lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 01/04/2014 - 09:59h
delcimard escreveu:
Mundo linux = saco de gatos. Todo mundo sabe tudo e ninguém sabe nada. Vão se masturbar com a distro de cada um e deixem a dos outros em paz bando de prego.
Delcimard, se liga em um detalhe: por que três pessoas com pensamentos tão díspares (Rodrigo bilufe, um fanboy da Canonical, Gedimar, mantenedor do projeto UbuntUCA, um remaster sério do Ubuntu e uma referência dentro daquilo a que se propõe, e eu, um slacker quase stallmaninsta e quase ideoxiitólogo) estão batendo nessa mesma tecla? A razão é bem simples: GNU / Linux é livre, não é bagunça. Não basta você pegar uma distro aí qualquer, mudar o papel de parede, colocar uns três ou quatro scripts, usar os repositórios daquela distro que você pegou, para distribuir o frankenstein sob o nome distribuição GNU / Linux. Pior: cadê os códigos fonte, exigência cabal da GPL desde sua primeira versão?
Não sou contra a criação de uma nova distro ou a distribuição de um remaster sério. Mas sou totalmente contra essa coisa que o BigLinux fazia e o Kaiana e o Linux Educacional fazem: ser apenas um Ubuntu com dois ou três pacotes extras pré-instalados. Tecnicamente, e o Rodrigo que me corrija se eu estiver errado, o Ubuntu sequer poderia ser redistribuído com o ubuntu-restricted-extras instalado por padrão, dado algumas licenças que seriam infringidas. Se o cara quer desenvolver pacotes para o GNU / Linux, beleza, submeta-os a uma distro já existente que assim ele vai contribuir muito mais pra comunidade do que ficando restrito a uma refisefuquis que só serve pra ser alvo de piada. Se o cara quer criar uma distro com um diferencial, lindo, dou todo apoio! Mas sou contra o cara criar uma "distro" só pra distribuir esses pacotes dele, e o pior, nem localizar direito a porra do refisefuquis o cara se deu ao trabalho. Parece que o cara só quer ter a realização pessoal de criar uma distro e poder pôr no currículo dele "desenvolvedor de distro GNU / Linux"...