Na janela "Configurações do Sistema" (System Settings), podemos alterar a aparência das janelas do KDE clicando em "Aparência dos aplicativos" (Application Appearance). Essa seção apresenta seis subseções, mostradas na figura a seguir. Vejamos cada uma delas.
A primeira subseção, "Estilo" (Style), serve para configurar o estilo (ou tema) das janelas de uma forma em geral. Uma dica é instalar o tema QtCurve, que pode ser obtido através do pacote qtcurve. Ele serve tanto para programas desenvolvidos para KDE, usando a biblioteca Qt, quanto para programas que utilizam como base a biblioteca GTK, normalmente desenvolvidos para GNOME. Dessa forma você uniformiza a aparência dos aplicativos instalados no seu sistema. Se você tiver instalado o QtCurve no seu computador, pode selecioná-lo em "Estilo dos widgets" (Widget style).
A segunda subseção, "Cores" (Colors), permite que você altere as cores de cada elemento da janela. Observe que é possível obter novos esquemas de cores da Internet clicando no botão "Obter novos esquemas..." (Get New Schemes...), o processo é semelhante ao de obtenção de papéis de parede, visto anteriormente.
Também é possível importar esquemas de arquivos obtidos manualmente (o site
KDE-Look.org possui várias opções disponíveis para download), clicando em "Importar esquema..." (Import Scheme...), ou salvar esquemas de cores feitos pelo usuário, clicando em "Salvar esquema..." (Save Scheme...).
A terceira subseção, "Ícones" (Icons), permite que você altere o tema de ícones usado pelo sistema. Aqui também é possível obter temas de ícones da Internet clicando no botão "Obter novos temas..." (Get New Themes...) ou importá-los clicando em "Instalar arquivo de tema..." (Install Theme File...). Nesse caso, você pode dar uma conferida na seção de ícones do
KDE-Look.org. Particularmente, eu acho o tema Oxygen muito bom e por isso não altero nada nessa seção.
Na subseção "Fontes" (Fonts) podemos definir as fontes utilizadas pelo sistema para exibir textos nas barras de ferramentas, nas barras de título, nos ícones da Área de Trabalho, entre outros. Aqui não é possível instalar fontes novas no sistema, apenas utilizar as que já existem.
Se desejar instalar novas fontes para utilizá-las aqui, você deve voltar à tela inicial da janela "Configurações do Sistema" (System Settings) clicando em "Visão geral" (Overview), e depois clicar em "Instalador de fontes" (Font Installer).
Você pode também configurar o KDE para utilizar apenas uma fonte para exibir todos esses itens, clicando no botão "Ajustar todas as fontes..." (Adjust All Fonts...). Será exibida uma caixa de diálogo na qual você deverá selecionar a fonte que será utilizada.
Na próxima subseção, "Aparência GTK+" (GTK+ Appearance), não há muito o que fazer: apenas definir como as aplicações que utilizam a biblioteca GTK serão exibidas no KDE, que utiliza preferencialmente a biblioteca Qt. Se você instalou o tema QtCurve, como eu sugeri anteriormente, ele deve estar selecionado em "Estilo do widget" (Widget style), como mostra a figura a seguir.
Nessa subseção também pode ser definida uma fonte diferente para ser utilizada pelas aplicações em GTK, o que não é interessante, se você estiver buscando a uniformização da aparência dos seus aplicativos. Aqui o melhor a ser feito é manter as configurações padrão.
Finalmente, na subseção "Emoticons" você define quais emoticons devem ser utilizados pelos aplicativos. Os emoticons aqui listados são utilizados pelo Kopete e pelo KMess, por exemplo. Observe que é possível obter novos temas de emoticons da Internet clicando no botão "Obter novos temas de ícones..." (Get New Icon Themes...) ou importar arquivos obtidos manualmente (o site
KDE-Look.org oferece vários), clicando em "Instalar arquivo de tema..." (Install Theme File...).