Tutorial OpenGL v2.0
Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.
[ Hits: 20.204 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015

#include <SDL/SDL.h>
#include <SDL/SDL_opengl.h>
#include <time.h>
#define LARGURA 400
#define ALTURA 400
#define TAMANHO_IMAGEM 128
GLuint carregarImagem(const char *nomeImg) {
SDL_Surface *img = SDL_LoadBMP(nomeImg);
GLuint textura;
if(img == NULL) {
printf("Erro ao carregar a imagem %s: %s
",nomeImg,SDL_GetError());
SDL_FreeSurface(img);
exit(-1);
}
glGenTextures(1, &textura);
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MIN_FILTER, GL_LINEAR);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MAG_FILTER, GL_LINEAR);
glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, 3, img->w, img->h, 0,
GL_RGR, GL_UNSIGNED_BYTE, img->pixels);
SDL_FreeSurface(img);
return textura;
}
void colocandoImagemNaTela(GLuint textura, int x,int y) {
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura);
glLoadIdentity();
glTranslatef(x,y,0);
glBegin(GL_QUADS);
glTexCoord2f(0, 0);
glVertex2f(0, 0);
glTexCoord2f(1, 0);
glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, 0);
glTexCoord2f(1, 1);
glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, TAMANHO_IMAGEM);
glTexCoord2f(0, 1);
glVertex2f(0, TAMANHO_IMAGEM);
glEnd();
}
void inicializaOpenGL() {
glClearColor(255,255,255,1);
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
glLoadIdentity();
//Necessário para exibir a imagem
glEnable(GL_TEXTURE_2D);
gluOrtho2D(0,LARGURA,ALTURA,0);
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
}
void GL_FillRect(SDL_Rect a,int r,int g,int b) {
glLoadIdentity();
glColor3ub(r,g,b);
glBegin(GL_QUADS);
glVertex2f(a.x,a.y);
glVertex2f(a.x+a.w,a.y);
glVertex2f(a.x+a.w,a.y+a.h);
glVertex2f(a.x,a.y+a.h);
glEnd();
}
int main(int argc,char *argv[]) {
if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0) {
printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
return -1;
}
srand((unsigned)time(NULL));
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_RED_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_GREEN_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_BLUE_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_ALPHA_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_DOUBLEBUFFER, 2 );
SDL_Surface * tela = SDL_SetVideoMode(LARGURA,ALTURA,32,SDL_OPENGL);
if(tela == NULL) {
printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
SDL_Quit();
return -1;
}
SDL_WM_SetCaption(""Imagenando"",NULL);
SDL_Event evento;
int estaRodando = 1;
inicializaOpenGL();
GLuint textura = carregarImagem("cb.bmp");
while(estaRodando) {
while(SDL_PollEvent(&evento)) {
switch(evento.type) {
case SDL_QUIT:
estaRodando = 0;
break;
default:
break;
}
}
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
colocandoImagemNaTela(textura,50,50);
SDL_Delay(30);
SDL_GL_SwapBuffers();
}
SDL_Quit();
glDeleteTextures(1, &textura);
return 0;
}
Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
LivreNFE - O emissor Nfe open source para Linux
Utilizando a biblioteca NCURSES - Parte I
Detectando assalto na multidão com visão computacional
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Como fazer a conversão binária e aplicar as restrições no Linux
Como quebrar a senha de um servidor Linux Debian
Como bloquear pendrive em uma rede Linux
Um autoinstall.yaml para Ubuntu com foco em quem vai fazer máquina virtual
Instalar GRUB sem archinstall no Arch Linux em UEFI Problemático









