Sistemas de proteção de acesso a dados do seu HD, será efetivo?

A inoperabilidade repentina de um HD substituído em um Notebook (NoBo), me levou a respeitar os recursos de segurança disponibilizados por alguns fabricantes, no caso de montadoras de equipamento portátil (Notebooks e Netbooks).

[ Hits: 2.389 ]

Por: j g meinhardt em 16/06/2022


Introdução



Depois de submeter à moderação meu ùltimo artigo sobre uso do Linux para operar plataformas de análise gráfica em operações em bolsa de valores, encontrei este esquecido na lista de artigos em construção. Resolvi então revisá-lo e preparar novamente para mandar para moderação e publicação por julgar o assunto ainda relevante. Vou procurar resumir bastante e compartilhar esta experiência que pelo menos para mim foi de grande valor.

Uso Notebooks (NoBo's) desde 1989 quando recebi um Compaq SLT-286 e já havia encontrado em mais de um dos modelos com os quais trabalhei, algumas opções de travamento de segurança, tanto para o boot como apenas para o HD.

Confesso que nunca acreditei muito nestas proteções, principalmente naquela alternativa de travamento para proteção do conteúdo do HD.

Apenas passei a usar este item de segurança depois de perder um HD danificado em uma das tantas viagens a serviço, por haver deixado o NoBo ligado ao sair do Hotel. Durante minha ausência, algum curioso ou alguma camareira deve ter provocado involuntariamente algum choque no NoBo e detonou o meu HD.

No caso dos dois últimos NoBo's, Acer apenas de modelo diferente, resolvi usar as duas alternativas de segurança, o protetor de boot com senha e o protetor de conteúdo do HD, também com senha. Acredito que até por culpa desta descrença na efetividade da proteção terminei esquecendo disto.

O HD em questão é um Seagate ST-9120 com 120Gb, 5400 rpm e buffer de 4Mb, e foi substituído por outro de maior capacidade.

Na operação de substituição que ocorreu absolutamente sem problemas fiz a migração dos dados para um outro HD externo para poder fazer copias espelho de cada uma das partições e sistemas operacionais instalados sem precisar reinstalar tudo de novo.

Fiz inúmeras tentativas de montagem do HD substituído (aquele de 120Gb) em várias gavetas de marcas diferentes, sem haver conseguido com nenhuma delas, qualquer tipo de acesso, tanto ao conteúdo daquele HD, como até mesmo para reparticionar ou reformatar o mesmo.

Tentei usar tanto as mais variadas ferramentas Linux, como Windows, para diagnostico e para particionamento, formatação, recuperação de dados, etc.

A ultima tentativa que fiz e que também não funcionou foi com um utilitário do próprio fabricante Seagate.

Ao voltar a montar o antigo HD no NoBo, por milagre tudo voltava ao normal, não apareciam erros e o conteúdo seguia intacto, mesmo depois de tentar reformatá-lo em case de HDD externo na base da força bruta.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O que me levou a descobrir o poder do bloqueio de HD
Outros artigos deste autor

Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"

Usando Linux para operar plataformas de análise gráfica na Bovespa (B3)

Zorin OS - interessante distro lançada no ano novo - primeiras impressões

Como o Google Earth pode induzir a reinstalação de uma distro Linux

Kernel 3.0-0 já disponível no aptosid e operando de forma estável

Leitura recomendada

Placa de vídeo Nvidia no Ubuntu Hardy

Qual é o melhor Sistema Operacional?

Dispositivo de Captura de Vídeo Somagic EasyCAP DC60/EasyCAP002 no GNU/Linux

Configure seu modem SmartAx MT810 no Ubuntu

Configurando o Vivozap HUAWEI EC325 no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 01/07/2022 - 12:47h

Alguém mais entre os parceiros do VOL já enfrentou alguma situação parecida ou simplesmente acreditou que o HDD antigo estava perdido?

[2] Comentário enviado por M4iir1c10 em 05/07/2022 - 09:32h

Esse sistema de travamento do HD é encriptação do HD?

<hr />
s.u.d.o = Shut Up and Do as Ordered.
<hr />

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 05/07/2022 - 10:34h

Honestamente não consegui descobrir exatamente o que ocorre quando o sistema de proteção é ativado. Acredito que com o travamento ativado ocorra alguma alteração na trilha inicial que não permite qualquer tipo de acesso ao conteúdo. Durante as tentativas de acesso e mesmo reformatação e particionamento, independente das ferramentas que tentei usar, simplesmente não funcionou. Mesmo utilizando os aplicativos fornecidos por fabricantes de HDDs (Seagate, Western Digital, etc) para tentar o reparticionamento em algo que conhecia como linguagem de baixo nível, não funcionaram. Usei tanto o aplicativo do fabricante original do HDD (Seagate) como os programas originais de outros fabricante, totalmente sem sucesso. O HDD simplesmente parecia estar imprestável, porém ao fazer a re-instalação no Notebook, voltava a funcionar perfeitamente, como se nada de anormal houvesse acontecido. Para confirmar isto e até chegar à conclusão que o problema era com o bloqueio, fiz mais de uma retirada e re-colocação do HDD antigo no Notebook. Consegui recuperar o acesso a todo o conteúdo do HDD depois de retira-lo novamente do Notebook, após desabilitar o sistema de travamento/proteção do conteúdo, feito no setup do Notebook. Bastou para isto desabilitar a senha de bloqueio. Imagino que mais gente tenha passado por isto e simplesmente pensou que o HDD estivesse pifado.

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 05/07/2022 - 10:38h

Vou até pesquisar mais para tentar descobrir mais informações que na época em que preparei este artigo não estavam disponíveis. Acho que é um assunto interessante. Não sei se esta proteção será aplicável aos discos de estado sólido (SSD) ou apenas aos discos rotativos (HDD).

[5] Comentário enviado por mauricio123 em 05/07/2022 - 22:57h


De fato é sim um assunto ainda relevante e que vale a pena comentar.

___________________________________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/mxnt10


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts