thuck
(usa Debian)
Enviado em 13/12/2008 - 00:16h
Juro que não entendo essa obsessão por querer tanto que o usuário final use GNU/Linux. Sinceramente não me importo nem um pouco com isso. Se quiserem usar usem, se não quiserem usar não usem.
Sempre que escuto "ah, temos que melhorar a interface para o usuário final", isso me dá calafrio, vide como está o KDE4, que é feito para pessoas com dois neurônios, e está uma droga, mas o usuário final vai adorar.
Realmente temos bons motivos para que sejamos mais do que 2%?
Qual? O que o usuário final pode ajudar o GNU/Linux? Reportar bugs ele não vai, gerar código ele não vai, contribuir ele não vai, o que nós ganhamos?
O firefox tem uma base de 20% de usuários aproximadamente no mundo, quantos já contribuíram? O número de desenvolvedores é proporcional a sua base de usuários? Não!
O Linux têm 2% do mercado, e tem a maior base de desenvolvedores, por quê? Com certeza não é porque eles se preocuparam com o usuário final, e fizeram o kernel lançar pétalas cor de rosa quando tem um problema.
Bem, prefiro que as empresas adotem cada vez mais GNU/Linux, e não no desktop, mas sim em servidores. Porque a base de usuários que irá crescer é aquela que realmente importa, aquela que pode contribuir. Pois assim existirão mais sysadmins, mais desenvolvedores, etc etc.
No fim das contas usuário final sempre será dependente, isso não importa se windows ou se GNU/Linux, então porque essa fixação com eles?
E sinceramente o windows não tem uma interface amigável, ela só é burra, pois ter um iniciar -> todos_os_programas, não é amigável é só
[*****].
A diferença é que quando dá um problema no Linux, nós arrumamos, passamos algumas horas procurando uma solução, tendo que editar algum arquivo texto (nota: usamos normalmente o Vim para isso, e isso assusta porque é modo texto, se usássemos o Gedit, seria menos chocante para o usuário final), baixando algum software necessário, no windows não tem solução, então formata-se.
E o usuário final está pouco de lixando, ele só viu que no Linux vc teve que resolver, no windows vc teve que reinstalar, e quando ele vê vc reinstalando, parece mais fácil do que aprender a solucionar o problema.
Então, sinceramente para mim não ligo para o usuário final, como disse antes quer usar usa, não quer não use, mas não peça suporte para mim se não for GNU/Linux, porque não vou ajudar. Vc fez a escolha conviva com ela.