Servidor em C via UDP
Publicado por Rafael 20/06/2007
[ Hits: 12.504 ]
Homepage: nenhum
Um servidor em C que utiliza o protocolo UDP, recebe e envia mensagens...
Olhe também o cliente! De novo a tentativa é ser o mais didático possível.
Logo, este é um exemplo também bem simples e comentado.
Para compilar: gcc servidor.c -o S
#include <stdio.h>
#include <sys/socket.h>
#include <netdb.h>
#include <string.h>
void esvazia(char vetor[],int tam){
int i;
for(i=0;i<tam;i++){
vetor[i]='{FONTE}';
}
}
int main(){
struct sockaddr_in cliente, servidor;
int tam_cliente, meuSocket,enviei=0;
// MTU padrão pela IETF
char buffer[576];
meuSocket=socket(PF_INET,SOCK_DGRAM,0);
servidor.sin_family=AF_INET;
servidor.sin_port=htons(20000);
servidor.sin_addr.s_addr=htonl(INADDR_ANY);
esvazia(buffer,576);
bind(meuSocket,(struct sockaddr*)&servidor,sizeof(struct sockaddr_in));
while(1){
printf("*** Servidor de Mensagens ***\n");
tam_cliente=sizeof(struct sockaddr_in);
recvfrom(meuSocket,buffer,576,MSG_WAITALL,(struct sockaddr*)&cliente,&tam_cliente);
printf("Recebi:%s de <endereço:%s> <porta:%d>\n",buffer,inet_ntoa(cliente.sin_addr),ntohs(cliente.sin_port));
int enviei=sendto(meuSocket,"ACK!",strlen("ACK!"),0,(struct sockaddr*)&cliente,sizeof(struct sockaddr_in));
if (enviei>=0)
printf("Envio de ACK!\n");
else{
error("sendto");
printf("Envio de falhou!\n");
}
esvazia(buffer,576);
}
close(meuSocket);
}
Usando sockets para monitorar servidores
Calcular Broadcast e IPs disponíveis
Como atualizar sua versão estável do Debian
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Script de montagem de chroot automatica
Atualizar Linux Mint 22.2 para 22.3 beta
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
De volta para o futuro - ou melhor, para o presente (parte 2) (2)
Por que passar nas disciplinas da faculdade é ruim e ser reprovado é b... (7)









