removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 08/02/2014 - 02:58h
Uma das grandes causas de várias distribuições terem perdidos usuários, é o surgimento de algumas refusiques de qualidade, como: Manjaro, elementary, CrunchBang... Outro fator é a afirmação de distribuições como Linux Mint, Mageia, PC Linux e Sabayon. Penso que outra questão é o fator que Debian ficou mais acessível e fácil de configurar/usar.
Mas três pontos são de grande peso para a queda do Fedora.
1º Gnome 3 - todos sabemos que o Gnome 3 não chega nem perto do Gnome 2, o Gnome atual além de não ter um uso intuitivo é pesado, bugado e lento. Imagino que muitas distribuições devem trocar o Gnome 3 como desktop padrão pelo XFCE, e penso que o Debian deve puxar a "debandada".
2º O Instalador - como os colegas acima já citaram, e assino embaixo, esse pode ser grande problema, pois a má experiencia do usuário já começa na instalação. E se optar pelo Gnome 3, continua o sofrimento no pós instalaçao.
3º Ciclo de suporte - Para nós que somos tarados em testar distros, temos conhecimento, várias partições e até mesmo vários Hd's para teste, eu agora tenho 17 Hd's, o ciclo de suporte não faz muita diferença. No entanto, para usuários comuns, que armazenan aquivos importante, usam o pc para trabalhar ou simplesmente preferem usar o computador ao contrário de nós doentes mentais que gostam de ficar testando e configurando um montes de Scripts, o tempo proposto pela distro em termos de suporte não é satisfatório e acabam optando pelas versões LTS do Ubuntu ou mesmo por uma distro Rolling Release.
Tenho uma empresa que presta serviços a médios e pequenos empreendedores, e opto por distro LTS ou rolling release. Hoje uso mais o Manjaro, uma mão na roda para mim e toda equipe.