Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

49. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/12/2008 - 12:26h

marcos.ramos
UAuhAHUHAUHHUAUHUHHAUH
usar windows com 3 antivirus não resolve muita coisa não, mas tudo bem. Sinceramente, concordo que Linux tem que ter cara de Linux, e em momento algum dei a ideia de colocar o tema do Xp, no Linux, não mesmo, nem tão pouco o modelo NNF do windows de instalar programas, embora temos programas assim para Linux já, que você marca como executavel, e depois é apenas NNF.
Acho sim que o Linux, não pode ser assim, afinal isso deixaria o sistema mais aberto para pessoas mal intencionadas, mas o que me refiro aqui, e a minha intenção quando criei o topico foi simplesmente a seguinte "todo mundo tem medo do novo, da mudança, se é possivel fazer o usuario final mudar sem sentir esse efeito forte das mudanças logo de cara, pq não fazer isso?"
Enfim, é isso que eu quero dizer, se uma pessoa muda, com o menu iniciar "burro" que existe no Kde como no Windows, ela sente menos o efeito da mudança, mas ai que ta, quando me referi aqui a "Gnome" se o povo ler antes, vai ver que "linux de fabrica", toda distribuição que vem instalada em pc's de fabrica, que usa o Gnome, é feia, e mal configurada, eu acredito que o Ubuntu, usando o Gnome seja uma distribuição bonita, mas pq ele foi feito para isso, mas agora, o Ubuntu vem instalado quando se compra um pc? Eu particularmente uso tanto Gnome, quanto Kde, quanto Xfce e até o Fluxbox, e sinceramente, trabalho bem em todos eles, acho ambos simples de se trabalhar.
Mas eu tomo como exemplo, o Fenix Linux, ele vem instalado de fabrica por aqui em varios computadores, e é uma distro voltada realmente ao usuario, tem um visual atraente, e eu conheço muita gente que usa o Fenix, e não pede para formatar o pc (embora não seja 100% dos casos)
Agora distros que vem com o Gnome de cara "cru" simplesmente fazem é aumentar a fama do Linux de dificil de usar, de sistema feio e etc, ai imagina só, você faz uma propaganda imensa sobre o Linux para uma pessoa, e vem um amigo dele que tem uma experiencia ruim com o sistema por causa do motivo que eu citei, e simplesmente diz "quando o Linux chegou la em casa, eu não consegui fazer nada, o sistema é feio, e complicado de usar" Enfim, e a sua propaganda foi perdida e você tomou no !@#@#!!@


  


50. Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome)

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/12/2008 - 12:42h

roberdson você escreveu.
Infelizmente as pessoas não gostam de mudança
falta pesquisa para o linux saber como agradar o usuário
se tivesse menos distros bem feitas...

Não t'o conheço mas tu és um gênio. Estas certíssimo.
O kde é a carinha do windows e isso diminui o susto do novo linuxer.Coisa nova só serve para dar susto, mais nada.
Parece que só o ubuntu tenta agradar gregos e troianos, mineiros e baianos.(xubuntu, kubuntu, etc)

Pululam distros capengas, sem suporte, e descontinuadas. Uma catástrofe.

Acrescentaria mais um problema: O que está sob controle de empresas e fechado ou semi-aberto é problema. O enfoque fica no que interessa ao cliente que paga e esquece-se de focar no gosto da massa (medíocre, mas fundamental).


51. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/12/2008 - 19:58h

roberdson,
acho que você confundiu um pouco a minha comparação.

Não estou comparando uma Ferrari nova com um Fusca velho.

Se ambos forem novos, dentro dos meus conceitos de utilização eu preferirei o Fusca.

Por que?
Porque tenho que me adequar à realidade brasileira, com pistas esburacadas, com necessidade de economizar combustível e talvez carregar a família e mais uns trecos.
E o dia que tiver de carregar uns trecos a mais, terei que ter uma kombi em vez de um veículo esportivo.

Já que não ganhei na megasena, não sou playboy e nem moro nos arredores da Floresta Negra, uma Ferrari para mim (o carro do sonho para muitos), é totalmente inadequada.

Aqui tenho de pensar no [*****]$to da suspensão do carro, no valor do IPVA, e outras "cositas más", como preferências do pessoal da "Robauto", etc.

Da mesma forma, o uso de mouse é totalmnente inadequado para fazermos lançamentos contábeis, por exemplo.

Assim como são desnecessários, cansativos e contraproducentes os tais dígitos de controle que ainda se insiste em colocar por aí afora (isso é do tempo da computação a vapor).
Alegam os entendidos que é para melhorar a segurança.
Sim, mas usando o famigerado Módulo 11? Hahahaha!
Chama-se a isso de "Herança vazia".
Que o digam os digitadores!...

O tópico sugere que as distros instaladas nos micros das grifes atuais têm características tais que espantam os usuários iniciantes.

E eu disse que se trata de descaso dos fabricantes.

Mas também o grande caso é que os usuários, por uma questão de cultura, não compram seus micros com base na sua utilização real, mas sim naquilo que a propaganda os estimula (assim como o sonho de comprar uma Ferrari em vez de uma kombi).

Já pensou juntar 5 pessoas em uma Ferrari e enfrentar esses engarrafamentos das marginais em São Paulo ou da Avenida Brasil no Rio de Janeiro? Serão 4 pessoas a xingar a mãe do proprietário...

Acredita-se em tudo o que é tendenciosamente noticiado, até mesmo que o Windows Starter Edition seja "a salvação da pátria" e a solução para todos os problemas de informática.

Não é, e o Linux TAMBÉM não é a solução absoluta, e nem sempre a mais adequada.

Quem tem seus programas de contabilidade, folha de pagamento, etc. que rodavam no DOS e que ainda sobrevivem no Windows 9x vai ficar "no mato sem cachorro" se pretender mudar se sistema operacional.

Não adianta o Vista, nem o Linux, nem o MacOS rodando em modo nativo.

A solução pode parecer óbvia para nós desta comunidade, mas estamos falando de USUÁRIOS INICIANTES, aqueles que querem apenas navegar na internet, gravar um DVDzinho e editar um trabalhozinho de escola.
Tudo "na paz", e sem qualquer dificuldade.

Ou seja, aqueles que estão acostumados com os produtos anteriores que existiam de forma única no mercado, e que não querem (por qualquer motivo) exercitar uma meia-dúzia de neurônios de vez em quando.

NÓS somos casos à parte, pois escolhemos o Linux por conta própria e nos dedicamos espontaneamente a aprender mais um pouquinho sobre ele, e até a ajudar outras pessoas.
Não fomos induzidos por campanhas de marketing.

Mas o usuário-final que nada conhece de Linux deveria ser melhor considerado, e acho até que deveria haver campanhas de esclarecimento da população.

Enquanto isso não acontece, o que vemos é que:

- Quem compra seu micro com uma distro Linux, TOTALMENTE LEGAL e sem dever nada a ninguém, é geralmente influenciado por terceiros a simplesmente remover o Linux (sem qualquer motivo justo) e instalar um S.O. pirata juntamente com seus aplicativos absolutamente necessários (cujo valor de tabela ultrapassa os R$ 2.000,00);
Em algumas lojas de departamentos, já é praxe o próprio vendedor indicar um técnico para instalar o XP, pela modesta quantia de R$ 60,00 (como se vê, a prática já é tão difundida que tem até uma espécie de tabela...)

- Por outro lado, quem adquire seu micro com o Vista Starter Edition (por exemplo) instalado LEGALMENTE, é da mesma forma influenciado pelo mesmo tipo de pessoas para desinstalá-lo e colocar o XP piratão. Aproveita e, é claro, coloca também o Office pirata.
Coincidentemente, quem faz isso é o mesmo técnico getilmente indicado pelo vendedor.

Sou moderador de uma comunidade de técnicos de informática onde os linuxistas são extremamente raros.

Essa prática de desinstalar daqui e dali para instalar um substituto pirata é largamente utilizada.
Não tenho uma estatística precisa, mas deve passar dos 80% dos casos de compra de micros novos em magazines ou supermercados.



52. Gnome Vs KDE

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/12/2008 - 04:18h

Concordo plenamente com o usuário Roberdson. Sou iniciante em Linux, porém não sou "burro", como disseram alguns "talibans do Linux". Penso que este tipo de resposta é desrespeitosa e irresponsável para quem se propõe a participar destas comunidades.
Acredito também que é por causa deste tipo de usuário (Taliban) que iniciantes no Linux desistem do sistema, pois são mal atendidos, quando pedem ajuda aos citados "gênios" ou, simplesmente, são ignorados em suas dúvidas.
Gosto de pesquisar nessa área de informática e sempre estou aprendendo cada vez mais, como termos técnicos, ambientes, distribuições e a própria história de nascimento e desenvolvimento do Linux.
Porém, mantenho minha opinião: qualquer sistema operacional que se preze e respeite o usuário tem de ser FÁCIL DE USAR.
Não é à tosa que, de acordo com pesquisas recentes, 70% dos usuários que compram computadores com Linux mandam formatar o PC e instalar o "Rwindows", como dizem os "Talibans".
Ontem mesmo, estava conversando com um técnico em informática sobre isso. E ele me informou que já fez inúmeras substituições de Linux pré-instalado pelo Windows XP.
Por fim, quero manifestar minhaa indignação contra estes tipos de participantes da comunidade que se sentem "gênios da computação", respondem de forma mal-educada aos iniciantes ou simplesmente ignoram todos os que querem aprender Linux e precisam de ajuda de pessoa experientes e capacitadas.
Caso estes "Talibans" não queiram ajudar outros usuários, a opção é simples: não mais participar desses fóruns e se isolarem em seus "laboratórios de fundo de quintal".


53. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/12/2008 - 12:08h

Estou aprendendo muito sobre o Linux,mas detesto o fundamentalismo que certos usuários insistem em associar a filosofia GNU/Linux.A história mostra que tal pensamento é muito nocivo e sempre gerou coflitos. GNU/Linux é liberdade,não imposição!


54. Com Certeza

Weidllan Djeizo Dos Santos
Weidllan

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/12/2008 - 12:21h

Gosto muito de ajuda, do mesmo jeito que gosto de aprender.
Pra mim, ninguém sabe de tudo, sempre tem mais pra aprender!

Mas as vezes quando eu apresento linux as pessoas, a maioria que se escorá, como eu tenho um nível de conhecimento intermediário, simplesmente, dizem, se tu já lei, aprendeu e sabe, pra quer eu vou lê?!

É só falar contigo e tu mim diz como fazer, isso que mim chatea, uma pessoa que não busca e se escora, é como aquele velho ditado, agente dá a mão e a pessoa pega a mão, o pé e o corpo inteiro.

Acho que é por isso que muitas vezes os usuários com nível de conhecimento alto se desfazem dos iniciantes, não podemos generalizar todos, mas tbm os iniciantes não precisam postar coisas como pra que servi "ls"

Pra mim um comunidade é pra ajudar, debates e achar soluções sobres assuntos realmente importantes para o universo linux.


55. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/12/2008 - 14:04h

augustomarreiros

Bom eu concordo e discordo com você em partes, realmente tem pessoas aqui que ninguem merece, mas em compensação tem outras pessoas legais que realmente te ajudam a aprender mais sobre o sistema, de qualquer maneira é bom você deixar a sua indignação aqui, afinal de contas o Linux precisa de pessoas realmente dispostas a ajudar embora é chato pra caramba você tendo 20 artigos, 15 dicas de como fazer a mesma coisa, e um usuario nem ao menos ler, os outros 49 topicos iguais e criar mais um para perguntar algo como "como habilitar outro sistema em dual boot no grub" mas tudo bem, não me custa perder 2 minutos escrevendo novamente a resposta.

Weidllan
Isso realmente é verdade os usuarios são acomodados, mas de certa forma, eu tenho amigos assim tb, mas não apenas no Linux, no Windows tb, enfim, da mesma forma eu respondo ensino, porque apesar do comodismo, normalmente você ensina apenas uma vez, e a pessoa aprende, é realmente mais comodo perguntar a quem já sabe, do que pesquisar a resposta, e como eu disse não custa tirar 2 minutos para digitar a solução.


56. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/12/2008 - 14:28h

Teixeira

Bom considerando que se você tem dinheiro para comprar uma ferrari você teria dinheiro para manter, e ter outros carros mas tudo bem (como nosso saudosissimo Romario, que não mora nos arredores da floresta negra, mora no RJ, com a robauto em alta, nos engarrafamentos e pistas esburacadas, mas ele tem uma Ferrari, e mesmo ele não conseguindo atingir com ela mais de 100 km/h por hora aqui no Brasil, ele sabe que ela faz 250 km/h brincando.)
Não se esqueça muitos preferem algo funcionam, mas infelizmente a maioria da população vive de status, aparencia é tudo.

Realmente é descaso dos fabricantes, eu mesmo já vi, BitLinux, Eclipse Linux, e outras distros que pelo amor de Deus... aquilo mancha a imagem do Linux, e as pessoas cada vez mais continuam achando que é um sistema operacional feio, e dificil de se manusear. Mas se o Linux é gratis, por que não instalar distros mais simples? Ubuntu, Kubuntu, Kurumin NG, Fenix Linux, entre outras? que são distros voltadas para o usuario?

Windows Starter Edition salvação da patria? o.O
Aonde isso?
Que patria é essa?
Quem acredita nisso tambem acredita em papai noel e coelinho da pascoa!

Linux salvação da patria?
Não é, com certeza não, quando o Linux ganhar mais mercado, eu tenho certeza que vão começar a surgir pragas para ele, mas como os desenvolvedores são pessoas que estão dispostas a trabalhar por ele e a cada falha corrigem, isso faz com que ele se atualize mais rapido que qualquer outra coisa, um exemplo disso é o Clamav que é o melhor antivirus do mercado, sendo Open souce.

"Quem tem seus programas de contabilidade, folha de pagamento, etc. que rodavam no DOS e que ainda sobrevivem no Windows 9x vai ficar "no mato sem cachorro" se pretender mudar se sistema operacional." não precisa mudar, não acho que o Linux vai substituir o windows, acho que um precisa do outro, isso sim. Alem do mais, sabemos que esse tipo de sistema de certa forma, é o melhor sistema de contabilidade, esses leves que rodam em DOS, afinal de contas, ocupam um micro espaço no hd pelos lançamentos e são extremamente rapidos.

"A solução pode parecer óbvia para nós desta comunidade, mas estamos falando de USUÁRIOS INICIANTES, aqueles que querem apenas navegar na internet, gravar um DVDzinho e editar um trabalhozinho de escola.
Tudo "na paz", e sem qualquer dificuldade." verdade, e isso o usuario aprende a fazer no Linux, se você dedicar 10 minutos explicando a ele como se faz, eu já cansei de fazer isso. Explico k3b, Open office, e firefox nem precisa explicar, prontinho, tudo resolvido.

Quanto a isso de desinstalar e instalar um pirata, eu mesmo já fiz isso e ainda faço, afinal de contas, aqui 99,9% das pessoas fazem isso (cachoeiro de itapemirim sul to espirito santo)

Eu concordo com a ideia de campanhas de Marketing para o usuario final, para nos que escolhemos o Linux por conta propria, realmente é tudo facil, pq estavamos dispostos a mudar por nossa vontade, e cada dificuldade era apenas um incentivo para ir mais a frente, no caso de outros não é assim, uma costureira não quer um computador para ela aprender muita coisa, ela quer apenas pesquisar uma coisinha aqui, outra ali, navegar na net, e usar o seu MSN.
Para manutenção existem os tecnicos, é isso que parece não ter na cabeça de muitos usuarios Linux, as pessoas não querem aprender, elas pagam pessoas para fazer isso por ela, "se todo mundo souber sobre o sistema operacional, só vai ter tecnico passando fome"


57. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Denis Doria
thuck

(usa Debian)

Enviado em 16/12/2008 - 20:41h

Bem... A questão do usuário novato ser mal atendido nas comunidades Linux pelos "gurus", sinceramente ser cordial, ou ser 'legal' não faz parte da maior parte da comunidade, não estamos aqui com objetivo de levar para passear os novatos.
Já deixei de responder muitas perguntas aqui no VOL porque eram idiotas, não vale a pena ficar explicando quando o cara podia ler a man page, ou visitar o google.
A maioria da comunidade não teve auxílio para aprender, e respeitam aqueles que tentam solucionar o problema, e não aqueles que querem o peixe pronto.
Ler manuais, ler man pages, ler how-to, visitar o google, faz parte do dia-a-dia, e alguém que não se deu ao trabalho nem de fazer isso realmente deve ser chutado e massacrado.
Quantas perguntas aqui no VOL não são respondidas colando o link de um artigo do próprio VOL? Se esse usuário não desperdíçou dez segundos procurando, por que devo desperdíçar os meus dez segundos respondendo?

Se vc quer atenção, carinho, gentileza, peça para a sua namorada.


58. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/12/2008 - 22:22h

Hmm, assim fico meio sem-graça (hehehe)...

Eu comecei no Viva o Linux fazendo perguntas bobas e chatas.
No entanto, sempre achei aqui quem tivesse a paciência de que eu necessitava, e sempre obtive socorro e dicas preciosas, até mesmo um acompanhamento bastante camarada durante o meu processo de iniciação.

Por essa razão continuei me dedicando, e permaneço nesta comunidade até hoje, aprendendo mais e mais, e repassando o pouco que sei sobre diversas coisas.

Ainda hoje faço perguntas "bobas e chatas", e no entanto continuo tendo apoio da maioria que se dedica a ajudar.
Parece que essa maioria não vê as perguntas por esse lado.

Na verdade, perguntas são feitas em geral movidas por uma forte curiosidade e um desejo de aprender.
E a resposta a uma pergunta que parece importuna a quem já domina o assunto, talvez seja essencial para aquele que a faz.

No meu caso, levei algum tempo para descobrir uma coisinha simples, que é o mecanismo de busca no topo da página, muito embora ele esteja bem evidente.
Ele é uma espécie de "mapa da mina" para os iniciantes.
Mas também não cobre todas as dúvidas de cada um de nós.

Na comunidade de técnicos de informática é extremamente comum recebermos a visita de usuários finais não-técnicos, fazendo as perguntas mais desconcertantes do mundo, havendo até uma coletânea dos casos mais engraçados.

A maioria dos participantes sempre ajuda de alguma forma, mas há uma minoria que chega a ficar indignada, pois afirma "não estar ali para dar conhecimento de graça", e que os não-técnicos deveriam fazer algum curso em vez de estar ali "na comunidade errada" fazendo perguntas.

Sou totalmente contra o fato de os fabricantes colocarem algum Linux "meia-boca" em suas máquinas.
Eles podem com isso estar realmente espantando os usuários.

Mas o fim da picada é se formos NÓS a espantá-los...

Particularmente acho que não temos esse direito.



59. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 17/12/2008 - 23:05h

Olha, facilidade de uso, e facilidade de instalação é bom sim, eé o futuro dos Linux...
Tecnologia não volta para trás... e Linux, mesmo os fáceis de usar, são configuráveis e são personalizáveis...
Nós usamos Linux, nós queremos configurar,instalar pacotes,ou nós queremos levar uma semana para tornar nosso Linux utilizável?
A não ser testes... Eu gosto de testar distros.... No momento, estou testando duas... um bonito Debian Lenny modificado, o Metamorphose, e um outro Linux brasileiro, O Litrix, um Gentoo like...
O Metamorphose está fácil e tranquilo, mas o Litrix? ele não instala o Grub legal, o default usa Lilo, que tb. ele não instala legal, o particionador só aceita 2 partições, o / e o swap, o home precisa ser feito com GParted antes, se vc formatar em ext3, ou reiserfs, precisa manter no instalador Litrix depois, pq se reformatar em outro sistema de arquivos depois, ele não instala mais e grava o Lilo errado, vc restaura o Lilo e ele dá danos na partição etc...
ou seja o Litrix dá trabalho, mas eu to testando...
Como eu disse, eu não,mas muitos usuários são usuários finais, e querem continuar sendo,
Mas um dia, todos os Linux serão fáceis, esse é o futuro...
Mesmo que os puristas discordem um pouco de mim, nenhuma Ciência ou Tecnologia volta para trás, os tempos da tela preta estão no fim...


60. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/12/2008 - 15:06h

Com certeza as coisas vão evoluir cada vez mais, seja no Windows, no Linux ou qualquer outro sistema operacional, e nos temos que nos adaptar a isso, a ideia de tudo automatizado para uns pode parecer o "fim do mundo" mas a verdade é que o sistema operacional antes de tudo tem que ser "operacional" como o proprio nome sugere, ninguem quer um sistema que ela não consegue operar...
Agora uma pergunta, será que não tem como fazer com que essas empresas que já instalam um linux "meia boca" de fabrica, começarem a mandar um sistema melhor? Afinal de contas, eu sei que é um tanto distante, mas deve ter alguma maneira, de "alertar" sobre isso que acontece, não é possivel que temos que ficar quietinhos vendo essas empresas que acabam difundindo uma imagem de um Linux feio, e dificil de usar.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts