Tutorial OpenGL v2.0
Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.
[ Hits: 18.386 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015
#include <SDL/SDL.h> #include <SDL/SDL_opengl.h> #include <time.h> #define LARGURA 400 #define ALTURA 400 #define TAMANHO_IMAGEM 128 GLuint carregarImagem(const char *nomeImg) { SDL_Surface *img = SDL_LoadBMP(nomeImg); GLuint textura; if(img == NULL) { printf("Erro ao carregar a imagem %s: %s ",nomeImg,SDL_GetError()); SDL_FreeSurface(img); exit(-1); } glGenTextures(1, &textura); glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura); glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MIN_FILTER, GL_LINEAR); glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MAG_FILTER, GL_LINEAR); glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, 3, img->w, img->h, 0, GL_RGR, GL_UNSIGNED_BYTE, img->pixels); SDL_FreeSurface(img); return textura; } void colocandoImagemNaTela(GLuint textura, int x,int y) { glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura); glLoadIdentity(); glTranslatef(x,y,0); glBegin(GL_QUADS); glTexCoord2f(0, 0); glVertex2f(0, 0); glTexCoord2f(1, 0); glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, 0); glTexCoord2f(1, 1); glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, TAMANHO_IMAGEM); glTexCoord2f(0, 1); glVertex2f(0, TAMANHO_IMAGEM); glEnd(); } void inicializaOpenGL() { glClearColor(255,255,255,1); glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); //Necessário para exibir a imagem glEnable(GL_TEXTURE_2D); gluOrtho2D(0,LARGURA,ALTURA,0); glMatrixMode(GL_MODELVIEW); glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); } void GL_FillRect(SDL_Rect a,int r,int g,int b) { glLoadIdentity(); glColor3ub(r,g,b); glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(a.x,a.y); glVertex2f(a.x+a.w,a.y); glVertex2f(a.x+a.w,a.y+a.h); glVertex2f(a.x,a.y+a.h); glEnd(); } int main(int argc,char *argv[]) { if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0) { printf("Erro : %s ",SDL_GetError()); return -1; } srand((unsigned)time(NULL)); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_RED_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_GREEN_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_BLUE_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_ALPHA_SIZE, 8 ); SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_DOUBLEBUFFER, 2 ); SDL_Surface * tela = SDL_SetVideoMode(LARGURA,ALTURA,32,SDL_OPENGL); if(tela == NULL) { printf("Erro : %s ",SDL_GetError()); SDL_Quit(); return -1; } SDL_WM_SetCaption(""Imagenando"",NULL); SDL_Event evento; int estaRodando = 1; inicializaOpenGL(); GLuint textura = carregarImagem("cb.bmp"); while(estaRodando) { while(SDL_PollEvent(&evento)) { switch(evento.type) { case SDL_QUIT: estaRodando = 0; break; default: break; } } glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); colocandoImagemNaTela(textura,50,50); SDL_Delay(30); SDL_GL_SwapBuffers(); } SDL_Quit(); glDeleteTextures(1, &textura); return 0; }
Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
Introdução à plataforma GNU de desenvolvimento
Apreendendo a utilizar o GNU Debugger (parte 2)
Passkeys: A Evolução da Autenticação Digital
Instalação de distro Linux em computadores, netbooks, etc, em rede com o Clonezilla
Título: Descobrindo o IP externo da VPN no Linux
Armazenando a senha de sua carteira Bitcoin de forma segura no Linux
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Instalando Brave Browser no Linux Mint 22
vídeo pra quem quer saber como funciona Proteção de Memória:
Encontre seus arquivos facilmente com o Drill
Mouse Logitech MX Ergo Advanced Wireless Trackball no Linux
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Como abrir o pycharm no linux (2)
VMs e Interfaces de Rede desapareceram (12)