removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 21/07/2016 - 09:16h
Mauriciodez escreveu:
Vou dar idéia ... de um usuário iniciante ... não vou citar nomes pq não vou lembrar quem falou o que ... e não tomem o que eu vou escrever como "dança da guerra".
Seguinte .. a grande maioria aqui citou, blogueiros , youtubers e afins como os kras responsáveis digamos pela "bagunça", mas vou dizer uma coisa ... se o linux está sendo difundido ou "desvitualizado" por essa galera, os grandes culpados disso são vc's, sim vc's que são os experts no assunto e eu explico pq.
( por gentileza, entendam que quando falo "vc's" eu falo como universo e não é nada pessoal )
Vc's experts, com suas filosofias de aprendizado arcaicas, acham q todos q querem usar linux tem que ler uma WIKI completa ou o "guia foca", ora, estamos em 2016 quase 2017, o mundo está mais dinâmico, a correria é geral ... a maioria das pessoas só quer usar um SO que atenda suas nescessidades, não estão interessadas em aprender IPtables, tabela de partição, bash etc ... Logo o que acontece, os mais safos um kdim foram lá na tora ( seguindo o caminho das pedras como foi citado anteriormente ) e aprenderam só o q necessitavam, consequentemente como os kras tiveram que aprender praticamente sozinhos ( e cá pra nós , a maioria dos users parece q não são dotados de inteligencia ) passaram pra frente o q sabiam como solução e tb com a melhor das intenções de ajudar o próximo, obviamente que essa solução iria distorcer uma hora e/ou iria dar BO mais pra frente, mas aí onde entra a culpa de vc's experts, vc's viram a coisa começar a ser difundida e divulgada de maneira errada e não fizeram nada, agora entrou água na canoa ( tem bocoió de tudo quanto é tipo ensinando linux por aí, inclusive eu ) e mesmo assim vc's não fazem nada a não ser discutir entre vc's como as coisas estão, porra galera acorda .. se vc's q sabem fazer corretamente não começarem a corrigir essa galera nos blogs, artigos e videos , a bagaça só vai ter um caminho, vai virar windows, pois as empresas já notaram q o nivel de "sabedoria" dos novos linuxeros está só caindo, haja vista as centenas de distros "prontas para usar" disponíveis.
Distros essas q por sua vez vem abarrotadas de programas inúteis, bugs amadores, e com grande grande capacidade de personalização.
Eu há uns anos atras (uns 15 mais ou menos), mesmo sem nunca ter mexido com linux uma vez comentei com um primo super mega ultra entendedor de linux algo nesse sentido, e na epoca até falei q iria chegar uma hora q iriam ter que lançar um linux imexível pois senão linux não vingaria ... e olhem só ... está aí o android que confirmou minhas previsões.
Para finalizar este meu post gigante deixo um apelo...... pessoas do bem entendedores da coisa ... ainda há tempo ... mudem suas filosofias de ensino para com os NOOBS, quem sabe assim um dia teremos distros pessoais top's e usuários mais expertos e pensantes !!!
OBS1: não estou aqui pregando que se ensine o abece do linux não tá, mesmo sendo cabação no linux eu mexo com informática desde a internet de 24k e tb concordo que se deva mostrar o caminho das pedras, mas porém entretanto tb acho q o mapa deveria ser mais elucidativo e explicativo.
OBS2: Outra vez, peço a todos que lerem minhas palavras, que não as tomem como insulto ou declaração de guerra, afinal agora tb faço parte do pacote de biscoito !!!
Abraços !!!
___________________________________________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"
A grande questão não é aprender iptables, fstab, e coisas mais aprofundadas, é o nível de usuários que existem por ai. Usuários que não tem a capacidade de ler uma simples mensagem de erro que, na maioria das vezes, a própria mensagem já da a solução. O que o usuário faz? Cria uma conta no VOL, abre um tópico e diz que "o comando X deu erro. o que faço?". O tempo que ele levou para criar uma conta, abrir um tópico, e fazer essa pergunta já poderia ter lido a mensagem de erro umas 20x e ter solucionado o problema. Salvo exceções, tem problemas que são mais cabeludos e nesses casos estamos aqui para ajudar.
O mais importante dessa salada toda: o GNU/Linux não é como o Windows e o Mac. Não é porque nós, com "suas filosofias de aprendizado arcaicas, que `acham' que todos que querem usar linux tem que ler uma WIKI completa ou o guia foca" queremos assim, é porque GNU/Linux é assim. Se você já leu algum help ou um about de qualquer software GNU, vai estar escrito algo como:
Este programa é distribuido com a esperança de que ele será útil, mas SEM QUALQUER GARANTIA; nem mesmo a garantia implicita de VENDABILIDADE ou de ADEQUAÇÃO PARA ALGUM PROPÓSITO PARTICULAR.
O que isso significa para um usuário comum? Grosso modo, se o software em questão não funcionar por algum motivo, o usuário vai ter que se virar. O problema não é existir blogueiros e youtubers com a intenção de criar tutoriais e dicas para usuários iniciantes - embora alguns deles tem uma parcela de culpa devido ao que já foi postado - o problema é o usuário mal acostumado, que vai ficando cada vez mais dependente de uma segunda mão para resolver seus problemas. Ai quando esse mesmo usuário mal acostumado precisa resolver um problema mais complexo, ele vai recorrer ao blogueiro e esperar um milagre cair do céu. E se o Anjo milagroso blogueiro não souber - porque ele esta ocupado apresentando uma nova e revolucionária refisifuqui com temas e ícones inéditos - o usuário mal acostumado vai deixar o GNU/Linux e voltar para o seu sistema anterior, e acaba falando mal do GNU/Linux.
Nada adianta ter uma distribuição prática e fácil se o usuário mal acostumado não se coça para aprender. Uma hora vai ser preciso abrir o terminal para resolver um problema, e ai? Os usuários mais experientes não vão pegar na mãozinha e obrigar o usuário a ler a documentação. Os usuários vão ter que se coçar.
Por isso que insisto na documentação. O Ubuntu, que é uma distribuição voltada para iniciantes (e também avançados), tem um Wiki, que basicamente resolveria metade desses problemas.
E mais uma vez, como já foi discutido em N tópicos por aqui, o problema não é a existência de distros fáceis e práticas (não me refiro as refisifuquis), pois até usuários avançados com mais de 10 anos de GNU/Linux usam essas. Essas distros são práticas para o dia dia e é ideal para qualquer tipo de usuário.
Nós não podemos impedir os blogueiros e youtubers de publicar conteúdo, não é essa a intenção. A intenção é mostrar o caminho das pedras para esses usuários mal acostumados. E indo mais além, isso não é um problema exclusivamente do universo Linux, é um problema atual mesmo, a grande maioria das pessoas não gostam e não querem ler , querem soluções prontas e rápidas na ponta do dedo. Por isso que temos os piores representantes do povo no poder. E nessa onda essas pessoas quebram a cara em um sistema que exige um pouco mais de leitura, como é com o GNU/Linux.
EDIT: Acabei esquecendo de mencionar o Android. A questão do Android é diferente, pois ele não se encaixa perfeitamente em uma distribuição GNU/Linux como conhecemos; ele é um sistema desenvolvido por uma mega empresa, cuja única semelhança entre esse sistema e as distribuições GNU/Linux é o kernel. Ou seja: ele foi desenvolvido com base em um kernel, com um objetivo diferente, com interface gráfica, init, etc, feitos por essa própria empresa.
--
Linux User: #596371