Neste artigo veremos como criar um servidor voip e configurar os serviços básicos para distribuirmos ramais (extensions) e podermos conversar gratuitamente entre os usuários do nosso sistema.
Requisito: Tomamos aqui como requisito necessário o conhecimento básico de instalação de um sistema GNU/Linux.
Proceda com a instalação normal do sistema GNU/Linux tendo como única precaução, no momento da escolha dos pacotes, selecionar a opção "menu" e em seguida "full" para evitar problemas de resolução de dependências posteriores.
DICA: Remova os pacotes de instalação das interfaces gráficas Gnome e KDE, isso irá lhe economizar cerca de 1,5 GB durante a instalação, além de deixar seu sistema mais "enxuto" na inicialização.
Passo 2 - Obter os pacotes com o código fonte do Asterisk e de suas dependências
Requisito: Tomamos aqui como requisito que você saiba configurar o acesso a internet para o seu sistema GNU/Linux. Caso o seu GNU/Linux esteja em uma rede local com acesso a internet, execute como root o comando "netconfig" e coloque manualmente as configurações de IP, DNS, etc.
Uma vez que a internet esteja configurada, efetue o download dos pacotes através do comando:
wget http://enderecocompletodopacote
ou baixe em um browser convencional e grave em um CD.
[3] Comentário enviado por tucs em 27/10/2006 - 08:19h
Julio Cesar Campos Parabéns pelo artigo.
Vc testo com ATA (VOIP) aparelho que liga na rede e conecta um Telefone convencional analógico ?
Eduardo Assis
Abraços.
[4] Comentário enviado por kest em 27/10/2006 - 08:42h
Julio seu artigo é explendido!!! Tenho uma duvida que se alguem souber por favor posta aí. Alguem sabe se posso usar um modem no meu servidor asterisk para efetuar ligações? è pq a placa adaptadora pra ele é muito cara. Cerca de R$ 1.000,00!!! Se ele usar modem nesse caso seria muito util e extremamente barato.
[5] Comentário enviado por peregrino em 27/10/2006 - 09:00h
kest vc pode usar placa de modem sim mas so funciona com esses modelos INTEL 537 não pode ser o EP essa vc acha de bacia , modotola não me lembro o numero que é muito dificil de achar eu mesmo ja rodei a santa efigenia aqui em são paulo e não achei
[6] Comentário enviado por fabri em 27/10/2006 - 09:41h
Show de bola o tutorial, vai me ajudar muito.
Parabens!!! Seu artigo é explendido!!! Tenho uma duvida que se alguem souber por favor posta aí, é o seguite: apesar de ler os tutos de como configurar o modem adsl Motorola USb, ainda que seguindo os passos no final nada..... devo usb ou as eth(tenho duas no PC) pois em outrasm distros é possivel como o Ubuntu, Kurumin, Knoppix, Muriqui, cdd-BR(Debian) e PequiLinux, Slax, Mandriva, Red Hat e até SUSE mas como disse o Slackware não consigo...... por favor
abraços
fabri
[7] Comentário enviado por juliomortandela em 27/10/2006 - 11:59h
Saudações "kest", existe realmente um modelo de modem V92 com chipset motorola que funciona desta forma(como uma porta FXO), mas eu ainda não fiz nenhum teste com esta estrutura, justamente por não ter conseguido localizar nenhum modem destes para compra. ; )
[8] Comentário enviado por juliomortandela em 27/10/2006 - 12:00h
"Tucs",
quanto ao ATA, voce pode usar qualquer tipo de ATA ou IP Phone para registrar um Ramal, desde que o dispositivo trabalhe com protocolo SIP ou IAX.
[12] Comentário enviado por littler tux em 27/10/2006 - 15:31h
É isso ai, ficou muito légal este artigo. Pra quem tiver afim, tenho um tutorial feito por mim onde mostro como instalar e configurar o Asterisk no CentOS, mas é quase a mesma coisa. Seria bem interessante também que fosse instalado um pacote chamado asterisk-sound juntamente com o freepbx para seja feito a criação de ramais via web, mas ta de parabens ai julio, o mais importante de tudo iss é a troca de informações, ou seja, a liberdade do software livre. Seja livre, seja Linux, Use Linux e viva o Linux
[14] Comentário enviado por globoleo em 28/10/2006 - 19:37h
Amigão tenho 1 placa de fax modem no meu pc, alem da conversação, queria que meu pc tivesse 1 saida pra a rede de telefonia e que meu server linux discasse pra mim, teria como fazer-lo??
[15] Comentário enviado por juliomortandela em 28/10/2006 - 19:50h
globoleo,
respondi acima que apenas alguns fax/modem com chipset intel/motorolla que trabalham desta maneira, mas nao encontrei nenhum destes aqui no Brasil para a compra e posteriormente testes.
[16] Comentário enviado por reuber em 30/10/2006 - 15:35h
juliomortandela estarei entrando em contato com você por e-mail para troca de informações. Gostei de seu tópico muito bom.
A pode fica tranqüilo que eu não vou fica te abusando pelo e-mail não hehe
[18] Comentário enviado por felipenerigba em 30/11/2006 - 15:09h
vc sabe onde eu posso conseguir um software para windows que trabalhe no protocolo sip ? pois quero fazer os testes na rede privada, testando de um ramal para outro
[19] Comentário enviado por wellingtonMG em 25/04/2007 - 22:21h
Cara show de bola!!! esse artigo.
Agora caso alguem queira montar sua propria operadora voip entre em contato comigo por e-mail que tenho um sistema muito interessante onde ao contrario de ser uma revenda voip pode ser direto um provedor!
[20] Comentário enviado por alanperes em 17/05/2007 - 10:41h
Olá,
O que significa a mensagem Failed Call (recovered on timer expire). Quando tento discar para um ramal dá esta mensagem, não tem som de discagem mas fica sinalizando na interface do idefisk: stating: dialling e codec: unknown
[21] Comentário enviado por PeacePrince em 25/05/2007 - 17:37h
Muito bom esse tutorial! Estou iniciando no mundo do Asterisk e os detalhes sobre a criação de ramais e sobre a criação de dial plans me ajudaram muito. Pretendo testar as dicas e o próprio Asterisk em várias distros.
[22] Comentário enviado por removido em 02/08/2007 - 23:30h
Em ver de usar asterisk & em rc.local, poderia ter criado um script para inicialização, ou então usar o que encontra-se na pasta contrib/init.d/rc.slackware.
[27] Comentário enviado por stander em 27/11/2007 - 09:43h
Julio Cesar Campos
Gostaria de saber o que faço meu asterisk faz ligação local, quando tento fazer fora da rede não da certo, ninguem escuta, ja verifiquei volumes, config's e tudo correto
[28] Comentário enviado por davidmelo em 24/01/2008 - 01:46h
Preciso ter esta distribuição me envie o link para eu baixar juintamente com os outros programas que relatou !!!!
Estou muito satisfeiro pois se não fosse esta comunidade e estes belos amigos inteligentes e experientes seria muito dificil para tal aperfeiçoamento e aprendizado como eu em redes para voip .
[34] Comentário enviado por juliomortandela em 08/04/2010 - 15:55h
Chapa, é o seguinte: O que vai dizer que hardware e principalmente quanto de banda você vai precisar, são quantas comunicações simultâneas você vai ter.
Por exemplo, você pode ter 1000 ramais cadastrados, mas se tiver apenas 50 comunicações simultâneas, você vai precisar de menos recursos do que um IP PBX com 200 ramais cadastrados e com 100 comunicações simultâneas.
A idéia do artigo foi dar uma idéia do funcionamento básico quando não havia documentação de Asterisk boa em português.
Para calcular o hardware e a banda que será necessário para atender a necessidade de qualquer cliente, é necessário saber qual vai ser o projeto, quantas comunicações simultâneas, qual vai ser o parque de hardphone, de softphone, se vai ter integração com E1, com porta FXO, FXS... não dá pra dar um chutão e dizer quais recursos serão necessários seguindo o velho conceito de "tronco e ramal".
[35] Comentário enviado por regiefe em 22/10/2013 - 21:45h
Dificilmente eu faço comentário sobre artigos que eu leio, mas eu gostaria de dar os parabéns por esse ótimo trabalho especialmente a ultima frase. Pois aquele que querem detêm o conhecimento para si, na verdade não tem disposição para aprender nem criatividade para desenvolver ou melhorar novas soluções estagnando a evolução da humanidade.