Blender - Como fazer um planeta 3D

Caros, depois da série Blender para todos!, recebi alguns pedidos sobre como recriar certos objetos e cenários com o Blender. E hoje, vamos começar pelos planetas de forma simples e ilustrativa.

[ Hits: 19.997 ]

Por: Guilherme RazGriz em 26/10/2012 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Vai descer redondo



Caros,

Depois da série Blender para todos!, recebi alguns pedidos sobre como recriar certos objetos e cenários com o Blender. E hoje, vamos começar pelos planetas de forma simples e ilustrativa.

Criar um planeta em 3D é uma tarefa simples, mas que encanta os olhos de todos que não sabem o quanto isto está ao alcance das mãos!

Comecemos então concebendo mentalmente o nosso "planeta", para tanto, visite o Oráculo em busca de uma textura adequada ao seu gosto pessoal. =]
Muito bem, hora de abrir o Blender. Desde já, vamos deletar o cubo padrão e adicionar uma esfera curva em nossa cena 3D.

Abaixo temos a interface padrão do Blender, para selecionar um objeto basta clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse. Para deletá-lo, basta pressionar a tecla "Delete" do seu teclado e confirmar!
Feito isso, vamos adicionar o objeto "esfera" à nossa cena 3D!

Opte pelo objeto Nurbs Sphere, uma vez que o mesmo é mais simples e não requer intervenções significativas da nossa parte.
Agora que adicionamos a nossa esfera, vamos ampliar o seu raio utilizando a tecla de atalho: S
Feito isso, vamos adicionar um novo material ao nosso objeto. Materiais são o acabamento do objeto, dando a ele a sensação de realismo.
Agora vamos adicionar um pouquinho de reflexividade ao mesmo:
Chegou a hora de adicionarmos a textura ao nosso objeto! O procedimento é muito simples, naveguemos até a aba responsável pela aplicação de texturas e solicitamos a criação de uma nova ao Blender.
Feito isso, selecione a opção Image or Movie para adicionar uma imagem como textura ao nosso objeto:
Agora vamos deixar a textura aplicada de maneira uniforme, para tal, na opção denominada Mapping, selecione a opção Cube.
Vamos renderizar uma pequena prévia apertando a tecla F12.

Reparem como nosso planeta está completo, mas ainda precisamos ajustar o nosso plano de fundo!
Na aba World, você pode trocar a cor do plano de fundo através da opção Horizon Color, deixando-o do seu jeito. Feito isso, selecione novamente a esfera e volte para a aba de texturas e lá, navegue até o menu FLuence - isso por que vamos ajustar a cor do objeto frente à textura, de modo que ambas se mesclem com perfeição. =]
Feito isso, aperte novamente a tecla F12 para renderizarmos uma pequena prévia, note que estamos quase lá! Falta apenas adicionarmos estrelas!

Para tal, basta ativar a opção Stars, presente na aba mundo (world):
Feito isto, basta renderizar novamente e curtir o resultado!
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Vai descer redondo
   2. Para quem desejar ir mais adiante
Outros artigos deste autor

Como simular fluidos 3D com o Blender

Edição pesada de imagens com o Gimp (parte 1)

Website com o Gimp

Edição pesada de imagens com o Gimp (parte 2)

Pequenas coleções (parte 2)

Leitura recomendada

Deformar ou recriar?

GIMP - Preto e branco com destaque nos tons médios

Enfeite o LILO com uma imagem de seu gosto

Deixando o Gnome com a cara do Mac OS X

Arredondando bordas com o Gimp

  
Comentários
[1] Comentário enviado por evaldoavelar em 26/10/2012 - 14:59h

Muito Legal =)

[2] Comentário enviado por eduardo em 26/10/2012 - 15:55h

Muito interessante! Parabéns!

[3] Comentário enviado por removido em 26/10/2012 - 15:57h

Esse cara é fera no Blender!

Ótimo trabalho!

[4] Comentário enviado por danniel-lara em 27/10/2012 - 11:07h

Parabéns pelo Artigo


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts