Melhorando gráficos de jogos Vulkan em Linux - vkBasalt

Publicado por Matheus em 08/04/2020

[ Hits: 4.712 ]

 


Melhorando gráficos de jogos Vulkan em Linux - vkBasalt



VkBasalt é uma layer de pós-processamento para Vulkan que permite usar o Contrast Adaptive Sharpening (CAS) da AMD em qualquer aplicação.

A instalação é simples, mas tenha certeza de verificar as dependências no git do projeto.

git clone https://github.com/DadSchoorse/vkBasalt
$ cd vkBasalt
$ make
$ sudo make install


Para habilitar, adicione às launch options do jogo na steam:

ENABLE_VKBASALT=1 %command%

O efeito pode ser ligado e desligado usando a tecla HOME quando in-game.

A "mágica" aqui é que como o proton utiliza Vulkan como uma forma de traduzir código DirectX, então o vkBasalt funciona em basicamente qualquer jogo da plataforma.

Comparação em Lara Croft Temple of Osiris:

Desligado:
Ligado:
O CAS melhora DEMAIS os detalhes das texturas e tem um negligenciável na performance, até onde testei.

Outras dicas deste autor

Fish Shell como padrão respeitando o /etc/profile

Broadcom BCM4113 em Gentoo Linux

Como descobrir o pacote dono do arquivo no Gentoo

Plymouth no Arch Linux

Carregar os binários e libs na RAM

Leitura recomendada

Diversão - Alguns joguinhos para GNU/Linux

Brincar com Linux - Inutilitários de Linux!

Pacman no Fedora

Jogo de Dominó

O velho DOOM no GNU/Linux

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário