hddreis
(usa Ubuntu)
Enviado em 29/12/2007 - 16:56h
Comprei um notebook Amazon para minha filha, contente pois sabia que era Linux e é completo e com webcam incorporada.
Quando chegou tive a triste surpresa, estava instalado Kunbuntu versão antiga, não funciona a webcam, não funciona a placa wireless e nem sequer reconhece DVDs.
Eu sou usuário de Linux a mais de um ano, e confesso "tive vergonha ao ligar o notebook e encontrar aquilo", minha filha que estava toda eufórica de alegria aos poucos perdeu seu encanto.
Na mesma hora instalei Ubuntu7.10 com todos os recursos possíveis, principalmente os efeitos visuais, após isso passou a ser um notebook de verdade.
Porém a webcam ainda não consegui por para funcionar.
A minhas indignações são as seguintes:
Tudo é feito para que um usuário de computador (principalmente no Brasil), é direcionado a utilizar produtos da Microsot, sei que a maioria das escolas e faculdades de programação recebem "auxilio" da Microsoft. Estes auxílios são em forma de licença de uso de seus software .
Estas escolas e faculdades Brasileiras não podem utilizar software de outros(ex: Linux, Python, Django,etc) caso contrario perdem os benefícios.
Por outro lado o governo federal estimula financeiramente as empresas para que produzam equipamentos com software livre, estas empresas que estão ganhando e fornecem produtos que simplesmente acabam com a imagem do software livre.
Outro dia li um artigo que estão retirando o linux de repartições publicas,e alegam que os deficientes físicos não se adequaram, como sou usuário do Linux sei que é mentira (mas quem acredita em políticos?).
Estamos formando programadores que depende da Microsoft, e fabricando produtos que depende da Microsoft e por fim nossos políticos..(sem comentários)
Nunca gostei de ser um pregador de Linux, mas sempre expressei minha opinião, mas vendo as escolas ensinarem que Linux, Python, etc, não prestam, vejo um final negro para esta oportunidade única que o Brasil está passando.
Este é um desabafo de alguém que acredita que temos uma ferramenta muito mais poderosa, e estamos perdendo a oportunidade de mostrar que no Brasil podemos progredir independentemente.
Hércules Reis