Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 20/12/2013 - 18:58h
O vídeo postado pelo pinduvoz no comentário 9, resume tudo com propriedade.
É uma questão de costume.
Os garotos ali do vídeo aprenderam a usar o somente o Ubuntu desde cedo e tiveram dificuldades em usar o Windows e dizem claramente que preferem o Linux.
Nos outros vídeos, com pessoas que sempre usaram Windows e OS X (Apple) e foram submetidas ao Linux e/ou ao OS X e/ou ao Windows, foi a mesma coisa em relação à dificuldade inicial.
Porém, o Linux é bem mais intuitivo do que o Windows para usuários que fazem tarefas simples (a maioria), pois você não tem que ficar clicando 500 vezes para chegar ao objetivo e não tem que ficar respondendo perguntas em janelas.
O Windows vai conduzindo você de forma fechada (faça isso, clique aqui, etc) e quando não dá certo, o sujeito fica sem saber o que fazer e apela para um "ténico" ou desiste e fica no bê-a-bá.
Em relação à tarefas mais avançadas, voltamos à velha questão de drivers, de suporte, etc, os quais não são fornecidos para Linux, pois os desenvolvedores de Linux e de softwares para Linux em sua esmagadora maioria não são pagos para tal e, quando são pagos, o valor não é muito alto.
Além do que, a manufatura de softwares no mundo da informática é voltada quase que exclusivamente para Windows e isso cria certa dificuldade para o Linux fazendo com que as pessoas tenham que ter um conhecimento mais avançado para poder executar essas tarefas.
A dificuldade que o garoto ali passou para usar o Paint (que é um programa extremamente simples) eu também passei há um tempo atrás. Não é intuitivo.
Todo sistema operacional tem as suas vantagens e as suas desvantagens, saber usá-lo é uma questão de costume.
E a maioria do mundo aprendeu a mexer em um computador usando Windows.
Mesmo nos estados Unidos, principal mercado da Apple no mundo, o Windows é o sistema mais utilizado.