Devemos acreditar no Linux ?

13. Re: Devemos acreditar no Linux ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/12/2007 - 20:52h

eu sou vendedor e a maioria dos clientes de hoje,
só quer um computador que entre na internet, faça trabalhos escolares e grave dvd....
nos computadores que tem linux por padrão eu sempre tento convencer o cliente a ficar com linux......
mais eles não querem,
vou dar só um ex:
jogos......
tenta colocar na cabeça de uma pessoa que tá comprando o computador, para ficar entre orkut, msn e jogos.
que ele vai ter de baixar o wine, e depois só entaum jogar.....
ele vai te dizer, eu prefiro o windows!!!!!
eu digo que com o linux ele vai aprender mais!!!
ele diz eu só preciso do básico.
por que na maioria das vezes ele tem um vizinho,
que se diz "técnico", mais que na verdade não sabe é nada que já disse:
o linux é uma [*****]!!!!!!!!
nós somos minoria,
nós queremos aprender, nós gostamos de informática, e no Brasil isso é raro...
mesmo assim o linux tá crescendo, quando comecei à três anos atrás quase não havia curso de linux, hoje graças ao projeto do governo já vi em vários lugares....
viva ao linux!!!!!!!!!!!!!!!




  


14. ???

Rafael Silva de Santana
fulllinux

(usa Slackware)

Enviado em 29/12/2007 - 22:12h

Não devemos nem pensar ao contrario, desde que conheci Linux, nunca passou pela minha cabeça em não acreditar nele... Sou Linux Maníaco, defendo ele até não tendo mais forças. Faço um caminhão de manutenção e não instalo windows, amenos que o cliente me venha com a midia original do mesmo... não sou contra o "OS" da Microsoft mas o coloco em seu devido lugar pois sei que é a piratária que domina o mercado dos desktops, se não fosse a pirataria com certeza o refúgio do cidadão seria Linux, pois assim ele dominaria o mercado em que hj é minoria.

Pirataria - aliada da Microsoft?
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7310

Deixo minha simples opnião, e vou mais além pois quem usa Linux é porque acredita e não pensa o contrario.


15. Sim!

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/12/2007 - 22:18h

Considero verdadeiramente inteligente o fabricante que procura compatibilizar o seu produto com o máximo de coisas que já existam ou que venham a existir no mercado.
No momento ainda falta profissionalismo, e falta respeito para com o consumidor, o usuário, que é sempre o prejudicado.
Seria mais honesto se as lojas que vendem PCs mantivessem alguém realmente apto a dar alguma orientação de verdade ao comprador.
Depois de muito rodar, encontrei uma única loja, assim mesmo em Niterói, que monta máquinas e instala um Linux "decente e bem azeitado".
E ali eles sabem qual impressora pode ser comprada, qual web cam, qual isso e aquilo.
Ou seja, pode-se comprar sem o risco de levar gato por lebre. E sem ter de instalar um "piratão" para que o computador novo enfim funcione.
Mas notem bem: Esse negócio de algum periférico não funcionar, não é de forma alguma privilégio do Linux.
Mesmo quem tem Windows e já comprou unidades de DVD, por exemplo, ou até monitores de vídeo, já correu o risco de cair em armadilhas irremediáveis, cuja única solução foi a troca do equipamento em questão.
Se nós acreditamos no Windows até hoje (um eterno mutante), por que não acreditar no Linux?




16. fulllinux

Fabio Maran
maran

(usa Debian)

Enviado em 29/12/2007 - 22:20h

concertesa cara
quem usa linux ja fez sua escolha...


17. Re: Devemos acreditar no Linux ?

João Santana
librarian

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/12/2007 - 22:45h

O problema da compatibilidade é do próprio GNU/Linux. As empresas não criam instalações for Windows porque o Windows domina o mercado; criam instalações porque a Microsoft PAGA pelo software que elas produzem e que funciona no Windows, como device drivers. Enquanto isso, o líder supremo da Fundação do Software Livre, com sua atitude purista, fala mal do Debian, que antes reverenciava, porque agora o Debian assumiu uma postura user-friendly e permite a instalação de softwares "restritos", como codecs de áudio nos seus pools...

Quanto aos políticos corrutos, a culpa por eles é do povo, que vota neles e não vigia sua atuação (sim, isso funciona). E o TCU não é composto por políticos e sim por advogados, o que poderia explicar o questionamento destes dos abusos financeiros daqueles (mas acusar estes de querer sempre desviar dinheiro público...).

Quanto aos R$ 40 mi, acontece que o povo está mais acostumado com o Office da MS; isso porque não há tanta visibilidade do OpenOffice (ou o BrOffice). Trabalhei numa repartição com computadores Windows onde, no desktop, havia atalhos para "Word" e "Excel" -- e deixa que eram o Writer e o Calc! E por que? Porque servidor Fulano está acostumado a usar o Word, e dizer pra ele que Writer é igual dá um nó na cabeça do sujeito. Muitos políticos, aconselhados por assessores comodistas, não se preocupam em ver se há algo diferente.

Algo que percebo é que o falta mesmo é visibilidade menos geek para o Linux. Quantas revistas para principiantes há no mercado? Falo em revistas mesmo, com publicação corrente, tutoriais, manuais, etc... Tínhamos a Revista do Linux, descontinuada há séculos; temos a Linux Magazine, mas seu conteúdo é muito Unix sysadmin...

Acredito no Ubuntu; tenho minhas restrições quanto ao GNU/Linux. Este, se não mudar seus parâmetros gerais, pode se acabar, e ficar apenas como referência histórica nos kernels e licenças, como o BSD. Aquele, está se consolidando como distro dominante, e isso não é ruim -- uma hora ou outra, o caos precisa de ordem.


18. Diamantes e Ferrugens

Thiago Branco Meurer
thiagopriest

(usa Debian)

Enviado em 30/12/2007 - 00:11h

Após ler todos os posts acima de colegas entusiastas do Software Livre assim como eu, é lamentável como as pessoas pensam acerca da informática em suas vidas. Elas querem praticidade, nisso eu concordo mais não querem mudar para isso, são acostumadas a usar o Windows e não abrem mão. Só porque sabem ligar o pc e depois do carregamento dos Firmwares elas querem ver aquele OS XP carregando e logo após aquela música de logon da MS parece que se sentem em casa, Msn abrindo automaticamente, orkut como página inicial, e media player para rodar seus mp3 enquanto navega e trabalha no pacote do MS Office. Sinceramente já perdi as contas de quantas vezes fui criticado quando ao uso do Linux por pessoas, e para não discutir pequei baixei a cabeça e sai, pois com esse tipo de gente não adianta discutir, como vou colocar na cabeça desse tipo de gente que Linux é uma ferramenta que ela consegue fazer tudo o que ela faz no Windows sem maiores trabalhos, se ela ao ouvir o nome Linux ou vai logo dizer que é muito complicado ou dizer que nunca ouviu falar.
Na minha opinião se é pra ser software proprietário que se cobre as licenças, prender quem use pirata, siga as leis de propriedade intelectuais. A Microsoft é uma empresa [*****] que se aproveita disso para manter o mercado, outro dia tava lendo uma notícia que dizia que a MS tinha liberado o download do IE 7 para Windows pirata porque a maioria estava migrando para o Firefox.
Eu acredito muito no Linux, ele é simplesmente a minha vida dentro da computação, em casa mesmo sou criticado por isso, pois quando vem parente aqui em casa ficam falando que eu fico instalando essas coisas complicadas e ai eles não sabem usar. Uso Linux porque eu acredito e sou fanático por Software Livre e o prazer de desenvolver em parcerias e em melhorias em conjunto disponibilizando o código fonte não tem prazer igual no mundo.
Sou discriminado na faculdade por colegas e professores, eu curso Sistemas de Informação na UNIDAVI - RIO DO SUL - SC. E lá existe até professores que já são seguidores do Software Livre mais são poucos e não comentam muito em sala de aula, e eu tento mostrar para o resto como funciona esse nosso mundo Open Source maravilhoso. O meu maior problema é com colegas que ficam me zoando quando dizem que no Linux não roda tal jogo e não tem o Windows Live Messenger, essas coisas idiotas que viram ponto forte para desmerecer o nosso grandioso GNU/Linux.
É um desabafo pois agente sofre muito com isso, mais não devemos desistir, e outra coisa eu sou o único aluno da faculdade do curso de Sistemas de Informação a acreditar no Linux, o que é um absurdo.

Um abraço



19. Sempre

Humberto M. Franco
humbertofranco

(usa Debian)

Enviado em 30/12/2007 - 08:30h

Amigos, estou engatinhando hoje no mundo linux, mas com orgulho, não existe vínculo com outros SOs, que realmente leva o usuario a crakear programas, dado ao pouco acesso ou ao pouco recurso (eu tbm sou Brasileiro), Moro em uma cidade pequena, q os própios Sistemas Operacionais não são originais, mas mesmo com tanta divergência acredito cada vez mais no linux, visto esta camisa com orgulho e tenho notado uma crescente corrente do Ubuntu e Kubuntu que estão bastantes flexiveis. Depende de nós q fazemos parte deste mundo tentar trazer alguns adeptos, pelo menos mostrar o conteúdo. Acredito muito. Humberto Moreira Franco.


20. Ai que devemos atacar...

Everson Rodrigo Pires
Everson Pires

(usa Suse)

Enviado em 30/12/2007 - 09:16h

Bem amigos, esse tópico é interessante.

Eu mesmo estou passando por um problema sememlhante.

A empresa que trabalho liberou uma verba para adquirir notebooks para uma classe de colaboradores.

O modelo escolhido foi o infoway w7635 da itautec. Bem, compramos.

Palestrei e consegui convencer que , deveriamos usar o linux, porque seria mais fácil conter os usuários "fussões", uma vez que, no linux, um gerente de oficina por exemplo, não saberia como instalar porcarias, sendo que no windows, até meu filho de 6 anos instala qualquer porcaria...

Mais ai que tá. Quebrei a cara...

Faz 2 meses que nenhum notebook com linux consegui trabalhar.

Instalamos o Ubuntu 7.04 - não funcionava wireless, som e video.

No kurumin - wireless

no fedora 7 - wireless som

Ai resolvi apelar :

* comprei o dvd do debian 4.0 - video e som

* comprei o dvd do slackware 12 - video -som - wireless

Bem, hoje eu sou obrigado a amargar ver meus usuários com o vista starter edition.

Ok, ok... Muitos de vocês vão dizer que faltou empenho, que faltou isso e aquilo... e eu concordo. Porém, o que acontece meus caros amigos, é que no Brasil, a informatica é um departamento "auxiliar" ou seja, os gerentes que me apredejaram, não enxergam o TI como a solução que eles precisam pois sem eles não conseguem trabalhar.

Sinceramente, em 13 anos de experiencia em TI, e olha que graças a DEUS trabalhei em empresas pequenas, médias e grandes, eu percebo que por exemplo, os porteiros tem mais prestigio que os TI. Eles não conseguem ver que, sem a TI, por exemplo, a cancela automatica não funcionaria, nem o relogio de ponto eletronico etc...

Bem, voltando ao linux.

Onde nós, entusiastas do linux devemos atacar?

Precisariamos criar mecanismos para que em situações como essa, a implantação tivesse um maior percentual de sucesso.

Se houvesse tempo hábil para pesquisas e implantações, seria mais fácil.

Se houvesse um "meio" de que os fabricantes tivessem bom senso de quando projetarem seus drivers, eles enxergassem o volume de negócios que perdem por não criarem nada para linux...

É verdade que a Microsoft oferece subsidios para a exclusividade, coisas que o mundo linux não tem tanta força...

Porque na verdade a maioria dos consumidores de TI querem os equipamentos para internet, planilhas, som, etc...

Pegando carona, alguma alma viva aqui saberia me orientar como deixar meu infoway redondinho com o debian etch?





21. pra vcs terem uma ideia...

Everson Rodrigo Pires
Everson Pires

(usa Suse)

Enviado em 30/12/2007 - 09:18h

eu cheguei a postar aqui meu problema, muitos amigos deram suas opiniões, porém, nenhum resoleu meu problema

http://www.vivaolinux.com.br/comunidades/verTopico.php?codigo=65&codtopico=12527

se alguem puder ajudar


22. Re: Devemos acreditar no Linux ?

Pedro Henrique Rissato
pedrorissato

(usa Fedora)

Enviado em 30/12/2007 - 10:22h

Ps.: Nada do slackware Sinistro?!?! Achei que iria resolver :((((( nosso hard eh quase idêntico :(......

Enfim,... concordo com o Soy,.. sou servidor publico da prefeitura da minha cidade,... o servidor nosso é um slackware 11 com mysql, apache, Squid, dentre outras coisinhas... Quanto a prefeitura pagou pra ele funcionar?!?! Nada! Gosto da forma que eles administram essa parte, pois todos os pcs dos funcionarios são Windows XP SP2 e todos usam OpenOffice, não tem licença pra MSOffice,... mas acho que poderia melhorar,... principalmente pq a gente trabalha em cima de maquina virtual, ou seja, ngm usa o proprio desktop pra trabalhar,... e isso eu acho um absurdo,... tem uns 1.500 micros em toda prefeitura, todos usando Windows, magina quanto nao gastaram pra comprar todas essas licenças!? Detalhe, pra boa parte deles trabalhar em desktop virtual dum 2003 Server (o programa que usamos pra trabalhar eh em VB)... Pô, deixa todos micros em linux, e soh o server do programa no Windows 2003,... não há necessidade de usar o Windows em todas as maquinas. Um dos caras que trabalha no DPD é formado pela UfScar em CI, ele tem altas idéias, muito boas por sinal, uma delas era fazer um servidor VOIP,... magina, a pf não pagar mais telefone?! Ia ser um ecomia sem precedentes,... o diretor dele barrou a ideia... É lógico que não da pra pedir pra Tia que trabalhou 30 anos num desktop windows, a usar linux,... mas da pra ir ensinando, fazendo workshops e introduzindo setorizado pra ver se da certo... Mas ficar parado é que não dá!

Desabafos a parte xDDDDD

Concordo também com o onwer do topico,... eh INACEITAVEL, voce comprar um computador hoje com Linux e ele vir desconfigurado,... "Ah mas era Ubuntu",... "Ah tadinha da distribuição, é difícil mesmo instalar as coisas nela..." Ixi ixi ixi, pode parar! Isso é responsabilidade da empresa com o consumidor em fornecer algo pelo menos razoável,... Qm tem que verificar se há compatibilidade é a empresa e não o usuario, qm deve deixar tudo instalado e pronto pra uso são eles e não nós... Isso só prova que eles sempre querem ganhar o deles e o usuario que se ****,... É uma falta de respeito absurda da empresa com o usuario,... inda bem que voce soube configurar,... mas juro que só de raiva eu devolveria o notebook e comprava outro,... Não tem coisa pior que um cliente insatisfeito, devolveria, pegava a grana devolta e comprava outro... eles que se virem com essa tranqueira... Eu que tenhu uma noção de linux, alias não chego nem perto de alguns gurus aki da comunidade, consigo configurar, como o owner fez,... Mas e o usuario comum?! Que comprou para experimentar?! Não só pq são R$700-R$800 mais baratos, por causa da licença do windows,... mas comprou pq keria conhecer o linux... Qual vai ser a 1ª impressão dele?! :/.... Esse tipo de empresa, ainda mais a Amazon uma das líderes mundial em notebooks, fazer uma lamisse dessa,.... destrói a imagem do linux, em algo pelo qual o VOL, Br-Linux, Comu Gentoo, Comu Ubuntu, Comu Debian, Comu Slack, lutam tanto para introduzir na sociedade.

Parece um probleminha de nada, mas imaginam quantos usuarios estão na mesma situação do onwer, compraram micros HP, Acer, Positivo, Amazon, e não conseguiram usar o linux, pq estava simplesmente, desconfigurado?! Aff maria,... nota 0 pra empresa que faz isso! Abraços a todos.

Ps.: Tem tantos Técnicos/Bacharéis precisando de emprego aqui no VOL, se essas empresas estiverem com dificuldade em configurar uma distro, pq não contratam essas pessoas?! Conheço algumas delas e sei que o serviço vai sair bem melhor, do que as que elas prestam hoje!


23. Re: Devemos acreditar no Linux ?

Ramilton Costa Gomes Junior
ramilton

(usa Debian)

Enviado em 30/12/2007 - 10:58h

Eu tb concordo com todos, eu comprei um notebook da ACER e estou apanhando para configura-lo no linux, não funciona a placa de video, de som, nao funciona nada... quando eu fui no site do fabricante e não encontrei nada, simplesmente eles não dao suporte ao linux... e digo mais no site do fabricante estava escrito que recomendaria instalar windows como SO. Eu achei isso um absurdo. Eu aconselho todo mundo que queira comprar um notebook e queira usar o linux não compra da ACER pq é uma porcaria... estou decepcionado, se eu soubesse eu pegaria outra marca mais nao ACER.
Concordo tb em dizer que a faculdade ensinam windows e não dao preferencia ao software livre, sou professor de um curso de ciencia da computação e nas minhas disciplina eu nao utilizo nada proprietario e sou julgado pelo meu coordenador, e sempre ele me cobra pra eu ensinar algum produto da microsoft, so que eu nao ensino... agora essa realidade em ensinar somente linux na faculdade estao mudando devido aos alunos que estao fazendo pressao para que os professore utilizem software livre.. no proximo semestre eu irei montar um grupo de estudo em SL aqui na faculdade e gostaria de contar com vcs para realizar esse trabalho.
E eu acredito muito no linux...

Ramilton.


24. Re: Devemos acreditar no Linux ?

Antonio Carlos Lemos Júnior
antonioclj

(usa Fedora)

Enviado em 30/12/2007 - 13:05h

Boa tarde pessoal. Fico envergonhado por estas empresas. Elas estão demonstrando que o que realmente desejam é o seu dinheiro e não a sua satisfação com o produto. Estes produtos são vendidos aos milhares de um mesmo modelo porque então não criar um disco de recuperação com todo o sistema configurado ? Deve custar uma grana violenta criar um CD deste tipo né? Realmente o que está faltando é respeito por parte destas empresas em relação ao consumidor. Mas como criar um mecanismo para forçar estas empresas entrarem no eixo ? Ir nos órgãos de defesa do consumidor creio que seria uma solução mas estaria resolvendo problemas isolados e na maioria das vezes o consumidor tem que ficar esperando para que o problema seja resolvido. Será que um site onde os usuários pudessem falar relatando sobre todos os problemas encontrados não seria a solução. Comprei equipamento fulado da empresa ciclana do modelo Z e encontrei os seguints problemas. As pessoas entram em um site deste tipo e já tem as informações necessárias que os fabricantes fazem questão de não informar. Em relação ao caso da HP pode ser um caso isolado. O cidadão entra em contato com o suporte técnico é atendido por um funcionário incompetente que acha mais fácil dizer que o produto não tem suporte do que mesmo tentar obter a informação correta. Tenho uma impressora HP photosmart c4280 que foi só colocar na USB e mandar imprimir. No mais é isso ai temos que usar os nossos recursos para falar dos problemas que encontramos para que desta forma alertamos outros usuários para que não passem por problemas semelhantes.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts