Agora vem a parte interessante, a codificação da nossa aplicação Calculadora.
Até agora o código do nosso calcActivity está assim:
package br.com.calculadora;
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.widget.*;
import android.view.*;
public class calcActivity extends Activity {
/** Called when the activity is first created. */
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.main);
}
}
Vamos começar fazendo uma soma simples, abra o arquivo calcActivity.java se não estiver aberto.
Instancie os widgets e crie as variáveis em formato double para armazenar os números, com o seguinte código acima de @override:
EditText edtNum1, edtNum2, edtResultado;
Button btnSomar;
double num1, num2, resultado;
Agora vamos referência-los, abaixo da linha
setContentView(R.layout.main); digite:
// Casts para relacionar os widgets
edtNum1 = (EditText) findViewById(R.calc.edtNum1);
edtNum2 = (EditText) findViewById(R.calc.edtNum2);
edtResultado = (EditText) findViewById(R.calc.edtResultado);
btnSomar = (Button) findViewById(R.calc.btnSomar);
Vamos criar o evento do botão somar, abaixo do
cast btnSomar digite:
btnSomar.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {
@Override
public void onClick(View v) {
num1 = Double.parseDouble(edtNum1.getText().toString()); // Variavel num1 recebe o valor convertido em double do EditText edtNum1
num2 = Double.parseDouble(edtNum2.getText().toString()); // Variavel num2 recebe o valor convertido em double do EditText edtNum2
resultado = num1 + num2; // Variavel resultado recebe o valor da soma de num1 = num2
edtResultado.setText(String.valueOf(resultado)); // Valor de resultado é convertido em string e passado para o edtResultado.
}
});
Pronto, simples não, pode rodar e testar a aplicação:
E é isso ai gente. Agora ficou fácil de implementar o resto das função como subtrair, multiplicar e dividir, fica ai então como exercício e divertimento de vocês fazerem estas funções.
Espero voltar com mais artigos sobre Android, pois achei muito interessante desenvolver nessa plataforma, espero que tenham gostado e muito obrigado.
Também quero deixar meu agradecimento ao Professor Neri Neitzk, sem o qual nunca teria conhecimento de como programar nesta fabulosa plataforma que é o Android.
Referências: