Em primeiro lugar, não existe isso de melhor distribuição
GNU/Linux. Muitos dizem só essa presta, ou não, só tal é o verdadeiro Linux, besteira de quem pensa dessa forma, afinal o FIREFOX, GIMP ou o próprio VLC que você instala no DEBIAN, SLACK, GENTOO, ARCH, etc não são os mesmos? Sabemos que independente de tudo suas raízes são as mesmas.
Como já foi dito cada uma distro com características únicas, um exemplo básico, o Debian por padrão só instala versões estáveis, isso quer dizer que nem sempre será a última versão do software, mas a estável, no Slack não é bem assim, já falei que ele é um DINO GNU/Linux, o usuário tem que participar de todo processo de instalação, o Arch e o Gentoo muda um pouco as coisas, ambos tem um gigantesco repositório geralmente com as últimas versões de software, sempre que instalar um software no Arch e no Gentoo provavelmente usará a última versão do mesmo.
Mais a escolha de uma distro para seu uso, isso é muito pessoal, vejam como foi simples para Fulano tomar essa escolha.
No meio de muitas distribuições Fulano parou e se fez duas perguntas básicas, a primeira foi: O que preciso? Além de um sistema operativo para gerenciar os recurso de seu hardware, um sistema que atenda suas necessidades diárias, mas em particular o que ele espera de um distro é:
- Estabilidade
- Segurança
- Flexibilidade
- Controle
- Velocidade
- Boa documentação
Para atender esses requisitos só uma distro raiz, não que outras como Ubuntu, ElementaryOS, Mint e outras sejam ruins, mas em um ponto dessa jornada falaremos de uma coisa chamada SEGURANÇA, Envio de dados e outras coisas, vamos voltar a escolha da distro.
E a segunda pergunta foi: O que quero? E a resposta foi! Uma distro limpa, onde só o necessário venha com ela, produtiva, que tenha um largo repositório com ferramentas para atender minhas necessidades, e velocidade em seu ambiente de trabalho para manipular de forma prática essas ferramentas, e que sempre esteja aprendendo com ela.
Nesses pontos de vista todas as distribuições que já citei são aceitáveis, mas temos que escolher uma e não vou fazer apologia ou induzir ninguém a usar tal distro, pois a base de conhecimento de nossa jornada pode ser aplicada a qualquer distribuição GNU/Linux.
A escolha
Fulano tem 5 distribuições GNU/Linux a sua disposição, Debian, Slackware, Red Hat, Gentoo e Arch. Ele descartou o Red Hat por ser uma distribuição focada ao uso comercial e não tinha interesse em gastar um pouco para fazer uso de uma distribuição.
Restaram 4 distribuições, a escolhida foi o Arch GNU/Linux pois ele se identificou com sua filosofia, uma dica aos que estão chegando agora no mundo Linux: O uso do Debian, pois é a mais amigável de todas. O Slackware, Gentoo e o Arch são distros para usuários já iniciados, mas para quem vai optar pelo Arch fiquem tranquilos pois farei o possível para deixar as coisas bem claras.