removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/11/2013 - 12:39h
Pois essa forma de pensar que você citou, Pinduvoz, é outro grande problema e um dos mais graves, da comunidade: "Eu só ajudo se for do meu jeito!". Isso é coisa de gente egoísta e birrenta, na minha opinião.
Ora, pensemos um pouco. Você é líder de um projeto, você começou sozinho, muitas vezes desacreditado, sem estrutura, sem apoio... Você trabalha duro durante muito tempo pra que seu projeto se solidifique e se torne levemente popular...
Aí aparece os "interessados" em ajudar, mas trazem junto, suas "ideias", querendo mudar isso, querendo alterar aquilo, porque assim não pode, desse jeito não dá, tem que ser assim, tem que ser assado, porque do seu jeito é errado...
Como você sentiria? VOCÊ é a pessoa que pensou tudo aquilo, VOCÊ sabe o que o seu projeto precisa, VOCÊ sabe onde estão as suas falhas e problemas, VOCÊ tem um plano de desenvolvimento... Logo, é uma questão de humildade, pra quem chega, no mínimo perguntar onde e como poderá ajudar.
Software livre não é democracia e sim, meritocracia!
Você fez MUITO por um projeto, logo você tem mais autoridade pra dizer como as coisas devem funcionar do que alguém que chegou agora, ou que alguém que está a bastante tempo mas que fez menos que você.
É isso que essas antas que querem "contribuir" não entendem!
Não estou aqui pra me passar de vítima, não quero que sintam pena de mim pelo fato de eu me usar como exemplo, mas comigo isso já aconteceu e não foram poucas vezes:
"Gedimar, gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho e blá blá blá, gostaria de ajudar e blá blá blá, mas tem que ser ASSIM, tem que ser assado, você precisa fazer isso e mais isso, você deve adicionar isso, mudar isso e aquilo e aquilo outro..." (Isso de gente que tinha muito mais conhecimento do que eu).
Dá licença! Isso chega a ser irritante! Quase uma ofensa! É por isso que projetos grandes não aceitam a ajuda desses almofadinhas. Um Debian da vida, já tem uma carrada de desenvolvedores, logo se o fulano não quer seguir o plano dos líderes, que caia fora, pois o prestígio do projeto faz com tenha outros querendo entrar no seu lugar (o que infelizmente não é o caso do meu UbuntUCA, por isso eu carrego ele nas costas sozinho).
Em qualquer meio social sempre existirá uma hierarquia, mesmo em uma relação entre duas pessoas e mesmo que essa hierarquia seja só informal e invisível. É assim que a humanidade funciona a milhares de anos e é assim que ela funcionará pra sempre. É assim que grandes projetos de sucesso funcionam e é assim que todos devem funcionar.
Não falo de autoritarismo, de bater na mesa e dizer como as coisas devem ser, mas sim de respeitar, mesmo que se discorde, a opinião de alguém com mais mérito do que você.
Abs