brian_ch
(usa Arch Linux)
Enviado em 07/09/2014 - 14:18h
danniel-lara escreveu:
nicolo escreveu:
clodoaldops escreveu:
albfneto escreveu:
...
Minha opinião, o que tira usuários de Fedora é o Mageia e não o Ubuntu ou o Mint.
Mageia está pegando os nichos de Mercado que antes eram de outras distros RPM: Mandriva, ROSA, openSUSE e Fedora! o Mageia está matando o Mandriva e tira usuários de openSUSE e Fedora.
-concordo contigo
-eu sempre tenho uma .rpm instalada
-e deixei o fedora por causa do mageia-kde
Concordo em parte.
Por tras disso há visões diversas. Os RPM são basicamente mantidos por empresas tradicionalistas que tem uma versão aberta e outra comercial.
A Canonical entrou no mercado só com a versão open e voltada para desktop, mantendo uma versão servidor bem cascuda. O fato é que a visão da Canonical é conquistar o público, e isso é diferente: "Um sistema Operacional para a Humanidade"
Com isso o Debian passou a ser mais friend e há sinergia, para a pupolaridade, lembrando que o Debian é a única distro gigantona que independente, já que o Slack "Raquiesca in pace".
O debian faz a parte séria e o9 Ubuntu se encarrega de popularizar.
os RPMS do Fedora são 100% open e é mantido pela comunidade
Com "os RPM" ele quis dizer as distros RPM pelo que eu entendi, e acho que ele está certo em parte, bastante do trabalho no Fedora é feito pela Red Hat, mas por outro lado ela é uma empresa séria e comprometida de verdade com o software livre. (Mas é claro, há distros RPM que são mantidas 100% pela comunidade, o PCLinuxOS é um bom exemplo)
A única coisa prática que eu não gosto nele é ter de reinstalar a cada 6 meses (sempre tive problemas com o upgrade de versão), eu mantenho o Fedora aqui no meu desktop, mas estou mais interessado em distros rolling release nos últimos tempos.
A interface do instalador pode sim ser melhorada, mas é importante lembrar que eles a reescreveram praticamente do zero (não só a interface como todo o instalador Anaconda), sobre isso achei bem interessante esses dois artigos, eles dão uma boa visão sobre porque foi necessária a mudança:
http://ohjeezlinux.wordpress.com/2013/02/05/anaconda-retrospective/
http://ohjeezlinux.wordpress.com/2013/02/07/anaconda-packaging-retrospective/
Sobre a quantidade/tamanho das atualizações, eu não vejo porque reclamar depois que chegaram os delta RPM's (onde você baixa só as diferenças e o pacote é remontado na sua máquina), isso diminuiu demais o tamanho dos downloads, deem uma olhada nesse log por exemplo:
Resumo da transação
=============================================
Upgrade 59 Packages
Tamanho total do download: 117 M
Is this ok [y/d/N]: y
Downloading packages:
updates/20/x86_64/prestodelta | 1.9 MB 00:00:10
Delta RPMs reduced 117 M of updates to 7.0 M (94% saved)