pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 08/11/2011 - 22:26h
Esqueci de dar minha opinião sobre o Mint.
O Mint é mais parecido com o Windows (um painel só e um menu "estiloso" e fácil de usar) e já vem pronto para uso, com codecs, flash e java.
Por conta disso, foi ficando cada vez mais conhecido e é cada vez mais indicado para os iniciantes, e isso vem acontecendo aqui mesmo no VOL. Se vcs não repararam, eu reparei. Toda vez que alguém pede aqui uma indicação de distro fácil de usar e desenvolvida para iniciantes, o pessoal indica o Mint.
Isso deve se repetir em todos os Fóruns de Linux, levando o Mint ao primeiro lugar até porque, agora, não tem mais distribuição de CD do Ubuntu. Tem que baixar ou comprar e aí o leque se abre, permitindo uma escolha mais racional.
Quanto à necessidade de hardware mais forte para o Unity ou o Gnome 3, discordo. Máquinas modernas, com 2 GB de RAM (isso é padrão hoje), rodam muito bem o Ubuntu 11.10. Meu notebook, por exemplo, roda melhor o 11.10 do que o 11.04, e é um corei3 com 2 GB de RAM. Aliás, este mesmo notebook melhorou o desempenho do 10.10 para 11.04 e agora para 11.10.
Finalmente, o Mint não está imune ao "fenômeno GTK 3". Ele vai mudar e até já anunciou isso. E se vai continuar em primeiro, apenas o tempo dirá.