Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

13. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Vinicus S Moraes
vsmoraes

(usa Arch Linux)

Enviado em 12/12/2008 - 13:53h

Não vou discutir qual é o melhor D.E. para Linux pois isso é questão de gosto. Ambos os citados, KDE ou Gnome, atendem perfeitamente qualquer usuário, seja leigo ou avançado. Como eu disse, é uma questão de gosto.

Agora, eu acho ridículo migrar para o Linux e ficar fazendo comparações com o Windows (ou qualquer outro sistema operacional). Windows e Linux são sistemas diferentes, com metodologias diferentes, logo, "caras" diferentes.

Seguindo a linha de raciocínio do Teixeira, quando você troca de carro, o que espera com isso?
Mudanças, certo? Até porque, se não esperasse isso, pra que mudar de carro?
Pense da mesma forma com Sistema Operacional, se quer algo parecido com Windows, "amigável" como o Windows e "bonito" como o Windows, pra quê mudar? Só porque o Linux é grátis?

Por favor, vamos rever certos conceitos.

Achei a comparação com o Leopard simplesmente perfeita.


  


14. Facilidade de uso

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/12/2008 - 22:29h

Olá, Pessoal
Sou iniante no Linux (Ubuntu/Kubuntu 8.04) e gostaria de dizer o que penso e vejo em outras pessoas iniciantes no Linux.
A questão básica é a FACILIDADE DE USO que, queiram os apaixonados por Lnux ou não, é DECISIVA para a opção pelo Windows. Este é o meu caso.
Há muitos dias estou "sofrendo" para configuar minha conexão discada no Ubuntu/Kubuntu. Mesmo procurando ajuda aqui mesmo no site e em outros especializados em Linux, ainda não consegui a "façanha". Coisa que, em 5 minutos no máximo, consigo fazer no Windows.
Para mim (e certamente para a maioria dos usuários iniciantes em Linux) o grande PROBLEMA e a diferença é o udo da LINHA DE COMANDO. Comos vocês sabem melhor que eu, usar a linha de comando não é fácil para iniciantes.
Aí está o GRANDE PROBLEMA do Linux.
Enquanto as distribuições deste sistema não se preocuparem com a FACILIDADE DE USO para os usuários, o Linux vai continuar sendo um sistema restrito a pessoas com um conhecimento técnico específico.
Assim, não adianta ficar fazendo propaganda do Linux contra o Windows como se fosse um bando de MILITANTES DE PARTIDO DE ESQUERDA.
Gostaria de saber qual é a opinião sincera de todos sobre o futuro do Linux: tornar-se mais FÁCIL DE USAR ou continuar RESTRITO A UM PEQUENO GRUPO DE "NERDS"?
Essa é a minha opinião.


15. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 12/12/2008 - 23:20h

Olha, quem viu o Linux de dois anos atrás percebe que já melhorou muito em "facilitação do uso". E a tendência é melhorar cada vez mais.

Usando Ubuntu, OpenSuse, Fedora ou Mandriva, dificilmente vc vai precisar de um terminal aberto. Mas para hardware muito novo, muito antigo ou pouco usado, como os softmodems (a internet discada do colega aí de cima), é difícil não precisar de um.

E quanto ao Gnome não acho que ele seja assim tão diferente do Windows no uso diário (e uso o Windows desde a versão 3.11), pois temos pastas, ícones, menu (que só não tem o famoso "iniciar") e um painel a mais que não chega a atrapalhar ninguém. Aliás, é possível deixar o Gnome com a mesma "cara" do Windows removendo um dos painéis (o de cima) e reconfigurando os applets (menu, relógio, taskbar, lista de janelas etc.).

Já quanto ao Linux pré-instalado espantar usuários novatos, a questão não é o ambiente desktop e sim ter tudo funcionando, coisa rara de acontecer nos tempos do programa "PC Para Todos" do Governo Federal.

Quando se entrega algo que funciona com Linux, como o ASUS EEEPC ou o ACER ASPIRE ONE (tenho um e estou muito satisfeito com o Linpus Linux Lite, que restaurei substituindo o XP que a loja instalou), a tendência é ficar com o Linux.


16. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Denis Doria
thuck

(usa Debian)

Enviado em 13/12/2008 - 00:16h

Juro que não entendo essa obsessão por querer tanto que o usuário final use GNU/Linux. Sinceramente não me importo nem um pouco com isso. Se quiserem usar usem, se não quiserem usar não usem.
Sempre que escuto "ah, temos que melhorar a interface para o usuário final", isso me dá calafrio, vide como está o KDE4, que é feito para pessoas com dois neurônios, e está uma droga, mas o usuário final vai adorar.
Realmente temos bons motivos para que sejamos mais do que 2%?
Qual? O que o usuário final pode ajudar o GNU/Linux? Reportar bugs ele não vai, gerar código ele não vai, contribuir ele não vai, o que nós ganhamos?
O firefox tem uma base de 20% de usuários aproximadamente no mundo, quantos já contribuíram? O número de desenvolvedores é proporcional a sua base de usuários? Não!
O Linux têm 2% do mercado, e tem a maior base de desenvolvedores, por quê? Com certeza não é porque eles se preocuparam com o usuário final, e fizeram o kernel lançar pétalas cor de rosa quando tem um problema.

Bem, prefiro que as empresas adotem cada vez mais GNU/Linux, e não no desktop, mas sim em servidores. Porque a base de usuários que irá crescer é aquela que realmente importa, aquela que pode contribuir. Pois assim existirão mais sysadmins, mais desenvolvedores, etc etc.

No fim das contas usuário final sempre será dependente, isso não importa se windows ou se GNU/Linux, então porque essa fixação com eles?
E sinceramente o windows não tem uma interface amigável, ela só é burra, pois ter um iniciar -> todos_os_programas, não é amigável é só [*****].

A diferença é que quando dá um problema no Linux, nós arrumamos, passamos algumas horas procurando uma solução, tendo que editar algum arquivo texto (nota: usamos normalmente o Vim para isso, e isso assusta porque é modo texto, se usássemos o Gedit, seria menos chocante para o usuário final), baixando algum software necessário, no windows não tem solução, então formata-se.
E o usuário final está pouco de lixando, ele só viu que no Linux vc teve que resolver, no windows vc teve que reinstalar, e quando ele vê vc reinstalando, parece mais fácil do que aprender a solucionar o problema.

Então, sinceramente para mim não ligo para o usuário final, como disse antes quer usar usa, não quer não use, mas não peça suporte para mim se não for GNU/Linux, porque não vou ajudar. Vc fez a escolha conviva com ela.


17. olha

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 13/12/2008 - 00:22h

eu não me lembro como eu me senti quando mexi no windows pela primeira vez, até porque eu era muito pequena e a minha professora de informática ensinava a clicar em cima dos jogos, e quando iniciava a tela do dos tinhamos que digitar win para aparecer o Windows 3.11, era muito difícil de mexer na interface dele. depois surgiu com o windows 95 o menu iniciar e na época já tinha o meu primeiro computador que era um intel 486, foi ai que aprendi a mexer de verdade num sistema operacional, os anos foram passando e troquei 5 vezes de computador (tive dois 486 rodando windows 95 e depois 98, dois k6-2 com windows 98 e xp e esse pentium 4 de 3.2 ghz com xp e depois o ubuntu 7.04, 7.10, 8.04 e vou atualizar para o 8.10) a interface que deu mais certo para mim foi a do gnome, ainda sou iniciante e mexo ha menos de 1 ano.



18. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/12/2008 - 00:27h

Eu uso o gnome já tem anos,
e tenho que dizer ele "cru" é horrível mais quando bem configurado
fica Mara, como diz o Seu Ladir ...
vide umas screens do megatron ou até mesmo minhas, com gnome .


19. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 13/12/2008 - 02:16h

é uma questão de tempo, veja win funfa tudo pq é um só, bem antigo e de uma unica firma...
Linux são vários,,,
além disso, Tecnologia só vai para a frente...
dentro de algum tempo, tudo vai funfar, AYI, NVIDIAm modens discados etc... e os Linux de fábrica, sairão da fábrica nos micros, funfandotudo, vai ser plugar e usar...
Minha previsão pode ser muito Otimista, mas Linux terá cada vez mais usuários no Brasil e no Mundo...
O usuário final comum, eu concordo, ele vai usando, se der problema, ele vai formatar ou mandar formatar, seja Win ou Linux


20. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/12/2008 - 03:19h

Bom tudo bem, eu não criei isso aqui para discutir se Kde ou Gnome é melhor para usar...
mas a verdade é que, hoje o cliente entrou em contato comigo, e quer que eu va la instalar o windows xp, pq até a cunhada dele que é "fera"(trabalhar em escritorio e usar word, excel, e gravar cd é ser fera aonde?) não conseguiu fazer nada la.
Enfim vou ainda tentar instalar o kurumin NG em dual boot, para qualquer coisa...
Mas a verdade é que, vou dar alguns motivos para o usuario final usar Linux.

1° seria maravilhoso se eu não precisasse usar o xp nem na casa dos clientes.

2° quanto mais gente com "2" neuronios usar, mais serviço os tecnicos vão ter sendo assim aonde fica aquela de "você pode ganhar no Linux em cima do suporte, se todos os usuarios são feras e resolvem sozinhos os seus problemas?"

3° Quando um usuario compra um pc na loja, ele não fez a "opção" de trocar de sistema operacional, simplesmente já veio instalado.

4° Quanto mais gente usar o Linux, mais o sistema operacional cresce, é fato, pq mais empresas vão ter interesse em produzir versões Linux para seus softwares afinal tera mercado, me fala que empresa que visa lucros vai querer atingir um mercado de desktops se o Linux é só para servidor?

5° Quanto mais pessoas usarem Linux, mais empresas iram apoiar o projeto com capital, afinal é interessante para elas, como é visto que até o google resolveu apoiar o Linux.

Enfim precisa dizer mais por que o usuario final é tão importante pro Linux?
Eu sinceramente acho uma cabeça muito fechada a de uma pessoa que diz "dane-se o usuario final" pois ele é vital para o sistema.
Então eu particularmente gosto do Gnome, e acho que toquei na ferida dos apaixonados por ele, eu sei que ele é atraente se configurado corretamente, quem é usuario com mais conhecimento sabe disso, mas e o usuario iniciante vai saber fazer?
Pensem nessas questões, eu não quero comparar Linux com windows, afinal eu não gosto do windows, e sei que o Linux é completamente diferente, mas se o usuario final é "burro" o sistema tem que ser feito para "burros" operarem! "Uma pessoa que usa camisa tamanho G não vai comprar uma camisa tamanho P simplesmente porque ela tem mais qualidade, afinal ela não vai conseguir vestir a camisa,e ela vai ser inutil para ela, então ela compra uma do seu tamanho, para que ela consiga vestir, mesmo ela não sendo de tanta qualidade e as vezes nem tão bonita quanto a P"


21. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Vinicus S Moraes
vsmoraes

(usa Arch Linux)

Enviado em 13/12/2008 - 10:52h

Concordo que não pensar no usuário final e se fechar no "mundinho xiita" é um tanto ilusão, mas este trabalho tem que ser feito com cuidado. Concordo plenamente que o usuário final não acrescentaria em nada ao amadurecimento de nenhum software pelo motivos já citados, porém, tenho que concordar também com o fato de que, quanto mais pessoas usando GNU/Linux mais apoio a comunidade vai ter, não dessas pessoas diretamente, mas de empresas e desenvolvedores.

Agora, dizer que o Gnome não é amigável é pura falta de conhecimento. Basta ver o Ubuntu, a distribuição mais difundida, mesmo tendo versões com outros DEs, o mais baixado (e utilizado) é o que possui o Gnome. Fedora? GNOME. Debian? GNOME!
Fora que aplicações GTK são bem mais limpas, bonitas e leves que a em QT. ;)


22. Velha discussão

Pedro Henrique
phcs84

(usa Debian)

Enviado em 13/12/2008 - 12:25h

Sou usuário de linux há uns 3 ou 4 anos, entre desistências e retornos, trocas de distros e tal, eu até hoje uso Debian com KDE, comecei com o Kurumin que hoje não gosto mais, sou um usuário de nível básico para intermediário, poderia usar Gnome, XFCE, Fluxbox, pois são mais leves e isso e aquilo, mas não... gosto do KDE apesar de ser mais "robusto" do que os outros por causa da sua aparência, que convenhamos dá de 10 a 0 nas outras, adoro alguns programas que são do KDE como o Amarok, há pouco tempo atrás lá em casa coloquei a banda larga no meu computador no meu quarto com o KDE lá, mesmo o pessoal que não tava acostumado conseguiu se adaptar em pouco tempo, o que seria bem mais complicado com uma interface gráfica menos amigável, claro que para quem quer programar, quer rapidez e encara o computador como ferramenta "hard" de trabalho vai procurar algo mais prático, fora isso querendo ou não PC é que nem mulher, a aparência pode até não ser tudo mas que é importante é. E se tem tantas distros e ambientes gráficos diferentes, que viva a diversidade, não adianta ficarmos aqui debatendo qual é a melhor, qual que cada um gosta mais, até mesmo porque não é a intenção do tópico criado.
Abraços.


23. Gnome

Weidllan Djeizo Dos Santos
Weidllan

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/12/2008 - 23:34h

Sinceramente, prefiro Gnome, já usei KDE, as vezes complicava para achar algum aplicativo e mim lembrava muito Windows.
Como já foi dito aqui, quando vamos pro Linux como pra qualquer outro SO queremos mudar e não fica lembrando o SO que usávamos.

Muitos sempre mim fazem essas perguntas:

* Por que você gostar tanto de Linux?
* Por que você divulga?
* Por que você fica tanto tempo no VOL ajudando a turma de graça?
* O que você ganhar divulgando Ubuntu, Fedora, Kurumin...?

Digo as vocês que tem respostas para tudo nessa vida e no mundo Linux não podia ser diferente. Minha respostas são assim:

Sabe porque eu gosto tanto de Linux?

Linux é um sistema gratuito.
Linux é um sistema livre para modificar, copiar e redistribuir.
Linux é um sistema que tem vários desenvolvedores dando o sangue para que termos um sistema seguro e estável.
Linux é um sistema que possuí um dos melhores suportes para servidores de mercado.
Linux é um sistema ao qual não falta suporte online gratuito.
Linux é um sistema rápido, fácil e seguro.

Sabe Porque eu divulgo?

A divulgação é um meio de mostrar as pessoas que temos outra alternativa.
A divulgação é um meio de mostrar onde achar ajuda para todas as perguntas.
A divulgação é um meio de mostrar as vantagens que o Linux tem.
A divulgação é um meio de atiçar a curiosidade das pessoas.
A divulgação serve para mostrar que por trás de tudo existi um mundo livre.

Sabe Por que eu fico tanto tempo no VOL ajudando a turma de graça?

Porque é ajudando que a gente é ajudado.
Porque ninguém nasci mexendo em Linux.
Porque mim alegra vê as duvidas ou perguntas das pessoas [RESOLVIDO]
Porque ajudando conseguimos fazer as pessoas desenvolverem interesse em aprender mais.
Porque ajudando é que construímos um mundo livre.

Sabe o queu ganho divulgando Ubuntu, Fedora, Kurumin...?

Ganho amigos.
Ganho experiencia em mim relacionar com as pessoas.
Ganho conhecimento com as dicas, perguntas e respostas.
Ganho conhecimento sobre as novidades do mundo Linux.




24. Windows -> KDE -> EL

Davi das Chagas Neves
davi.fisica

(usa Outra)

Enviado em 14/12/2008 - 12:16h

Acho que a integração das pessoas no universo Linux sempre deve-se dar da seguinte forma...

Inicie pelo windows, passe para uma distro amigável com KDE... daí então cada um deve fazer sua Escolha Livre (EL)... tanto de distro, quanto de gerenciador de janelas... eu prefiro o Gnome e o Fedora... mas estou sempre experimentando coisas novas... e caho esta a melhor forma de escolher... acho errado as pessoas aqui e em outros fóruns linux tentarem impor certas distros... cada um deve ser livre para escolher, devemos apenas apresentar as opções...

[]s






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts