Introdução ao Desenvolvimento Android

Imagine a seguinte situação: Seu chefe chega para você diz: - Fulano, a empresa decidiu comprar dispositivos móveis que rodam o Android ao invés de PDA's/Palms e você vai ter que desenvolver uma aplicação de cadastros de clientes para esses aparelhos. É meu caro, mãos a obra.

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Por: Fabio Mattes em 18/07/2011 | Blog: https://www.facebook.com/fabiomattes


Plugin ADT e testando o Ambiente de Desenvolvimento



O Plugin ADT

O Plugin ADT é um plugin para Eclipse desenvolvido para agilizar no processo de desenvolvimento para a plataforma Android.

Basicamente existem duas maneiras de se instalar o ADT:
  1. Instalação online;
  2. Instalação offline.
Instalação Online:

Com o Eclipse aberto clique em Help > Install New Software, será aberta a tela de instalação de novos plugins:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Em seguida clique em add no canto direito para adicionarmos o repositório para instalação:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Serão mostrados dois campos:
  • Name;
  • Location.
Em Name coloque um nome para o plugin ADT, por exemplo ADT Plugin.

Em Location coloque: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/, caso não encontre a url troque o https por http, e clique em ok, ele irá carregar os plugins para o Eclipse, fazer o Download e Instalar, após isso será mostrado a seguinte tela:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Marque a caixa Developer Tools e clique em next, lhe será mostrado:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Clique em next na próxima janela, depois clique em Accept e Finish na próxima janela:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Lhe será mostrada a seguinte janela, apenas clique em Ok e continue:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Ele irá instalar o plugin:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Em seguida será perguntado se você quer reiniciar o Eclipse, clique em Restart Now e pronto, plugin ADT instalado:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Instalação Offline:

Para a instalação offline o único diferencial é que ao invés de você digitar a url na janela de adição de url's, vc irá selecionar o zip do ADT em sua maquina clicando em Archive, o resto é idêntico ao método online.

Testando o Plugin e o Android SDK

Agora que temos tudo pronto, que tal testarmos o nosso ambiente de desenvolvimento.

Abra o Eclipse e clique em File > New > Other, lhe será exibida a seguinte imagem:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Clique na seta Android e em Android Project, em seguida Next. Abrirá a tela de configuração do projeto:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Preencha os campos conforme abaixo, os demais deixe padrão:
  • Project Name: TesteAndroid
  • Build Target: Marque a caixa Android 2.2
  • Application Name: Teste de Android
  • Package: br.com.teste
  • Create Activity: Marque a caixa Create Activity e preencha com actTeste

    Obs.: Activity é o que gerencia toda a interface com o usuário.
  • Min SDK Version: Reparem que esse campo é o mais interessante, notem que logo acima em Build Target no Android 2.2 tem um campo chamado API Level, esse é o nível das aplicações desenvolvidas nessa plataforma, no número que está nela é 8, se você digitar no campo Min SDK Version outro número, ele não aceitara, possibilitando assim não cometermos erro na hora de selecionar a plataforma desejada, seja ela 1.5, 2.2, 2.3, 3.0, etc. Sempre preencha este campo com o número igual ao da API Level da plataforma, como a gente está usando a 2.2 a sua a API Level é 8.
Ficando assim nossa configuração:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Clique em Finish e ele irá criar o nosso projeto TesteAndroid e sua estrutura de arquivos e pastas:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Agora reparem que ele montou a seguinte estrutura:
  • src -> br.com.teste -> actTeste.java
  • gen -> br.com.teste -> R.java
  • Android 2.2 -> android.jar
  • assets
  • res   
            
    • -> drawable-hdpi -> icon.png
    •       
    • -> drawable-ldpi -> icon.png
    •       
    • -> drawable-mdpi -> icon.png
    •   
  • layout -> main.xml
  • values -> strings.xml
  • AndroidManifest.xml
  • default.properties
  • proguard.cfg
A pasta src é onde se encontra o nosso fonte em java, exemplo: a classe principal, classes auxiliares, etc.

A pasta gen é a mais interessante, é nela que fica o arquivo R.java, este arquivo é o que faz a comunicação das janelas, componentes e variáveis com o fonte java. Ele é gerado automaticamente, por recomendação não deve ser editado.

A pasta Android 2.2 é onde ficam as bibliotecas responsáveis para se trabalhar com o Android.

A pasta res é onde ficam nossos resources como imagens.

A pasta layout como o nome já diz, é onde ficam nossas interfaces gráficas, janelas com botões, etc.

A pasta values é onde se encontram as nossa variáveis de comunicação com componentes, explicarei com mais detalhes assim que começarmos a programar.

Estas são as pastas e arquivos mais importantes para começarmos a analisar nosso projeto.

Vamos testar nossa aplicação sem mexer em nada, clique com o botão direito do mouse em cima do nome da nossa aplicação, ou seja TesteAndroid e seguida em Run As e Android Application, se o emulador estiver fechado o eclipse abrirá o emulador, ele pode demorar um pouco como disse mais atrás, mas para evitar de ficar abrindo o emulador toda hora, deixe ele aberto, ele atualiza sua aplicação direto no emulador aberto:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Legal né?

Se ele rodou e mostrou a seguinte tela para você, então está tudo pronto para começarmos a desenvolver.
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Páginas do artigo
   1. O que é esse tal de Android?
   2. Começando: Eclipse e AndroiSDK
   3. Plugin ADT e testando o Ambiente de Desenvolvimento
   4. Mãos a obra, uma calculadora simples
   5. Calculadora simples, Layout...
   6. Calculadora simples, Codificação
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Comentários
[1] Comentário enviado por sonictk em 19/07/2011 - 09:59h

Legal o tutorial.
Gostaria de saber mesmo onde consig Aostila bora para aprender Android, não só uma postila com tutoriais, mas quero algo mais! Sei que existe a documentação e exemplos no site http://developer.android.com/index.html , mas alguem conhece uma apostila ensinado ?

[2] Comentário enviado por hlbomfim em 19/07/2011 - 10:00h

Sensacional o tuto..
muito bom mesmo

[3] Comentário enviado por lestatwa em 19/07/2011 - 11:24h

Artigo introdutorio legal, porém algumas ressalvas:

-Windows Modile o S.O mais usado em smartphones? Mais pesado? MAIS PROGRAMAS? SKYPE?! Da onde pegou esta estatistica???

Tanto IOS quanto Android tem mais mercado do que Windows Phone, em determinados países até o famigerado Symbian se sai melhor.
O Skype que você citou ai, chegou inclusive a abandonar o desenvolvimento para Windows Phone alegando falta de padronização entre as versões....
Tá certo que este é um site voltado ao linux, porém cabe aos usuários um certo nivel, não acha? o WP7 (windows phone 7) esta bem bacana e bem acabado, talvez o unico concorrente a altura do IOS4.

Não estou aqui pra defender a Microsoft, longe disto, porém não sou ignorante. Possuo um Iphone4 e um galaxy 5(android 2.3) para brincar, e amigo... Android precisa comer muito feijão para chegar no nível do IOS ou WP7 alem de filtrar muito mais o Market, pois o mesmo esta cheio de lixo (males de um S.O opensource)...

Se quiser ver algumas estatisticas reais, sem axismo:
http://www.teleco.com.br/smartphone.asp

É isso ai!
Boa sorte na proxima.




[4] Comentário enviado por bitetti em 20/07/2011 - 08:54h

kra, essa tabela da Teleco só mostra um mercado crescente e o Android parece bem favoravel.
A Apple só me ganha como desenvolvedor denovo se melhorar suporte ao Flash, pq aquela SDK deles é porca demais.

A única coisa que me chateou é esses findViewById credo, parece JavaScript ou WinAPI ( double ecahh )

Valew fabiomattes2011 pelo artigo, me reanimou a mecher no Android já que a preguiça me segurava de procurar um emulador.
Vou começar esta semana a porta umas aplicações minhas e ver o resultado.

[5] Comentário enviado por juliaojunior em 20/07/2011 - 18:13h

rapaz,
tentei aqui mas o eclipse não reconheceu o Android2.2. Quando eu coloquo em 'Android Project' dentro do Eclipse, não aparece nada abaixo de 'Target Name'. Vc tem alguma idéia do que está acontecendo?

[6] Comentário enviado por bitetti em 20/07/2011 - 21:12h

Vai la em Window / Preferences
e no Android aponta o lugar q vc descompactou o SDK

[7] Comentário enviado por tonnytg em 22/07/2011 - 08:04h

Acho muito bom a filosofia e a abrangencia do Android porém, ao ler que o android já liberava aplicativos do market com scripts maliciosos isso me deixou com o pé atrás ainda com ele.

[8] Comentário enviado por DarthVictor em 24/07/2011 - 07:00h

Muito bom. Só uma pergunta, posso programar para Android em C++??

[9] Comentário enviado por FenrirUbuntu em 25/07/2011 - 15:53h

Muito massa!!!
Procurei isso a vida toda :P
Vou começar ainda Hoje!!!

[10] Comentário enviado por FenrirUbuntu em 25/07/2011 - 15:56h

Mas sabe informar se existe algum tipo de incompatibilidade de hardware pois meu pc eh um pouco fraquinho!!!

[11] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 27/07/2011 - 10:15h

@DarthVictor de uma lida neste link: http://www.mestreandroid.com.br/android-aceita-aplicativos-linguagem-c/

@antonioubuntu é preciso um hardware razoavel para se poder usar o emulador, pois ele é meio pesado.

[12] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 27/07/2011 - 10:31h

lestatwa pelo menos pra mim:

* Windows Mobile inviável para desenvolvimento
* Android ótimo para desenvolviemento

Cada um tem seu modo de pensamento.
Obrigado pelo comentário.

[13] Comentário enviado por bitetti em 28/07/2011 - 17:05h

O suporte a C no Android foi uma implementação show, nesse momento a OGRE esta se adaptando.

Mais alguem ai teve problemas em instalar os pacotes das Sansung ? No meu o emulador ficou 4 vezes maior que a minha tela!

[14] Comentário enviado por removido em 29/07/2011 - 14:03h

Não acho o Windows Mobile inviável para desenvolvimento.
Programo aplicações para ele e ainda tem um mercado principalmente corporativo grande.

MAS cada um tem sua opnião.

[15] Comentário enviado por leandrogigant em 31/07/2011 - 11:16h

Artigo show de bola!
Melhor impossível!
Valeu por compartilhar a ideia amigo!

abraço

[16] Comentário enviado por bruno.magno em 05/08/2011 - 12:28h

Muito interessante esse artigo, não sou desenvolvedor mas gosto de conhecer o funcionamento de sistemas.

[17] Comentário enviado por victorf.braga em 10/08/2011 - 10:33h

Eu fiz todos os procedimentos estava ocorrendo tudo certo , no entando até eu tentar criar o projeto houve um problema, no campo build target não ficou disponivel para eu selecionar android 2.2 , será que alguem pode me ajudar ? o plugin adt eu fiz a instalação online . obg.

Resolvido em eclipse Window - Preferences - Android - era necessario aporntar a pasta android.

[18] Comentário enviado por andrezc em 27/08/2011 - 13:51h

Ótimo artigo.

Parabéns.

[19] Comentário enviado por lipe link em 23/10/2011 - 15:34h

Olá amigos!

Muito bom o tutorial!
Eu já o havia encontrado há um tempo atrás. Tinha instalado o IDE com os plugins e tudo estava funcionando perfeitamente, já tinha até começado a desenvolver alguns pequenos testes.

Porém, após eu atualizar meu Ubuntu do 11.04 para 11.10, o plugin simplesmente sumiu do meu Eclipse!
Já pesquisei em vários sites em busca de uma solução, já desinstalei o Eclipse e instalei de novo, mas nada adianta...

Alguem sabe o que pode estar causando o problema?

desde ja obrigado!

[20] Comentário enviado por aprendiz_ce em 05/01/2012 - 13:38h

Olá Fabio,

Muito boa a sua iniciativa. O seu artigo me caiu como uma luva, pois eu estava exatamente a procura de algum material sobre o Android e nunca encontrava nada como o seu, ou seja, simples e objetivo. Segui as suas colocações a risca e deu tudo certinho, fiz até as outras funções da calculadora e ficou show de bola.

Parabéns pelo artigo!

Forte abraço.







[21] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 30/01/2012 - 21:19h

@ aprendiz_ce que bom que gostou, muito obrigado.


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