Introdução ao Desenvolvimento Android

Imagine a seguinte situação: Seu chefe chega para você diz: - Fulano, a empresa decidiu comprar dispositivos móveis que rodam o Android ao invés de PDA's/Palms e você vai ter que desenvolver uma aplicação de cadastros de clientes para esses aparelhos. É meu caro, mãos a obra.

[ Hits: 62.521 ]

Por: Fabio Mattes em 18/07/2011 | Blog: https://www.facebook.com/fabiomattes


Mãos a obra, uma calculadora simples



Bom vamos começar nosso desenvolvimento com uma calculadora simples.

Com o tempo eu irei criando mais artigos com mais exemplos de aplicações.

Primeiramente crie um novo projeto Android como mostrei na parte anterior, com as seguintes propriedades:
  • Project Name: calculadora
  • Build Target: Android 2.2
  • Application Name: Calculadora 1.0
  • Package Name: br.com.calculadora
  • CreateActivity: calcActivity
  • Min. SDK Version: 8
Primeiramente clique 2 vezes no arquivo main.xml na pasta res -> layout, esse arquivo é o responsável pela interface gráfica da nossa aplicação, como vocês podem ver na tela abaixo:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Reparem que na parte de cima nós temos algumas propriedades:
  • A primeira que temos é a da resolução do dispositivo, clique nele e selecione 3.2in HVGA (ADAP2), que no caso é o padrão 320x480 px. Note que ele aumentou a janela para adicionarmos nossos widgets;
  • Ao lado da resolução temos a orientação: Portrait ou Landscape, ou seja, Retrato ou Paisagem, deixe como Portrait(Retrato);
  • Ao lado temos os temas, deixe como está. E por último temos a plataforma usada, ou seja, Android 2.2;
  • No lado esquerdo abaixo temos nossa paleta de widgets, é aqui que se encontram todos os nossos componentes visuais, basta como no Delphi, Lazarus ou NetBeans, clicar e arrastar para adicionar o nosso widget.
Muito prático, mas também é possível adicionar ou alterar nossos componentes via xml clicando logo abaixo em main.xml:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Vejam que dos dois modos é muito fácil de se criar uma janela com xml, faça um teste, se você está no modo xml clique em Graphical Layout e apague todos os widgets que estão nele clicando em cima apertando a tecla DEL, adicione o primeiro widget chamado TextView, ele é o equivalente ao Label do Delphi/Lazarus, em seguida clique em main.xml e veja que ele automaticamente criou o código xml:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:layout_width="fill_parent"
    android:layout_height="fill_parent"
    android:orientation="vertical">
<TextView android:text="TextView" android:id="@+id/textView3" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content">
</LinearLayout>


Agora no modo xml selecione a linha que começa por <TextView, copie com CTRL+C, dê um enter e cole com CTRL+V, agora volte ao modo gráfico, e veja que ele já adicionou um novo TextView, legal demais. Faça os testes, coloque um Button pelo modo gráfico e entre no modo xml e veja o código, notem que ele tem muitas propriedades. Tá! E pra alterar estas propriedades?

Simples, no modo gráfico olhe a aba outline dê 2 cliques no nome do widget e veja abaixo as propriedades:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Mas, nada me impede de alterar as propriedades via xml, vamos conhecer algumas:

android:text - está propriedade altera o texto do widget, você pode colocar um texto normal ou uma variável criada no arquivo strings.xml. Exemplo 1: Altere a propriedade android:text do widget TextView:

<TextView android:text="Olá Mundo" android:id="@+id/textView3" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content"></TextView>


Execute o emulador clicando com botão direito do mouse em cima do projeto e clique em Run As -> Android Application e veja o resultado.

Exemplo 2: Abra o arquivo strings.xml na pasta res -> values, clique em add, será mostrado a seguinte tela:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Clique em String e de um ok, ele irá voltar para a tela de adição de variáveis, clique na variável String que acabamos de criar e olhem a direita, temos 2 propriedades para preencher: Name e Value. Preencha como "teste" e "Olá mundo2".

Agora volte ao nosso main.xml e no modo xml altere a propriedade android:text para:

<TextView android:text="@string/teste" android:id="@+id/textView3" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content"></TextView>


Execute novamente a aplicação, como eu já havia mostrado antes.

Com isto estamos referenciando o texto para pegar o valor da variável teste que criamos.

android:id

A propriedade android:id nada mais é do que um identificador para os widgets, ou seja, quando formos criar nossas aplicações no arquivo java, iremos referenciar no widgets ao código java por este ID.

Vamos a um exemplo pratico, volte ao modo gráfico e adicione um Button na tela, em seguida volte ao modo xml e altere as seguintes linhas:

<TextView android:text="@string/teste" android:id="@+id/textView1" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content"></TextView>
<Button android:text="Button" android:id="@+id/button1" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content"></Button>

Para:

<TextView android:text="@string/teste" android:id="@+teste/txtTexto" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content"></TextView>
<Button android:text="Trocar Texto" android:id="@+teste/btnTroca" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content"></Button>


Veja que alteramos a propriedade id do TextView para @+teste/txtTexto, ou seja, trocamos o seu nome e seu identificador, a mesma coisa com o Button, essa propriedade é muito interessante caso você tenha uma aplicação com várias telas, você poderia identificar cada widget em suas respectivas telas.

Outra coisa interessante também seria você abrir o arquivo R.java na pasta gen e olhar seu conteúdo, mas lembre-se de não altera-lo:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Notem que tudo o que foi criado se encontra nele, é ele que irá fazer a ponte entre o xml dos widgets e o código java em si.

Voltemos então ao nosso exemplo prático, abra o arquivo principal do nosso exemplo, o calcActivity.java:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Nele iremos fazer acontecer a mágica. Eis o seu conteúdo:

package br.com.calculadora;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;

public class calcActivity extends Activity {
    /** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
    }
}


Primeiramente vamos importar as bibliotecas necessárias. Na seção imports digite:

import android.widget.*; // Importando a classe widget
import android.view.*;     // importando a classe view


Sem essas classes não iremos conseguir manipular os widgets e nem criar seus eventos.

Agora vamos instanciar nossos widgets, antes de @override digite o seguinte código:

TextView txtTexto; // Cria um Objeto TextView
Button btnTroca;  // Cria um Objeto Button


Criado nossos widgets vamos referência-los ao nosso main.xml, logo abaixo a linha setContentView(R.layout.main); digite:

txtTexto = (TextView) findViewById(R.teste.txtTexto); // Aqui fazemos a referencia com o método findViewById(), muito fácil.
btnTroca = (Button) findViewById(R.teste.btnTroca);


Que tal agora criarmos um evento pra eles, logo abaixo a linha btnTroca = (Button) findViewById(R.teste.btnTroca); digite o seguinte código:

btnTroca.setOnClickListener(new View.OnClickListener() { // Criando o evento para o clique do botão

                  @Override
         public void onClick(View arg0) {
            txtTexto.setText("Você trocou o texto!");

                      }
});


Execute novamente e olhe o resultado. Muito simples não?

Eis o código completo:

package br.com.calculadora;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.widget.*;
import android.view.*;

public class calcActivity extends Activity {
    /** Called when the activity is first created. */
  
   TextView txtTexto;
   Button btnTroca;
  
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
        
        txtTexto = (TextView) findViewById(R.teste.txtTexto);
        btnTroca = (Button) findViewById(R.teste.btnTroca);
        
        btnTroca.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {
        
         @Override
         public void onClick(View arg0) {
            txtTexto.setText("Você trocou o texto!");
            
         }
      });
    }
}
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é esse tal de Android?
   2. Começando: Eclipse e AndroiSDK
   3. Plugin ADT e testando o Ambiente de Desenvolvimento
   4. Mãos a obra, uma calculadora simples
   5. Calculadora simples, Layout...
   6. Calculadora simples, Codificação
Outros artigos deste autor

DesktopBSD - opção ao FreeBSD para desktops

Leitura recomendada

Entendendo orientação a objetos na prática (parte 1)

Declaração de IRPF 2006 pelo Linux

As novidades do Java 1.5

Introdução ao framework Mentawai

Terasology: O Minecraft gratuito e com gráfico realista

  
Comentários
[1] Comentário enviado por sonictk em 19/07/2011 - 09:59h

Legal o tutorial.
Gostaria de saber mesmo onde consig Aostila bora para aprender Android, não só uma postila com tutoriais, mas quero algo mais! Sei que existe a documentação e exemplos no site http://developer.android.com/index.html , mas alguem conhece uma apostila ensinado ?

[2] Comentário enviado por hlbomfim em 19/07/2011 - 10:00h

Sensacional o tuto..
muito bom mesmo

[3] Comentário enviado por lestatwa em 19/07/2011 - 11:24h

Artigo introdutorio legal, porém algumas ressalvas:

-Windows Modile o S.O mais usado em smartphones? Mais pesado? MAIS PROGRAMAS? SKYPE?! Da onde pegou esta estatistica???

Tanto IOS quanto Android tem mais mercado do que Windows Phone, em determinados países até o famigerado Symbian se sai melhor.
O Skype que você citou ai, chegou inclusive a abandonar o desenvolvimento para Windows Phone alegando falta de padronização entre as versões....
Tá certo que este é um site voltado ao linux, porém cabe aos usuários um certo nivel, não acha? o WP7 (windows phone 7) esta bem bacana e bem acabado, talvez o unico concorrente a altura do IOS4.

Não estou aqui pra defender a Microsoft, longe disto, porém não sou ignorante. Possuo um Iphone4 e um galaxy 5(android 2.3) para brincar, e amigo... Android precisa comer muito feijão para chegar no nível do IOS ou WP7 alem de filtrar muito mais o Market, pois o mesmo esta cheio de lixo (males de um S.O opensource)...

Se quiser ver algumas estatisticas reais, sem axismo:
http://www.teleco.com.br/smartphone.asp

É isso ai!
Boa sorte na proxima.




[4] Comentário enviado por bitetti em 20/07/2011 - 08:54h

kra, essa tabela da Teleco só mostra um mercado crescente e o Android parece bem favoravel.
A Apple só me ganha como desenvolvedor denovo se melhorar suporte ao Flash, pq aquela SDK deles é porca demais.

A única coisa que me chateou é esses findViewById credo, parece JavaScript ou WinAPI ( double ecahh )

Valew fabiomattes2011 pelo artigo, me reanimou a mecher no Android já que a preguiça me segurava de procurar um emulador.
Vou começar esta semana a porta umas aplicações minhas e ver o resultado.

[5] Comentário enviado por juliaojunior em 20/07/2011 - 18:13h

rapaz,
tentei aqui mas o eclipse não reconheceu o Android2.2. Quando eu coloquo em 'Android Project' dentro do Eclipse, não aparece nada abaixo de 'Target Name'. Vc tem alguma idéia do que está acontecendo?

[6] Comentário enviado por bitetti em 20/07/2011 - 21:12h

Vai la em Window / Preferences
e no Android aponta o lugar q vc descompactou o SDK

[7] Comentário enviado por tonnytg em 22/07/2011 - 08:04h

Acho muito bom a filosofia e a abrangencia do Android porém, ao ler que o android já liberava aplicativos do market com scripts maliciosos isso me deixou com o pé atrás ainda com ele.

[8] Comentário enviado por DarthVictor em 24/07/2011 - 07:00h

Muito bom. Só uma pergunta, posso programar para Android em C++??

[9] Comentário enviado por FenrirUbuntu em 25/07/2011 - 15:53h

Muito massa!!!
Procurei isso a vida toda :P
Vou começar ainda Hoje!!!

[10] Comentário enviado por FenrirUbuntu em 25/07/2011 - 15:56h

Mas sabe informar se existe algum tipo de incompatibilidade de hardware pois meu pc eh um pouco fraquinho!!!

[11] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 27/07/2011 - 10:15h

@DarthVictor de uma lida neste link: http://www.mestreandroid.com.br/android-aceita-aplicativos-linguagem-c/

@antonioubuntu é preciso um hardware razoavel para se poder usar o emulador, pois ele é meio pesado.

[12] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 27/07/2011 - 10:31h

lestatwa pelo menos pra mim:

* Windows Mobile inviável para desenvolvimento
* Android ótimo para desenvolviemento

Cada um tem seu modo de pensamento.
Obrigado pelo comentário.

[13] Comentário enviado por bitetti em 28/07/2011 - 17:05h

O suporte a C no Android foi uma implementação show, nesse momento a OGRE esta se adaptando.

Mais alguem ai teve problemas em instalar os pacotes das Sansung ? No meu o emulador ficou 4 vezes maior que a minha tela!

[14] Comentário enviado por removido em 29/07/2011 - 14:03h

Não acho o Windows Mobile inviável para desenvolvimento.
Programo aplicações para ele e ainda tem um mercado principalmente corporativo grande.

MAS cada um tem sua opnião.

[15] Comentário enviado por leandrogigant em 31/07/2011 - 11:16h

Artigo show de bola!
Melhor impossível!
Valeu por compartilhar a ideia amigo!

abraço

[16] Comentário enviado por bruno.magno em 05/08/2011 - 12:28h

Muito interessante esse artigo, não sou desenvolvedor mas gosto de conhecer o funcionamento de sistemas.

[17] Comentário enviado por victorf.braga em 10/08/2011 - 10:33h

Eu fiz todos os procedimentos estava ocorrendo tudo certo , no entando até eu tentar criar o projeto houve um problema, no campo build target não ficou disponivel para eu selecionar android 2.2 , será que alguem pode me ajudar ? o plugin adt eu fiz a instalação online . obg.

Resolvido em eclipse Window - Preferences - Android - era necessario aporntar a pasta android.

[18] Comentário enviado por andrezc em 27/08/2011 - 13:51h

Ótimo artigo.

Parabéns.

[19] Comentário enviado por lipe link em 23/10/2011 - 15:34h

Olá amigos!

Muito bom o tutorial!
Eu já o havia encontrado há um tempo atrás. Tinha instalado o IDE com os plugins e tudo estava funcionando perfeitamente, já tinha até começado a desenvolver alguns pequenos testes.

Porém, após eu atualizar meu Ubuntu do 11.04 para 11.10, o plugin simplesmente sumiu do meu Eclipse!
Já pesquisei em vários sites em busca de uma solução, já desinstalei o Eclipse e instalei de novo, mas nada adianta...

Alguem sabe o que pode estar causando o problema?

desde ja obrigado!

[20] Comentário enviado por aprendiz_ce em 05/01/2012 - 13:38h

Olá Fabio,

Muito boa a sua iniciativa. O seu artigo me caiu como uma luva, pois eu estava exatamente a procura de algum material sobre o Android e nunca encontrava nada como o seu, ou seja, simples e objetivo. Segui as suas colocações a risca e deu tudo certinho, fiz até as outras funções da calculadora e ficou show de bola.

Parabéns pelo artigo!

Forte abraço.







[21] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 30/01/2012 - 21:19h

@ aprendiz_ce que bom que gostou, muito obrigado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts