Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 12/12/2013 - 19:55h
"Fórmula mágica" para revestir um home studio:
1- Abafe com espuma tanto quanto possível as portas e painéis finos que possam existir no recinto. Em alguns casos será conveniente utilizar também aquele feltro industrial, o mais espesso possível.
2- Não abafe demais os sons. Em frente a uma placa de espuma deve haver alguma superfície refletiva sólida, como tacos de madeira, piso frio, ou revestimento de pedras.
É um erro revestir todo o ambiente com espuma.
A finalidade dos revestimentos é diminuir a reverberação, e não eliminar os sons do ambiente.
Se eu quisesse fazer aqui um home studio, teria de adequar horários, sem o que estaria sujeito a aparecerem sons indesejados como "Bom diiiaaaa!!", "Tá fraco!", "Olha a pamoooonha!", etc.
Não tem como realmente isolar completamente este lado da casa, dado o nivel de interferência sonora externa.
3- Acima de um carpete, o teto deverá ser liso e sólido.
Acima de um piso frio ou de tacos, o teto deverá ter uma área revestida com espuma. Isso é para evitar aquela reverberação típica de "quarto vazio".
4- Paredes finas devem receber uma camada adicional de argamassa, ou revestimento de pedras, ou chapisco, conforme for o caso.
5- Microfones devem ser posicionados próximos às paredes com revestimento refletivo de pedra ou chapisco, e
jamais junto às espumas.
6- Tetos de gesso (rebaixados) não costumam dar certo com estúdios de som.
E cuidado com os vizinhos de cima e de baixo, que poderão sentir-se incomodados e ficar batendo com o cabo da vassoura - ou no teto , ou no chão.
Quando digo "cuidado com" os vizinhos, quero dizer cuidado "para com" os vizinhos, no sentido de procurar não incomodá-los de forma alguma.
Se não, eles poderão lançar sobre você a "conjuração do sapo seco"...
7- Cuidado: Revestimentos plásticos ou de madeira costumam ser altamente combustíveis e/ou emitir fumaça tóxica. Portanto, todo cuidado é pouco.
8- Para substituir a espuma ondulada, pode-se usar "tijolos" feitos com tiras de espuma comum de 1 polegada de largura, com alturas alternadas de 1 e 2 polegadas. Coladas na parede, fica um "tijolo" mais alto e outro mais baixo.
E aí tem mais um truque: Pode-se pintar a parte da espuma que fica exposta com uma boa tinta PVA (dessa de parede mesmo), que faz os sons ficarem mais naturais.
9- Cuidado com insetos oportunistas que poderão inaugurar seu próprio conjunto residencial por trás dos revestimentos do estúdio.
Uma boa forma de evitar isso é pintar - onde possível - o ambiente com uma boa tinta PVA que tenha fungicidas (para evitar o mofo) e que tenha propriedades repelentes de insetos.
Madeiras deverão ser previamente tratadas contra fungos e cupins.
E não deixe ninguém fazer "lanchinhos" no ambiente do estúdio.
As baratas e formigas "adoram" esses lanchinhos...
Em último caso, se a coisa estiver pegando, faça um enorme cartaz dizendo "VÁ COMER NOS INFERNOS!!!!".
10- Ventiladores e condicionadores de ar requerem bastante criatividade, e não existe uma receita de bolo para lidar com eles. Utilize a técnica TVM, que sempre dá certo.
Também qualquer equipamento que tenha motores, ou que emita "bips" ou aquele som da "tela azul da morte".
(TVM= Te Vira, Malandro")
11- Coloque a bateria sobre um carpete, de costas para uma parede de pedras, e com biombo neutro para isolar dos demais instrumentos.
Proceda de igual forma para gravação de textos.
Para vozes musicais, chão sólido, parede de espuma.
Antigamente os estúdios eram revestidos basicamente de placas de papelão grosso e praticamente não se conhecia outra forma de revestimento.
Hoje em dia no meio amadorístico, dá-se preferência a materiais naturais, facilmente encontrados no mercado.
Mas os estúdios verdadeiramente profissionais usam materiais e técnicas bem mais apuradas, tendo em vista haver grande responsabilidade com os sons graves, os médios e os agudos.
Um desses materiais é uma placa de cimento especial acartonado ($$$), que requer substituição de tempos em tempos.
Como cada prédio é diferente de algum outro, exige-se a presença de uma boa equipe de engenharia para resolver todos os problemas que se apresentarem.