Muitas pessoas que ainda não conhecem Linux perguntam se o sistema tem programas para determinadas tarefas. Este tutorial é para o usuário de um simples desktop que usa o PC para navegar na web, mandar e-mail, escutar MP3 e etc.
Muitas pessoas que ainda não conhecem Linux perguntam, o Linux tem
programas para isto? E para isto ele tem? Acontece que estou acostumado
com o Windows e estou com estas dúvidas, etc, etc...
Então é para o usuário de um simples desktop que usa o PC para navegar
na web, mandar e-mail, escutar MP3 e etc o motivo deste tutorial.
Aqui não vou explicar como utilizar um determinado programa, nem mostrar
aplicativos de uso por programadores, nem de configuração ou manutenção.
Resumindo, vou mostrar algumas das coisas simples do dia a dia que dá para
fazer num computador com sistema Linux.
Este tutorial vou dividir em capítulos, já que numa página ficaria sobrecarregado. Tem muito além do que vou mostrar aqui, mas já vai dar para tirar a dúvida de muita coisa sobre os softwares em Linux.
Vamos começar com os programas "Office", indispensáveis em qualquer PC. Entre os muitos programas "Office" para Linux temos:
Como cavalo de batalha nas principais distribuições do Linux, vem o software "OpenOffice" (Figura 1), o qual abre arquivos compatíveis com o MSWord 97/2000/XP etc, converte arquivos para pdf, entre tantas de muitíssimas opções.
Aqui utilizamos como alternativa do produto da "Microsoft" sem sentir falta de opção nenhuma.
Além do processador de texto, o pacote "Open" traz outras ferramentas, entre as quais se encontram o "OpenOffice Calc" (Figura 2), muito utilizado em ambientes corporativos. O "Calc" mantém compatibilidade com o Excel da Microsoft, permitindo que o usuário crie suas planilhas.
A novidade desde a versão 2 no OpenOffice é o Base (Figura 3), que permite manipular bancos de dados sem grandes complicações. Você pode criar e modificar tabelas, formulários, consultas e relatórios, seja usando um banco de dados externo, seja através do mecanismo de banco de dados HSQL, embutido no Base. Há a possibilidade de se usar Assistentes, Visão de Design ou Visão SQL, para usuários iniciantes, intermediários ou avançados.
Ainda acha pouco? No pacote também tem o Impress (Figura 4), que é uma ferramenta excelente para a criação de apresentações multimídia realmente eficientes. Suas apresentações vão brilhar com figuras em 2D ou 3D, efeitos especiais, animações e ótimas ferramentas de desenho. Os Slides Mestres simplificam a tarefa de preparar seu material e permitem slides com diferentes layouts numa mesma apresentação.
Outro dos aplicativos que vem no "Open" (e do qual eu gosto para fazer minhas obras cubistas) é o "Open OfficeDraw" (Figura 5), que não chega ser um "CorelDraw", mas para minhas obras dá conta do recado.
E para finalizar está lista de aplicativos do OpenOffice, ainda tem o Math (Figura 6). Math é o componente do BrOffice.org usado para criar equações matemáticas. Ele é usado normalmente como editor de equações para documentos de texto, mas também pode ser usado em outros tipos de documentos ou mesmo sozinho. Quando usado dentro do Writer, a equação é tratada como um objeto dentro do documento de texto. De forma similar, esse objetos também podem ser inseridos em outros tipos de documentos, como planilhas e apresentações.
Além do pacote "Open Office", podemos encontrar nas distribuições excelentes processadores de texto como "KWord" (Figura 7), que segue o padrão dos editores avançados do mercado e não deixa nada a dever com respeito aos produtos comerciais. O KWord também abre os arquivos gerados pelo produto da Microsoft.
Entre muitos outros, podemos encontrar um dos meus preferidos, o "AbiWord" (Figura 8), um editor bastante leve e completo. Possui um ótimo corretor ortográfico "Português Brasileiro".
Para terminar este pequeno resumo de software "Office" em Linux, vou colocar o "KSpread" (Figura 9), outro aplicativo para criar planilhas. O "KSpread" é muito simples e oferece compatibilidade com o "Calc" e o Excel da Microsoft.
Como podemos ver, os usuários do Linux estão bem servidos de programas "Office". Como já falei anteriormente, aqui estou mostrando somente alguns dos utilitários que podemos encontrar numa instalação padrão Linux. Você pode encontrar muitos outros na sua distribuição ou na internet e que não serão citados aqui por falta de tempo e espaço.
Agora que já vimos alguns dos programas "Office" para Linux, vamos entrar na área de navegação. Eu imagino que você gosta de perambular pela rede, então, quais os programas utilizados por um usuário do Linux?
São melhores do que o Internet Explorer? Como é o pingüim na rede? Vamos saber isso e também que programas podemos utilizar para enviar e receber e-mails, escutar MP3, ver aquele filme em DivX, etc...
[1] Comentário enviado por removido em 13/12/2006 - 09:22h
Bom dia ! achei muito importante seu artigo, hj de vez em quando enfrento uma dessas dificuldades em qual soft faz isso ou akilo, ´no Linux tem um lance legal q é várias opções em programas, basta o user saber o q quer, esse link tem mais algumas opções.
[4] Comentário enviado por removido em 13/12/2006 - 10:47h
Ótimo artigo.
Mais uma vez, provando que o Linux é versátil, e que, desculpas do tipo "falta de aplicativos básicos" não podem ser utilizadas quando a utilização do Linux em estações desktop.
Linux é um prato cheio, tando em Servidores quanto em Desktops.
[5] Comentário enviado por cioban em 13/12/2006 - 11:13h
Meus parabéns pela iniciativa e pelo ótimo artigo.
É linux nos Desktops...
Eu já utilizo somente linux no meu PC de casa, no trabalho e no meu LapTop, e não tenho o que reclamar, nem a minha esposa(que utilizava o rWindows antes), agora, quando ela vê um windows na frente, ela acha muito estranho. :)
É isso, temos que mostrar para todos que o Linux pode sim ser utilizado em desktops.
[7] Comentário enviado por agk em 13/12/2006 - 14:19h
Parabéns, artigo muito bom.
A lista de aplicativos é extensa, mas tem muito mais aplicativos pra GNU/Linux, eu por exemplo uso para assistir TV o tvtime e para ouvir rádio uso o gnomeradio, isso claro na minha placa de tv.
Acho que opções não faltam para usuários domésticos, o problema talvez seja um pouco mais complexo para usuários corporativos, mas nada que um pouco de planejamento não resolva na maoria dos cados.
[10] Comentário enviado por rasxr3 em 13/12/2006 - 16:54h
Um ótimo lugar para encontrar uma lista detalhada e organizada sobre programas para linu é o site http://packages.gentoo.org/categories/. Nele estão todos os pacotes disponíveis para o Gentoo bem como informaçãoes de compatilidade com essa ou aquela plataforma (informação válida somente para o Gentoo). O mais importante é que a lista é bem completa e conta com o site oficial de cada projeto de software, ou seja, serve para usuários de qualquer distribuição.
[11] Comentário enviado por demoncyber em 13/12/2006 - 19:43h
Ótimo artigo, pelo fator de ter trazido imagens de alguns softwares e o pricipal uma longa e vasta referência bibliográfica, Está de parabéns foi até para os favoritos o artigo e foi inclusive indicado para meus amigos.
[12] Comentário enviado por osky_cg.w em 13/12/2006 - 20:01h
Comentário enviado por flipe ..
muito bom artigo, deve ser espalhado para ficar mais ao alcance de usuários.
falo!
===========================================
Se alguém quer fazer um PDF com o tutorial, imprimir para colegas da escola
e ou que for com o intuito de divulgar o sistema:. o tutorial pode ser usado,
copiado, distribuído e modificado (e fazer a correção ortográfica necessária ) ...
por quem quiser ;- ) Ops! Entre os software mais conhecidos que esqueci de
colocar no tutorial se encontra o Scribus. O Scribus é um software que
permite diagramações muito sofisticadas. É realmente impossível ressaltar
todos os programas que existem para o Linux porque tem muita, muita coisa. []s
[13] Comentário enviado por higorcosta em 13/12/2006 - 20:52h
Excelente artigo!!!
Gostei muito da maneira como o artigo foi feito com muitas fotos e programas que eu não conhecia como Xara Xtreme.
Alguns outros até dispensam comentários pois já são bastante consagrados para os que já utilizam o Linux no dia-a-dia.
Muito bom mesmo.
[14] Comentário enviado por CerberusBH em 13/12/2006 - 23:19h
Muito legal!
Eu gostaria de acrescentar que tenho usado o Draw do BROffice2.0.1 para criar meus cartões de visita e capas de trabalhos escolares de meu irmão e este programa é excelente, não me dando saudade alguma do Corel Draw.
Até mais!
[16] Comentário enviado por fabianoac em 14/12/2006 - 13:36h
Ola, parabens pelo artigo, aqui uso o linux como desktop.
So pra complementar, um otimo cliente pra compartilhamento de arquivo na minha opniao e nao esta na lista e o Azureus(cliente torrent) e o aMule(cliente emule). funciona no modo grafico, muito semelhante ao grafico da versao windows.
[18] Comentário enviado por mpinho em 14/12/2006 - 13:57h
Só esqueceu uma coisinha: se o cara não conhece o linux e acha que o MacOS X e o Windows Vista são o máximo por causa dos efeitos 3D, o linux agora também tem, e com muito mais recursos e temas graças ao Xgl, AIGLX, Compiz e o Beryl.
[20] Comentário enviado por fabianoac em 14/12/2006 - 20:52h
pra quem usa linux como desktop vai ai uma boa noticia:
“ A CodeWeavers lançou nesta semana o primeiro beta público do CrossOver 6.0, aplicativo que conquistou seu lugar ao sol nas versões anteriores ao fornecer uma camada de compatibilidade para diversos aplicativos (como o Microsoft Office e o Adobe Photoshop) feitos originalmente para Windows rodarem no Linux.
A grande novidade do CrossOver 6.0 é a ênfase no suporte a jogos de sucesso, como o WoW, Half Life 2 e Counterstrike. Além dos games, o novo CrossOver acrescenta suporte a vários novos aplicativos em relação à versão anterior, como o Outlook 2003, Flash Player 9, Visio 2003 e Microsoft Project 2003."
Publicado em Sáb, 2006-09-30
so nao to achando esse software pra testa :P mas uma hora eu acho ahahhaha
[21] Comentário enviado por wysiwyg em 14/12/2006 - 23:06h
fabianoac, isso acho que depende do ponto de vista de cada usuário. A maior parte dos usuários do Linux não encontram muita vantagem em utilizar Photoshop e muito menos Outlook. Minha distribuição roda flash player 9 na boa e o tutorial demonstra que não é necessário nenhum software fechado no Linux, muito menos para rodar software da M$. O que pode ser válido nesse CrossOver é a opção dos jogos, porem também acho que esse programa não é livre e o custo não compensa para o que oferece em troca. O Photoshop 7.0 roda com wine, mesmo assim prefiro o gimp. Para minha distro não vejo vantagem nenhuma, isso não quer dizer que não seja interessante para outra pessoa.
[22] Comentário enviado por fabianoac em 15/12/2006 - 01:05h
wysiwyg
acho q me entendeu mal.
eu cologuei a noticia pela parte de jogos mesmo, eu mesmo nao uso nenhum software dos relacionados na lista, so quis colocar a noticia completa, aqui uso o openoffice, plugin do flash proprio pra linux, aqui uso somente software free... cologuei porque normalmente usuario desktop sempre quer jogar, e conheco mta gente q diz q nao muda pra linux justamente por causa de jogos.
O que vc disse esta correto, esse software crossover não e livre.
[23] Comentário enviado por wysiwyg em 15/12/2006 - 08:50h
fabianoac, tem muita gente que vai aproveitar sua dica! Por exemplo o pessoal das Lan Houses com Linux que usam o CrossOver para rodar alguns jogos que sem ele, não funcionariam. O CrossOver não tem utilidade na minha máquina, porem, pode até ser fundamental para outras pessoas.
[24] Comentário enviado por leogazio em 16/12/2006 - 15:08h
Olá, eu gostaria de saber se existe o Macromedia Studio MX pra linux. Eu instalei o kurumin na minha máquina mas desinstalei porque fiquei sem poder trabalhar pois o meu macromedia não instala, tem que ser pra linux.
[25] Comentário enviado por tenchi em 16/12/2006 - 21:23h
Parabéns kra, excelente artigo. Eu uso e recomendo o kword, da suíte koffice, que vc tbm citou.
Kra, em matéria de jogos pra linux, eu considero o melhor o xmoto (http://xmoto.sf.net). Não sei pq, mas eu não entendo essa tara que as pessoas tem por CS.. rsrs.
Para ouvir músicas, amarok+xine. Não há quem resista a essa dupla.
Vídeo? xine, é claro. rsrsrs.
Sei que isso não acrescenta nada ao artigo, mas nota 10.
[26] Comentário enviado por GilsonDeElt em 16/12/2006 - 21:43h
Muito bom!
É a maior lista de aplicativos para linux que encontrei.
Faço curso técnico de Eletrônica, e essa lista me ajudou a encontrar programas necessários ao curso, como o Qcad.
Valeu,cara! Você não tem idéia do quanto me ajudou!
[32] Comentário enviado por fsalem em 08/09/2008 - 08:06h
realmente excelente artigo.. ta ai mais uma prova, de que a disculpa de muitos usuarios ``linux nao tem programas`` e totalmente sem fundamento.. sao milhares deles e com muita qualidade....