willnux
(usa Fedora)
Enviado em 21/07/2016 - 22:01h
Por isso Linux é belo, porque ele te da a opção de ser fácil e ao mesmo tempo difícil. Do leigo usar, e do mestre usar. As informações que você adquiriu com o youtuber pode ser que não sejam validas pra você, mas para uma pessoa que tem uma certa idade, leiga e não está no mundo comutatividade Linux, sejam válidas. Com um tempo ela vai adquirindo mais conhecimento sobre o Linux e vai chegar nesse nível de não precisar a usar PPA e refletir assim: "Nossa, como que fui bobão em usar Linux assim se o mais legal era assim" rs. É normal a gente se envergonhar das coisas antigas que fazemos. Não é erro usar PPA, é só uma opção diferente. Porem, PPA pode ser um perigo sim (mas é bem difícil), porque vem de uma fonte não oficial da distribuição, é como download de 'exe' pela internet a fora, é um risco.
Não estou defendendo nenhum e nem outro, estou defendente a diversidade Linux apenas, que da ambos opções: "caminho fácil" e "caminho difícil", cabe você qual escolher. E o caminho fácil não quer dizer um erro mas pode ter mais perigos que difícil, assim como difícil também pode ter perigo se você estiver como root e fazer uma cagada no sistema. É tudo relevante.
Creio eu, que essas pessoas que querem passar informações para facilitar o Linux, são para usuários domésticos que buscam apenas segurança (sem vírus) e rapidez. Esses usuários não querem um sistema para aprender, fuçar, programar, etc (que pra mim é uma ofensa se ler mais pra baixo o que digitei), só pra navegar na internet por ter essas vantagens de não "vírus" que outros S.O não tem. Já ouvi muito disso: "Instala Linux, não tem vírus". Ai a pessoa deixa uma porta aberta no IPTables e máquina é invadida e depois fala que Linux é ruim. Como eu disse, é relevante.
É como ter um carro né, se você tem um, precisa saber trocar pneu, ver/trocar óleo, água...etc, para caso aconteça uma urgência, você mesmo possa fazer e não levar no mecânico, mas não precisa saber retirar o motor. É a mesma coisa que o Linux, se você tem um, precisa saber como funciona as coisa básicas e configurar programas manualmente, seus funcionamentos, mas ao contrario do carro, é bom saber reconfigurar o motor (KERNEL) rsrs.
Eu mesmo, nunca me dei bem com distribuições completas e nem repositórios de terceiros por esse fato do comodismo e deixar de lado o que realmente tem pra aprender com Linux, esse é o legal do Linux, você entrar no mundo dele e saber o que tem.
Esse seu relato/tópico é bem relevante (nossa, quantas vezes e digitei relevante? hahaha) e tem diferentes pontos de vista. Não tem uma resposta fixa e correta para dar ao uso de Linux, mas, o recomendável é mergulhar na usabilidade avançada.
Ou seja, eu concordo com você no sentido de usar mas Linux manualmente do que via ferramentas automáticas.
Porra! Linux é opensource né, você pode fuçar manualmente, não é código fechado, penso eu assim (Desculpe, não pode falar pavão).É um grande fracasso de vida você usar um sistema opensource e não saber que o tem nele, um desrespeito do usuário em não fuçar o sistema.
Esse é o propósito do Linux, ser um S.O opensource pra que você possa fuçar, configurar, achar bugs e ajudar comunidades, fóruns a construir o Linux. E é isso que esses usuário que querem ferramentas automatizadas pecam, eles não estão ajudando, só usando.
Como Linus Torvalds disse, uma das filosofias do Linux é: "Faça você mesmo".
E a minha é: "Use foruns e documentações pra aprender Linux, não use Youtubers". hahahaha
"tiau"
-------------------------------------
"Enjoy your life with Linux."
-------------------------------------