Grande dificuldade tanto para rodar distros em modo LIVE como para instalar Linux em Sony Vaio PCG6131L / VPCEA24FM

Apresento aqui a descrição do que consegui e dos problemas enfrentados para rodar e instalar alguma distribuição Linux em Notebook Sony Vaio que com 15 anos de idade ainda apresenta excelente rendimento e bateria também em funcionamento.

[ Hits: 267 ]

Por: j g meinhardt em 07/04/2025


Surpresa no boot com o SSD em tandem com o HDD.



Ao fazer o boot com o segundo drive instalado, ocorreu a mágica. A instalação anteriormente feita no notebook Intelbras i-680 com Ubuntu e Linux Mint 20.2 MATE, partiu direto sem precisar de cheatcodes para rodar comprovando a possibilidade de rodar com excelente desempenho tanto Ubuntu como Linux Mint.

As duas instalações no SSD tinham funcionamento e performance excelente, porém a outra instalação do LMDE-6 no HDD continuava com o mesmo problema, sem conseguir completar a primeira reinicialização após a instalação. Com o sucesso da instalação do SSD em conjunto com o HDD, procurei melhorar a organização geral das partições já que o LMDE-6 não tinha raiz e /home em partições separadas.

Desde a ultima instalação optando pela alternativa automatizada do LMDE, encolhi o tamanho da partição de 500gb no HDD para 430gb deixando espaço livre para tentar instalar alguma outra distribuição para testes. No SSD de 120gb, alterei as dimensões das 3 partições existentes (duas, uma com raiz do Linux Mint e a outra com raiz do Ubuntu) e eliminei a terceira para criar outra para tentar instalar o LMDE-6, agora no SSD e com isto conseguir performance ainda melhor aproveitando a alta velocidade de leitura e escrita do SSD, desta maneira as duas ou eventualmente 3 distros ficariam com raiz no SSD e /home na partição de aproximadamente 430gb localizada no antigo HDD. Antes de partir para o redimensionamento das partições deixando as raízes de distros (/) no SSD e as partições /home todas no HDD, parti para a correção do boot da instalação do LMDE-6 pela edição do arquivo /etc/default/grub onde fiz a substituição do cheatcode "quiet splash", pelos 4 que permitiram o boot e instalação do LMDE: "noapic", "noacpi", "nomodeset" e "nosplash".

Como estava rodando Linux a partir do Linux Mint instalado no SSD, montei a partição onde o LMDE-6 estava instalado para editar as linhas necessárias do boot do GRUB. Para conseguir isto, segui as tradicionais dicas para recuperação do GRUB e também fiz a instalação do GRUB na partição raiz do LMDE-6. Desta vez funcionou e a instalação permitiu o boot.

Outra surpresa agradável ocorrida nesta fase de reorganização das partições para operar com raiz no SSD e /home no HDD foi que, usando um drive de DVD externo com cabo USB, novamente inserindo os 4 cheatcodes acima, consegui rodar e instalar a ISO do Debian 9.5 LIVE, coisa que não foi possível com a versão mais recente 12.9.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Razões para tentar rodar ou instalar Linux em máquina tão antiga.
   2. Tentando rodar distros LIVE a partir de pendrive com multiplas imagens ISO e também com pendrives devidamente preparados para ISOs individuais
   3. Surpresa no boot com o SSD em tandem com o HDD.
   4. Como foi a ajuda do Co-pilot da Microsoft na solução do problema de reinicialização do LMDE-6?
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"

Linux também pode ser bom para a terceira idade - "Ginástica" mental pode ajudar a prevenir Alzheimer

Sistemas de proteção de acesso a dados do seu HD, será efetivo?

Usando Linux para operar plataformas de análise gráfica na Bovespa (B3)

Como o Google Earth pode induzir a reinstalação de uma distro Linux

Leitura recomendada

Configurando o Vivozap HUAWEI EC325 no Linux

Como instalar o modem Intel 536EP no Slackware

Transmitindo dados para relógios Timex Datalink no GNU/Linux

Configurando modem PCTel PCI no Linux

Instalando driver nVidia GeForce em notebook Acer Aspire rodando Ubuntu Linux v10.10

  
Comentários
[1] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 07/04/2025 - 16:35h

Entusiasmado com a performance do Vaio com Linux LMDE 6, encomendei um pente de memória SIMM PC3 de 8GB aproveitando oferta da Kboom e que deve chegar ainda esta semana.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts