O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

37. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

Diovani da Cruz Mangia Maciel
diovanimangia

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/12/2013 - 21:49h

Teixeira escreveu:

Não se baseie no meu comentário!
Os dados do Reclame Aqui devem ser analisados com bastante cuidado.
Se formos verificar o ranking da CCE, ele também é péssimo, mas o da Positivo é excelente, o que não significa de uma forma direta que "os notebooks da Positivo sejam melhores que os da Itautec", mas que o pós vendas da Positivo está empenhado em atender ao consumidor, e o demonstra com mais clareza.


Eu trabalho com Marketing, ou seja, com a imagem das empresas. A sua colocação foi muito boa de não dar total crédito ao Reclame Aqui. Porém, como eu já havia dito antes, segundo Henry Ford a segunda venda de um produto já começa na primeira venda, e está marca aí já está queimada no Reclame Aqui e também temos uma segunda fonte de referência que é este própria postagem, não pelo fato da queima do hardware, mas da assistência técnica negligente. Há várias marcas de notebook e eu nunca compraria e muito menos recomendaria esta marca. Eu até entendo a revolta momentânea do criador desta postagem, porque um laptop novinho queimado deixa qualquer um P da vida. Só não foi feliz em culpar uma linux, mas ele já reconheceu e obtive uma informação de má assistência.

Nossa empresa também dá manutenção de sistemas operacionais e rede. Não vendemos hardware, mas fazemos cotação e indicamos marcas e temos parceria com empresas que vendem. Entretanto, nossos clientes compram aquilo que nós indicamos, logo temos uma certa responsabilidade no hardware fornecido.

Um exemplo de bom hardware e ótima assistência técnica é a Dell. Desde o nascimento de nossa empresa, nos casos de aquisição de notebooks por parte de nossos clientes, só observamos fatalidade de queima de uma unidade apenas, que no caso foi a placa mãe de um notebook da marca Dell. Em menos de 3 dias um técnico da dell foi até a empresa de nosso cliente e trocou a placa. E ganhou boa vista da gente:)

No caso de nossa empresa sempre trabalhamos com a Toshiba e Acer nos casos de notebook, os pc são todos frankenstein,compramos as peças e montamos; e também temos um mac que é ótimo. Porém, não vamos mais trabalhar com a Acer pela simples observação unânime de nossa equipe: eles aquecem muito, gastam mais energia confirmada pelo nosso multímetro e os drives com suporte a curto prazo. Não podemos generalizar, mas pelo ao menos nós não compraremos mais essa marca e nem indicaremos. Não podemos falar mal de uma marca ou pessoa, mas nossa lei nos permite a liberdade de expressão.

Por exemplo, como somos leigos em linux, no toshiba o ubuntu funciona pianinho reconheceu tudo. Já nos notebook da Acer por exemplos, acontecem umas bizarrices como um caso sem solução ainda, onde aleatoriamente ele trava na inicialização de vez em quando no reconhecimento da placa de vídeo, fica ali paradão, dái cai no shell e damos um reboot e tudo volta ao normal. Nós anotamos tudo aqui na empresa, até agora a média é de 1 erro em cada 8 inicializações. Entretando, depois de darmos uma pesquisada, verificamos que que as Placas de video ATI radeon não são muito amigáveis com Linux e como estamos eufóricos pela nossa descoberta das infinitas vantagens do linux sobre o windows, "mexeu com o Linux, mexeu com a gente", logo, se o cliente for trabalhar com o pinguim esta placa ta fora de cogitação.

Mas no windows também era um saco, por exemplo, para instalar esta maldita placa de vídeo em windows 7 ou 8, teriamos(usei o verbo no passado:) agora nossa empresa só tem uma máquina rodando windows por causa do Coreldraw hehehe) então, para fazer a instalação desta bendita placa, nós usávamos o drive do Windows Vista, porque o drive do windows 7 não funcionava. Era instalado em modo de compatibilidade com autoridade administrativa e ainda dava um erro nas inicializações, onde corrigimos expurgando o aplicativo da placa na inicialização do msconfig.

Em fim, aprendemos muito com os erros e são eles que fazem nossa mente trabalhar para solucionar o problema exercitando nosso intelecto.




  


38. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/12/2013 - 10:05h

Não é o caso de "não dar crédito" ao Reclame Aqui, mas a saber interpretar corretamente os dados ali apontados, que são corretíssimos.
Eles ali dependem do número de reclamações, do tempo necessário para respondê-las e sobretudo atender ao consumidor.
Por isso encontraremos empresas de telefonia - por exemplo - que têm milhares de reclamações e que podem ser consideradas "boas", enquanto outras que apresentem menor múmero de reclamações - mas que não são atendidas - terem a classificação de "ruim" ou "não recomendado".
O Reclame Aqui mede principalmente o grau de atenção das empresas no pós-vendas, e consequentemente o grau de satisfação do consumidor com as soluções apresentadas.
Recentemente o Reclame Aqui e a Revista Época promoveram uma premiação onde participaram 70.000 empresas e onde 1.800.000 de consumidores votaram nas finalistas.


39. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

ian cléver sales fernandes
ianclever

(usa Arch Linux)

Enviado em 13/12/2013 - 11:18h

eu até já vi que ele reconheceu que errou nas colocações sobre o linux, mas so para reforçar o que os colegas já disseram:

nem linux e nem sistema operacional nenhum, sejá ele windows, seja ele MAC, seja ele BSD ,Solaris,Unix ou qualquer outro queimam hardware, caso não reconheçam bem, só pode acontecer duas coisas ou não reconhece de cara ou funciona mal, e em se tratando de uma placa de vídeo se funcionar mal vc verá na hora, pq ou sua resolução vai ficar maior-menor do que devia, ou o sistema nem inicia, ou inicia com tela branca(vermelha, ou qualquer outra cor diferente do normal), ou inicia e trava na hora de carregar o ambiente gráfico.... em fim, o que ocorreu foi a má sorte de ter queimado quando vc estava usando linux, mas isso é claramente um problema de hardware, esse sim é fácil de identificar(pq ou funciona ou não funciona, e quando ele deixa de funcionar pode ser inclusive pegando fogo como é o caso de fontes), se ainda vc tivesse jogando um jogo super-pesado e horas a fio sem parar e ele desse pane aí poderia ser por causa do superaquecimento, mas mesmo assim provavelmente o máximo que aconteceria seria o computador reiniciar, coisa que a própria BIOS faz.

Quanto ou sistema avisar que o programa x ou y não e suportado por aquele computador, dificilmente o S.O. o fará, seja ele linux, windows ou qualquer outro, pq o papel dele não é esse, o papel é reconhecer hardware e torná-lo usável por vc, ou pela aplicação que irá rodar nele, agora se alguem deve fazer esse tipo de verificação se pode ser rodado naquele computador ou não é o próprio programa, buscando justamente as informações listadas no sistema operacional, afinal se o sistema fosse verificar isso em cada programa que roda sobre ele, passaria mais tempo fazendo isso que cumprindo seu real papel,além de que vc iria precisar de uns 200GB de memória RAM e mais uns 50GHz de processamento....

Em fim, se está na garantia, faça o quanto antes o que os colegas já disseram, faça valer seus direitos, afinal, vc pagou caro por isso, e outra, garantia de hardware é garantia de hardware, garantia de software é garantia de software, vc perder a garantia de software é uma coisa, agora de hadware é outra, afinal, a itautec fabrica computadores ou Windows?


40. Acrescentando:

Paulo Bonfanti
pbonfanti

(usa Debian)

Enviado em 13/12/2013 - 11:37h

Comigo aconteceu diferente, fui instalar o Norton Antivirus no pc de um colega e adivinha, queimou a placa-mãe do computador dele durante a instalação.
Quantos de vcs já queimaram um computador instalando antivírus?
Comigo foi uma e apenas uma vez e já instalei muito software.
PS: Queimou na minha mão tive que pagar outra placa, não ia adiantar explicar muito para um leigo...


41. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 13/12/2013 - 13:25h

Ao contrário do que disseram aqui, é totalmente possível queimar componentes de hardware pelo sistema operacional, mas para isso precisaria desativar algumas "travas" de temperatura do sistema e levaria algum tempo para gerar o "stress" necessário para tal.

Mas no seu caso, usando uma distro recém instalada e jogando um jogo simples desses, a queima quase como instantânea é impossível, pois o hardware demora um tempo para aquecer e para sobreaquecer, já para queimar precisaria de muito stress rapidamente na placa de vídeo, ou seja, raramente um pc irá queimar assim por culpa do software, nesse caso seu hardware é que era bichado.


42. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

Diovani da Cruz Mangia Maciel
diovanimangia

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/12/2013 - 13:55h

px escreveu:

Ao contrário do que disseram aqui, é totalmente possível queimar componentes de hardware pelo sistema operacional, mas para isso precisaria desativar algumas "travas" de temperatura do sistema e levaria algum tempo para gerar o "stress" necessário para tal.

Mas no seu caso, usando uma distro recém instalada e jogando um jogo simples desses, a queima quase como instantânea é impossível, pois o hardware demora um tempo para aquecer e para sobreaquecer, já para queimar precisaria de muito stress rapidamente na placa de vídeo, ou seja, raramente um pc irá queimar assim por culpa do software, nesse caso seu hardware é que era bichado.


Mas neste caso aí seria proposital né amigo. Seria o mesmo rodar de carro sem trocar óleo de motor conscientemente, o motor fundi e colocar a culpa na montadora.


43. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 13/12/2013 - 14:42h

diovanimangia escreveu:

px escreveu:

Ao contrário do que disseram aqui, é totalmente possível queimar componentes de hardware pelo sistema operacional, mas para isso precisaria desativar algumas "travas" de temperatura do sistema e levaria algum tempo para gerar o "stress" necessário para tal.

Mas no seu caso, usando uma distro recém instalada e jogando um jogo simples desses, a queima quase como instantânea é impossível, pois o hardware demora um tempo para aquecer e para sobreaquecer, já para queimar precisaria de muito stress rapidamente na placa de vídeo, ou seja, raramente um pc irá queimar assim por culpa do software, nesse caso seu hardware é que era bichado.


Mas neste caso aí seria proposital né amigo. Seria o mesmo rodar de carro sem trocar óleo de motor conscientemente, o motor fundi e colocar a culpa na montadora.


Você leu tudo o que eu disse?? falei que era possível - e claro que é, ao contrário do que 99% acham que não é... - mas neste caso, como explico no segundo parágrafo, é improvável que aconteça, dadas razões contidas no mesmo.

E esta sua metáfora esta totalmente fora do contexto daquilo que disse, pois eu me referi a queima via "stress" e esta não pode ser evitada com manutenção, além do mais o carro tem indicador de óleo e o computador não indica para o usuário superaquecimentos por padrão, então nada que você disse faz sentido, desculpa ai colega, mais não diga o que não sabe para não fazer feio.

T+


44. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/12/2013 - 18:17h

Apenas que o BIOS (*) tem a função de impedir que qualquer anomalia danifique qualquer coisa!
Então, antes do sistema operacional ou programa conseguirem queimar qualquer coisa, o programa do BIOS - e essa é uma de suas funções - vai entrar em colapso e resetar a máquina.
Isso se a anomalia se manifestar via software.
Sendo por via hardware, queima mesmo, sem maiores considerações.


* "O" BIOS é o programa que controla o que está gravado "NA" BIOS.


45. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

Otto Sá
kuruminlinux

(usa Mageia)

Enviado em 19/01/2014 - 01:02h

Será que foi num micro-ondas que instalou o linux?


46. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/01/2014 - 01:10h

Não foi o linux.


47. Re: O Linux queimou meu Notebook! [RESOLVIDO]

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 19/01/2014 - 04:17h

kuruminlinux escreveu:

Será que foi num micro-ondas que instalou o linux?


Hahaha, apesar da piada muitos micro-ondas usam o linux para aquecer nossa comida! rsrs

Só pra descontrair:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Off-Code-Cafe/Hacker-de-Microondas?num_por_pagina=12&pagina=...








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts