Apresento aqui a descrição do que consegui e dos problemas enfrentados para rodar e instalar alguma distribuição Linux em Notebook Sony Vaio que com 15 anos de idade ainda apresenta excelente rendimento e bateria também em funcionamento.
Como foi a ajuda do Co-pilot da Microsoft na solução do problema de reinicialização do LMDE-6?
Depois de tantas tentativas e fracassos, até para poder testar a capacidade das Inteligências Artificiais (IA), fiz uma consulta ao Co-pilot da MS através da minha conta no SKYPE, descrevendo o que havia sido feito e os problemas enfrentados para conseguir a reinicialização após a instalação com sucesso do LMDE-6.
Claro que não obtive a resposta direto na primeira consulta em que a sugestão foi experimentar com vários cheatcodes incluindo aquele ("irqpoll") que não ativava as redes. Dentre as alternativas apresentadas pelo Co-pilot, estava também aquela de a partir de pendrive rodando alguma outra distro, montar a partição raiz da nova instalação e fazer a reedição dos códigos do GRUB, substituindo o cheatcode "quiet splash" pelos outros 4 testados e aprovados. Em caso de dúvida, também sugeria a reinstalação do GRUB.
Para a reinstalação do GRUB e para evitar erros, segui a excelente publicação do tutorial de reinstalação do GRUB do autor Cleber Ribas publicado pela Universidade de Santa Maria cujo link de acesso é :
[1] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 07/04/2025 - 16:35h
Entusiasmado com a performance do Vaio com Linux LMDE 6, encomendei um pente de memória SIMM PC3 de 8GB aproveitando oferta da Kboom e que deve chegar ainda esta semana.
[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/04/2025 - 11:12h
[2] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 06:09h
Seu erro é que o hdd está sendo particionado em MBR e vc está configurando a partição como EFI.
Esta foi exatamente a primeira suspeita que tive, para corrigir o erro ao não completar a re-inicialização após a instalação sem erros. Por esta mesma razão, na segunda tentativa, optei por deixar por conta do instalador automático, todo o processo. Efetivamente, a instalação automática do LMDE 6, particionou o HDD em modo EFI. Pude confirmar isto ao abrir o particionador Gparted, após a conclusão da instalação porém antes de comandar a re-inicialização. Mesmo assim, o mesmo erro (impossibilidade de inicialização) voltou a ocorrer.
[4] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:49h
Então, é que o gpt na verdade não é a partição, mas é o volume, mas vc tem que chamar eliminar a partições, mas eliminar o volume do disco é aí criar um novo volume que nesse caso ele vai perguntar se vc quer gpt ou msdos, aí vc coloca Msdos pra só então criar as partições
[5] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:57h
E dois adendos, na época lembrei agora era mais usado o lilo ao invés do Grub 3 o segundo adendo, se quiser experimentar uma distribuição leve testa o Bodhi Linux, baseado no Ubuntu consegui aproveitar um netbook lembra disso? Não era bom nem novo processador Atom de 2005 que perdia pro Celeron e 2 giga de memória
[6] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/04/2025 - 12:45h
[5] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:57h
E dois adendos, na época lembrei agora era mais usado o lilo ao invés do Grub 3 o segundo adendo, se quiser experimentar uma distribuição leve testa o Bodhi Linux, baseado no Ubuntu consegui aproveitar um netbook lembra disso? Não era bom nem novo processador Atom de 2005 que perdia pro Celeron e 2 giga de memória
Vou esperar chegar o pente de memória de 8GB para depois tentar reinstalar e reorganizar os particionamentos do SSD e do HDD, deixando o SSD (120GB) com 3 partições para raiz (/) de distros Linux e o HDD de 500GB para as respectivas /home.
[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 09/04/2025 - 11:45h
[7] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 19:21h
Amigo, não acho que nem vai precisar essa bios de i3 tem suporte gpt, entra na bios e ativa o WQL
O BIOS atualmente em uso aceita tanto EFI como MBR. Já experimentei as duas alternativas (MBR fazendo particionamento manual e EFI usando a opção da instalação no modo automático, tudo por conta do instalador apagando todo o conteúdo do HDD), tendo ocorrido o mesmo tipo de falha ou seja, mesmo após a conclusão da instalação sem erros ou msgs de alerta, não completa a reinicialização. Não entendi a sigla WQL. Poderia traduzir por favor?
P.S. - Depois de ficar muito tempo irritado ao ler pendrive como "a" pendrive que não seria a tradução correta já que drive é masculino e pendrive significa drive ou dispositivo em forma de caneta, decidi também mudar a forma errada como me referia a BIOS ( a BIOS, na BIOS, etc ) e passei a usar "o" BIOS já que trata do sistema básico de entrada e saída, portanto masculino e não "a" sistema básico de entrada e saída.