_wjohn
(usa Fedora)
Enviado em 22/09/2016 - 03:32h
Boa noite, pessoal. Descobri um método que talvez funcionem pra vocês, assim como funcionou pra mim.
Depois de quebrar a cabeça e tentar utilizar de alguns métodos postados aqui, numa reflexão percebi que no sistema existem vários usuários e nenhum deles é mostrado na tela de login do GNOME, inclusive o ROOT. Lá no arquivo
/etc/login.defs, vocês poderão ver que existem alguns padrões sobre a criação de novos usuários e no meio das especificações, este trecho:
# Min/max values for automatic uid selection in useradd
#
UID_MIN 1000
UID_MAX 60000
# Min/max values for automatic gid selection in groupadd
#
GID_MIN 1000
GID_MAX 60000
No caso, todo usuário criado por nós, ganhará automaticamente um ID a partir do número 1000, isto também acontece na criação de grupos, seja separadamente ou quando se é automaticamente criado com o mesmo nome de usuário.
A solução:
Para que o usuário não seja listado na tela de login como o root não é, e mesmo assim está lá pronto para ser usado, logado e fazer o que você quiser, o que você deve fazer é: setar o usuário com um ID abaixo de 1000, de preferência entre 0-100. Para que você consiga fazer isso sem causar nenhum conflito no sistema, o primeiro passo é:
1. Abrir o arquivo
/etc/passwd
2.Pesquisar no arquivo desejado o número de sua preferência, no meu caso foi o 25. (Como utilizo VIM, então posso localizar instantaneamente para conferência se há alguma ocorrência desse número no arquivo). Caso vocês queiram utilizar o mesmo que o meu: Após aberto o arquivo /etc/passwd com o VIM, digite /numero_desejado. Ele irá pesquisar o número e mostrará a ocorrêcia, caso esteja lá. PS: faça isso mais de uma vez para confirmar.
Outra opção para simplificar essa procura, é apenas fazer um: cat /etc/passwd | grep -i numero_desejado (Desta forma, poderá filtrar se há a ocorrência deste número no arquivo sem se complicar. :)
3. Agora que você já escolheu o número, execute este comando:
adduser -u id usuario
Ex: adduser -u 25 John
4. Com isso o usuário será criado com o UID 25, então agora só falta alterar o GID do grupo que foi criado automaticamente com mesmo nome do usuário. Para alterar o GID de qualquer grupo, basta executar o comando:
groupmod -g id nome_do_grupo
Ex:
groupmod -g 25 John (nome do grupo, que também é o mesmo nome de usuário)
5. Feito isso, tudo está pronto. É só conferir na tela de login que usuário não irá aparecer, e para fazer login gráfico com ele, é o mesmo esquema do root. Clica em usuário não listado, digita o nome, senha e pronto!
Para aqueles mais avançados que quiserem criar tudo meticulosamente, basta seguir os seguintes comandos:
useradd -N -u id nome_usuario
Ex: useradd -N -u 25 John
-N (Diz para o useradd não criar um grupo com mesmo nome de usuário)
-u (Indica o ID a ser colocado para o novo usuário criado)
groupadd -g id nome_grupo
Ex: groupadd -g 25 users]
-g (Indica o ID a ser colocado para o novo grupo)
Esperto ter ajudado. :D