, mais complicado ainda. Pois não temos dados que nos ajudem a identificar o teor da mensagem, como expressão facial, tom de voz, gestos, olhar...

Então, sempre ao ler um comentário, é preciso cuidado para não considerar uma brincadeira ou ironia como algo serio e que deva ser interpretado "ao pé da letra". Ou para não interpretar algo genérico, mesmo que pareça ofensivo, como algo particular, direcionado a você.

Além disso, opiniões diferentes, seja no tema que for, não são motivo para brigas e exclusões. Principalmente quando não existe uma ofensa pessoal direta.
Durante a vida, você ira discordar das pessoas, as pessoas irão discordar de você. Algumas vezes você estará certo, em tantas outras estará errado. Em algumas ocasiões ira convencer e em outras lhe convencerão.
O que não é interessante é bater o pé , "chorar" ou atacar sempre que não gostar de algo. Excluir quem pensa diferente de você, muito provavelmente trará um prejuízo para você mesmo, pois perdera a oportunidade de "enxergar" uma questão de outro angulo.

Lembre, cada um se comunica de um jeito, uns brincam, outros são mais sérios, alguns são polidos ja outros mais "agressivos", sagazes . Porem, acredito que o importante no fórum, é aprender algo com a mensagem, com o que os outros sabem, brigar não ajuda em nada.




------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42


90. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Lucas Sousa
luquinhas0021

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/05/2016 - 21:14h

erisrjr, seus posts são extremamente elucidativos, bem escritos e educados. Parabéns!
Sobre a questão da Canonical usar drivers proprietários em suas versões do Linux Ubuntu, posta por um coleguinha de cujo nome não me lembro, mencionada e comentada por você num dos últimos posts da página oito, eu não acho minimamente estranho nem errado ela proceder assim (Estou entendendo "drivers proprietários" como "drivers que as fabricantes de hardware criam para seus produtos, adaptando-os ao Linux"): ora, drivers proprietários são, sim, muito importantes, até porque, em teoria, ninguém sabe mais sobre um hardware que a empresa que o fabrica. Pra confirmar isso, é só olhar o caso da NVidia. Os drivers proprietários da NVidia dão um desempenho muito maior às G.P.U's que os drivers open-source.
Acho até estranha a mensagem que o Ubuntu coloca - provavelmente, outras distros também - quando há um componente não-livre. Diz, mais ou menos, que o aplicativo pode conter partes de terceiros. Tá, é a filosofia, mas eu acho um tanto quanto estranha essa mensagem. Mas ok!
Sobre a questão dos sabores do Ubuntu, a minha ideia pode até parecer radical, mas é literalmente a Canonical não colaborar com o desenvolvimento deles, focando, assim, apenas no Ubuntu Unity. Polêmica? Sim, mas, se a Canonical quiser que o Ubuntu Unity decole, isso terá que ser feito mais cedo ou mais tarde, penso eu.
Sobre a questão que você disse, que muitas pessoas não fazem uma boa associação quando vêem o nome Linux, digo o que eu sempre falo: a partir do momento quando as pessoas não precisarem abrir o Terminal (Ou precisarem tanto quanto e quando precisam abrir o Prompt de comando no Windows), o Linux decolará, como disse outro coleguinha (Esse foi criticado). Estou achando o Linux Ubuntu interessante, mesmo tendo que abrir o Terminal, e tal (Não vejo grandes problemas com isso).

Abração, galera!


91. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/05/2016 - 21:25h

[...]Sobre a questão dos sabores do Ubuntu, a minha ideia pode até parecer radical, mas é literalmente a Canonical não colaborar com o desenvolvimento deles, focando, assim, apenas no Ubuntu Unity [...]


A Canonical desenvolve o Ubuntu com Unity, os outros sabores são suportados pela comunidade (já faz um bom tempo). Isso significa que: a comunidade usa os repositórios do Ubuntu e fornece uma iso alternativa com um DE diferente. Embora a empresa mencione esses outros sabores na página oficial do Ubuntu - para fins de informação - o foco dela é unicamente no Ubuntu com Unity.

--
LinuxCounter: #596371


92. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Lucas Sousa
luquinhas0021

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/05/2016 - 21:46h

Ah, tá, Ru4n, obrigado pelo esclarecimento. Aliás, tô aprendendo muito aqui, tanto em Linux, quanto em Windows quanto em Mac OS.
Uma dúvida: suponhamos que aquelas minhas ideias (As sugestões de recursos para o Ubuntu) vão para frente, graças a ajuda de programadores não ligados a Canonical. Essa distro poderá ser considerada uma variante do Ubuntu?


93. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/05/2016 - 22:19h

luquinhas0021 escreveu:

Ah, tá, Ru4n, obrigado pelo esclarecimento. Aliás, tô aprendendo muito aqui, tanto em Linux, quanto em Windows quanto em Mac OS.
Uma dúvida: suponhamos que aquelas minhas ideias (As sugestões de recursos para o Ubuntu) vão para frente, graças a ajuda de programadores não ligados a Canonical. Essa distro poderá ser considerada uma variante do Ubuntu?


Se for usado o Ubuntu como base para desenvolver a suposta distro, sim.

--
LinuxCounter: #596371


94. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Lucas Sousa
luquinhas0021

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/05/2016 - 00:53h

Poderá ser considerada uma variante a ponto de estar no site oficial da Canonical? Porque o Elementary OS é baseado no Ubuntu, mas não está no site da Canonical.


95. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/05/2016 - 04:46h

ru4n escreveu:
Sugestão: fique no Mint, ou passe direto para o Debian. :


Claro, não faria sentido gastar tempo "futucando" uma distribuição, que não estou usando, só por curiosidade. Vou ficando e aprendendo no Mint mesmo, tive muito trabalho para instalá-lo, configurá-lo e começar a aprender a usá-lo. Tive que aprender, por minha conta, coisas que desconhecia, como por exemplo, pontos de montagem. O Debian acho que seria um passo maior que a perna, posteriormente, quem sabe.


96. Re: Pergunta que não quer calar!!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/05/2016 - 11:57h

Claro, não faria sentido gastar tempo "futucando" uma distribuição, que não estou usando, só por curiosidade.


Depende da distro. Como usa Mint e vai "futucar" o Ubuntu por mera curiosidade, não vejo problema nisso. Mas o ganho de conhecimento se dá com distros mais puras, como o Debian, Slackware, Arch, ou Gentoo/Funtoo. Também nada impede de continuar no Mint e aprender por ele. Fica a critério do próprio usuário.

luquinhas0021 escreveu:

Poderá ser considerada uma variante a ponto de estar no site oficial da Canonical? Porque o Elementary OS é baseado no Ubuntu, mas não está no site da Canonical.


Não. As distros que estão no site da Canonical estão lá porque não são distros diferentes do Ubuntu, são apenas o Ubuntu com outra DE. Por isso carregam o nome *buntu.

--
LinuxCounter: #596371






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts