Caros,
Nesta segunda parte da série
Inkscape descomplicado, vamos começar explanando sobre a criação de objetos
compostos, a fim de se obter a sensação de volume em nossos trabalhos.
Voltando nossa atenção para a ferramenta denominada
Caixa 3D, a mesma tem a sua serventia em criar objetos volumétricos compostos por diversas faces, cujas
dimensões e eixos interligados, permitem a criação de peças retangulares dos mais diversos tipos e tamanhos.
Dito isso, crie um objeto volumétrico arrastando o mouse em qualquer direção.
A "caixa" estará repleta de marcadores e parábolas brancas representadas por pequenos polígonos de tal cor, ainda na parte superior da interface do
Inkscape, note que podemos
trabalhar com os 3 eixos de rotação que delimitam a perspectiva do nosso objeto. Indo além, também podemos arrastar as parábolas a fim de modificarmos a profundidade, comprimento e volume
que a nossa "caixa" irá comportar.
Agora, é hora de literalmente "abrirmos a caixa", ou seja, vamos ver como podemos extrair o máximo deste tipo de objeto!
Para tal, selecione o editor de nós e clique sobre uma das faces do objeto que você acabou de criar; por fim, volte para a ferramenta de seleção do Inkscape e MOVA a face selecionada.
Não creio que seja preciso dizer que podemos deletar esta face se assim desejarmos. Pronto, agora podemos inclusive "recheá-la" com qualquer outro "material do nosso interesse".
Para aqueles que desejarem ir além, que tal utilizar o que aprendemos no artigo anterior para obter um resultado ainda melhor? Basta DESAGRUPAR os objetos que compõem a nossa "Caixa", através
das teclas
Ctrl+Shift+g tornando suas faces INDEPENDENTES!
Simples assim!
Nossa próxima técnica, consiste em integrar os objetos manualmente ao invés de deixar esta tarefa para uma ferramenta. A grande vantagem, é nos permitir total controle sobre a nossa criação, além
de permitir a criação de projetos ainda maiores, como cidades vetoriais, por exemplo!
Tudo começa com um pequeno retângulo simples, depois de criá-lo, duplique-o (
Ctrl+d) e posicione-o de forma paralela ao primeiro:
Agora, clique sobre o mesmo mais uma vez para ativar as ferramentas de rotação e inclinação do objeto, inclinando sua estrutura de forma perpendicular.
Feito isso, agora basta posicioná-lo nos flancos do primeiro retângulo e abaixar a devida seleção!
Agora, basta atribuir tons mais claros ou escuros para obter a sensação de volume.
Objetos arredondados
Quanto a objetos arredondados, o princípio é bastante similar ao que vimos acima, porém, precisaremos da ferramenta elíptica para tal tarefa.
Sob um retângulo ou qualquer outro objeto de seu interesse, crie uma esfera que cubra a "boca" do mesmo:
Feito isso, o maior segredo desta técnica está justamente na ferramenta de preenchimento e contorno onde poderemos criar a sensação de volume através da variação dos tons de cores do nosso
projeto.
Comece atribuindo um tom sólido para o preenchimento e outro para o contorno do seu projeto, ampliando a grossura do contorno do mesmo em seguida:
Pronto! Agora já temos volume! Simples assim!
Objetos radiais... ou "bola cheia":
Para obter a sensação de volume em objetos de cor sólida, colo uma esfera ou mesmo, basta duplicar o objeto (
Ctrl+d) e aplicar ao novo objeto uma cor mais clara do
que o mesmo; aplicando sobre este ainda, um degradê radial, já objeto do nosso próximo assunto nesta série!
Dito isso, meus caros aprendizes, vejo vocês na próxima parte!