O GNU
É um sistema operacional cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operativo completo e totalmente composto por software livre, isto é respeitar a liberdade dos usuários. Foi iniciado por Richard Matthew Stallman em 1984 sob a famosa GPL (Licença Pública Geral).
Em 1992 o sistema operacional estava quase pronto, mas faltava o núcleo (kernel), Stallman e sua equipe estavam no desenvolvimento de um núcleo chamado HURD, porém no mesmo ano Linus Benedict Torvalds mudou a licença de seu núcleo para uma licença livre compatível com a GPL. Este núcleo era capaz de usar todas as peças do sistema operacional GNU, para mais informações veja em:
Mas porque GNU? GNU é um acrônimo de: GNU is Not Unix (em português: GNU Não é Unix).
O Linux
O
Linux nada mais é que um kernel UNIX-Like, escrito por Linus Benedict Torvalds e outros desenvolvedores. Mas o que é kernel?
Kernel é o núcleo do sistema, uma ponte entre aplicativos e processamento real de dados em nível de hardware. Sua principal finalidade é gerenciar recursos do computador e permitir que outros programas usem esses recursos.
Os principais recursos são:
- Gerenciamento de processos
- Gerenciamento de memória
- Gerenciamento de dispositivos e chamadas do sistema.
Bem, Fulano já sabe disso, mas para quem ainda não leu sobre o assunto recomendo um estudo nem que seja superficial, tal informação pode ser vista em:
De volta ao Linux, é comum confundir o kernel como um sistema operacional, sabemos que isso não é 100% verdade, mas uma porte do todo. O kernel Linux foi inspirado no MINIX criado por Andrew Stuart Tanenbaum.
Informações sobre:
Um resumo completo de tudo
Andrew Stuart Tanenbaum em 1987 cria o MINIX, em 05 de outubro de 1991 Linus Benedict Torvalds cria um kernel baseado no MINIX chamado Linux (uma junção de Linus mais UNIX), e em 1992 seu kernel mais as peças do sistema operacional GNU criado pelo Hacker Richard Matthew Stallman e sua equipe mais a maravilhosa filosofia de software livre nasceu o
GNU/Linux.
Antes de mais nada só uma dica, não darei aulas de comandos apesar que falarei de alguns, e muito menos explicarei como funciona a árvore de diretórios do GNU/Linux, mas leiam os arquivos disponíveis no
Guia Foca Linux, pois preciso que desenvolvam o conhecimento por si próprios, lembrem estaremos dentro desses conhecimentos o tempo todo no decorrer dessa jornada.