Tutorial OpenGL v2.0
Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.
[ Hits: 19.353 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015
#include <SDL/SDL.h> #include <SDL/SDL_opengl.h> #include <time.h> #define LARGURA 400 #define ALTURA 400 #define TAMANHO_IMAGEM 128 GLuint carregarImagem(const char *nomeImg) { SDL_Surface *img = SDL_LoadBMP(nomeImg); GLuint textura; if(img == NULL) { printf("Erro ao carregar a imagem %s: %s ",nomeImg,SDL_GetError()); SDL_FreeSurface(img); exit(-1); } glGenTextures(1, &textura); glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura); glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MIN_FILTER, GL_LINEAR); glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MAG_FILTER, GL_LINEAR); glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, 3, img->w, img->h, 0, GL_RGR, GL_UNSIGNED_BYTE, img->pixels); SDL_FreeSurface(img); return textura; } void colocandoImagemNaTela(GLuint textura, int x,int y) { glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura); glLoadIdentity(); glTranslatef(x,y,0); glBegin(GL_QUADS); glTexCoord2f(0, 0); glVertex2f(0, 0); glTexCoord2f(1, 0); glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, 0); glTexCoord2f(1, 1); glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, TAMANHO_IMAGEM); glTexCoord2f(0, 1); glVertex2f(0, TAMANHO_IMAGEM); glEnd(); } void inicializaOpenGL() { glClearColor(255,255,255,1); glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); //Necessário para exibir a imagem glEnable(GL_TEXTURE_2D); gluOrtho2D(0,LARGURA,ALTURA,0); glMatrixMode(GL_MODELVIEW); glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); } void GL_FillRect(SDL_Rect a,int r,int g,int b) { glLoadIdentity(); glColor3ub(r,g,b); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(a.x,a.y); glVertex2f(a.x+a.w,a.y); glVertex2f(a.x+a.w,a.y+a.h); glVertex2f(a.x,a.y+a.h); glEnd(); } int main(int argc,char *argv[]) { if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0) { printf("Erro : %s ",SDL_GetError()); return -1; } srand((unsigned)time(NULL)); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_RED_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_GREEN_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_BLUE_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_ALPHA_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_DOUBLEBUFFER, 2 ); SDL_Surface * tela = SDL_SetVideoMode(LARGURA,ALTURA,32,SDL_OPENGL); if(tela == NULL) { printf("Erro : %s ",SDL_GetError()); SDL_Quit(); return -1; } SDL_WM_SetCaption(""Imagenando"",NULL); SDL_Event evento; int estaRodando = 1; inicializaOpenGL(); GLuint textura = carregarImagem("cb.bmp"); while(estaRodando) { while(SDL_PollEvent(&evento)) { switch(evento.type) { case SDL_QUIT: estaRodando = 0; break; default: break; } } glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); colocandoImagemNaTela(textura,50,50); SDL_Delay(30); SDL_GL_SwapBuffers(); } SDL_Quit(); glDeleteTextures(1, &textura); return 0; }
Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
Apreendendo a utilizar o GNU Debugger (parte 2)
Criando aplicativos para o Mac OS X no GNU/Linux
Utilizando a biblioteca NCURSES - Parte II
Utilizando a biblioteca NCURSES - Parte I
Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Converter os repositórios Debian para o novo formato com as chaves
Instalando Spotify no Debian 13
Realizar overclock no Miyoo Mini (plus ou normal)
linux mint reconhece microfone de lapela como fone de ouvido sem micro... (2)
Como desinstalar o GIMP? [RESOLVIDO] (1)