Aqui vai apenas mais uma experiência recente pela qual passou ou sofreu um usuário comum que não é nenhum expert em
Linux e vai aos "trancos e barrancos" tratando de sobreviver, como tantos outros que nos dias de hoje precisam usar algum PC desktop ou pior ainda, notebook (NoBo), sendo obrigado a usá-lo como ferramenta de trabalho.
Se você não for um usuário Linux insistente e cabeçudo, estando mais para o time daqueles que correm ao primeiro sinal de problema, talvez a ocorrência abaixo não possa servir para você caso enfrente algo similar.
Tão chocante e desanimador quanto o seu HD pifar sem aviso prévio, pode ser o bloqueio a inicialização ou ao login em uma distro instalada que estava funcionando perfeitamente até ocorrer um travamento grave e além de tudo, para piorar, é uma das distros âncora da qual você depende para trabalho.
Mesmo você tendo tomado o cuidado de tentar manter backups atualizados tanto das partições ou diretórios com dados como também imagem completa das partições onde você tenha instalado a sua distro ou suas distros de forma periódica, sem dúvida esta será uma ocorrência desalentadora.
Quando casualmente isto ainda ocorre justamente com aquela distro que você usa com mais frequência, seja lá por preferência pela aparência gráfica, facilidades e/ou hábito de uso dos menus ou talvez pelo desempenho superior a outras alternativas que você eventualmente também tenha instaladas, a sensação de impotência só não é total se você tiver a confiança de que tem um backup em que talvez possa confiar.
Ainda assim ficam várias incertezas:
- Será que no último backup tenho todos os últimos aplicativos instalados, configurados e atualizados?
- Como não testei fazer uma restauração, pior ainda, será que o meu backup vai funcionar bem?
- Será que vou ser forçado a partir para a alternativa radical de ter que reinstalar tudo?
- Qual será o aplicativo ou configuração que causou o problema?
- Será que o problema está em algum aplicativo ou foi uma falha grave na distro instalada?
Todas estas perguntas passam pela cabeça da gente neste momento.
Para quem usa o PC apenas para navegar na Internet, jogar, baixar ou apenas escutar músicas ou assistir vídeos, usar o Orkut ou Facebook, MSN etc, arquivar fotos e vídeos, enfim nenhuma atividade de maior responsabilidade ou que possa representar comprometimento à sua atividade econômica, não deve haver tanta preocupação assim.
Mas que incomoda, sem dúvida também deve incomodar.
Para estes usuários, bastaria em último caso reinstalar tudo, o que no Linux não é nenhum problemão e você estaria de volta praticamente ao mesmo ponto em que estava antes, perdendo apenas as personalizações, mais o "confete serpentina e fantasia" que você eventualmente tivesse instalado.
Para quem depende do PC entretanto, seja ele desktop ou NoBo (Notebook) como ferramenta de trabalho, é a antevisão do caos.
Todo este intróito serve apenas para dar uma ideia da incerteza por que passei há alguns dias.
Como comentei acima, a minha distro estava funcionando perfeitamente bem, "atualizadinha", com desempenho excelente etc. Tudo funcionando redondinho, até mesmo o wifi e a banda-larga 3G que deram uma bela trabalheira para finalmente passar a funcionar.