Compartilhando minha experiência: herdei um notebook velho do meu pai e vi a oportunidade de colocar
Linux nele. Mas como se trata de um
T4300 (1M de cache, 2.10 GHz, FSB de 800 MHz, Dual Core) com apenas 2GB de RAM, eu resolvi melhorá-lo um pouco. Adicionei mais 2GB de RAM e coloquei um SSD.
Infelizmente, surgiu um novo problema, o SSD não foi reconhecido no
BIOS. Curioso que, iniciando um live-USB, durante a instalação, o SSD estava lá. Instalei uma distribuição Linux, mas mesmo assim, após reiniciar o computador, o SSD não era reconhecido, por isso o Linux instalado não iniciava.
Obs.: não sei o motivo desse problema. Caso alguém saiba, por favor, deixe um comentário.
Resumindo o cenário... Após inserir um SSD no notebook, ele não foi reconhecido no BIOS. Ele apareceu no instalador das distribuições Linux, entretanto. Após a instalação o sistema não iniciava, pois, não encontrava o SSD.
Agora vem a solução que, na verdade, é uma gambiarra. Após iniciar um live-USB e antes de começar a instalar o sistema, coloquei um cartão de memória na parte frontal do notebook.
Formatei como EXT2 e, durante a instalação, defini o cartão de memória para ser a partição "/boot", inclusive o GRUB foi instalado lá. O restante do sistema foi instalado no SSD normalmente (/).
Como o BIOS reconhecia o cartão de memória, o sistema foi inicializado por ele. E assim o resto funcionou!
Fica a dica para quem está com o mesmo problema.
Boa essa resolução, achei válida!!! Um colega de trabalho pediu pra eu formatar a máquina dele, e comprou um SSD!!! Um positivo antigo, ele não t conheceu o noite, com Windows, testei com Linux, também não resolveu, mesmo como MBR! O Windows, nem instalava, instai em outra máquina, pus no notebook e nada! Só rodou com HD mesmo!