Muitas pessoas que ainda não conhecem Linux perguntam se o sistema tem programas para determinadas tarefas. Este tutorial é para o usuário de um simples desktop que usa o PC para navegar na web, mandar e-mail, escutar MP3 e etc.
Há muitas opções de gerenciadores de arquivos para Linux.
Alguns considerados "pesados" e que requerem um micro poderoso e com boa quantidade de memória e outros bem magrinhos que rodam em máquinas consideradas modestas.
Vou começar pelas "pesadas" que são cheias de recursos e vem como opção padrão nas distribuições Linux.
As mais utilizadas são o Nautilus do Gnome (Figura 1) e Konqueror da interface KDE (Figura 2). Tanto um quanto o outro são gerenciadores ótimos e como já foi falado anteriormente, também são navegadores Web.
Ainda temos os gerenciadores mais leves, entre os quais se encontra meu preferido, o MC (Figura 3), que utilizo na interface Blackbox. O MC é ideal para micros com pouco poder de processamento ou para quem se preocupa mais com desempenho do que com aparência.
Outro gerenciador de arquivos muito bom também é o Gnome Commander, muito leve, só que um pouco mais bonitinho do que o MC.
Já nas interfaces gráficas (Gerenciadores de janelas) temos...
Uma ótima interface em modo gráfico (gerenciador de janelas), o Blackbox (Figura 4).
Com respeito as interfaces X do Linux, você pode experimentar entre as mais conhecidas e padrões Gnome e KDE, como outras menos conhecidas e que não deixam de ser ótimas como o já citado Blackbox ou WindowMaker, do programador brasileiro Alfredo Kojima, que é realmente muito bom e "leve", roda em máquinas sem muito poder de processamento. Temos também o FVWM muito simples, mas muito apreciado por usuários que não gostam de software pesados. O AfterStep, que é similar ao WindowMaker e entre outros temos o Enlightenment, muito bonito, sofisticado, pode ser todo adaptado e personalizado a seu gosto (se bem que no Linux tudo pode ser personalizado a gosto).
Veja na (Figura 5) o Enlightenment e responda se não tem estilo?
Então, espero que este tutorial tenha esclarecido alguma coisa sobre o que já dá para fazer em um desktop com Linux.
Não está faltando alguma coisa? E os jogos? Como é o Linux em Jogos?
Ok, pessoalmente não posso falar muito de jogos, já que não é muito a minha praia.
Sou dos que acredita que computador e jogos não combinam muito bem. No meu ponto de vista o jogo combina com o vídeo game. Mas como eu sei que você deve gostar de rodar algum jogo no seu PC, posso dizer que apesar de não ser o forte do sistema, a área de jogos já está rodando muitos títulos importantes, entre os quais se encontram Diablo, Quake, Castle Wolfenstein, DOOM, Civilization, Myth II, Railroad, Tycoon II e muitos outros.
Logicamente você encontra jogos das distribuições "padrão" (são um quebra-galho ao tédio na oficina), os famosos jogos "passatempo" de cartas e afins.
Na área dos jogos, mesmo tendo uma grande variedade no Linux, é infinitamente maior a quantidade disponível para o sistema Windows.
Já na área de segurança (quando bem configurado) o Linux é uma plataforma muito mais completa do que o Windows.
OBS: Aqui estamos falando de um simples desktop, não vou entrar em detalhes sobre segurança de pequenas e grandes empresas (nas quais os sistemas Unix são plataforma de segurança também). Voltando ao desktop, aqueles vírus com que os usuários de computador Windows sofrem no dia a dia... não existem em Linux.
Seja como for não entraremos em detalhes sobre um e outro sistema.
No próximo e último capítulo vamos ver uma lista extensa de aplicativos que rodam em Linux e são similares (não iguais) aos utilizados em Windows.
Se você utiliza ou pretende utilizar o Linux, não deixe de ver a lista, é indispensável para procurar aquele software que muitas vezes precisamos.
[1] Comentário enviado por removido em 13/12/2006 - 09:22h
Bom dia ! achei muito importante seu artigo, hj de vez em quando enfrento uma dessas dificuldades em qual soft faz isso ou akilo, ´no Linux tem um lance legal q é várias opções em programas, basta o user saber o q quer, esse link tem mais algumas opções.
[4] Comentário enviado por removido em 13/12/2006 - 10:47h
Ótimo artigo.
Mais uma vez, provando que o Linux é versátil, e que, desculpas do tipo "falta de aplicativos básicos" não podem ser utilizadas quando a utilização do Linux em estações desktop.
Linux é um prato cheio, tando em Servidores quanto em Desktops.
[5] Comentário enviado por cioban em 13/12/2006 - 11:13h
Meus parabéns pela iniciativa e pelo ótimo artigo.
É linux nos Desktops...
Eu já utilizo somente linux no meu PC de casa, no trabalho e no meu LapTop, e não tenho o que reclamar, nem a minha esposa(que utilizava o rWindows antes), agora, quando ela vê um windows na frente, ela acha muito estranho. :)
É isso, temos que mostrar para todos que o Linux pode sim ser utilizado em desktops.
[7] Comentário enviado por agk em 13/12/2006 - 14:19h
Parabéns, artigo muito bom.
A lista de aplicativos é extensa, mas tem muito mais aplicativos pra GNU/Linux, eu por exemplo uso para assistir TV o tvtime e para ouvir rádio uso o gnomeradio, isso claro na minha placa de tv.
Acho que opções não faltam para usuários domésticos, o problema talvez seja um pouco mais complexo para usuários corporativos, mas nada que um pouco de planejamento não resolva na maoria dos cados.
[10] Comentário enviado por rasxr3 em 13/12/2006 - 16:54h
Um ótimo lugar para encontrar uma lista detalhada e organizada sobre programas para linu é o site http://packages.gentoo.org/categories/. Nele estão todos os pacotes disponíveis para o Gentoo bem como informaçãoes de compatilidade com essa ou aquela plataforma (informação válida somente para o Gentoo). O mais importante é que a lista é bem completa e conta com o site oficial de cada projeto de software, ou seja, serve para usuários de qualquer distribuição.
[11] Comentário enviado por demoncyber em 13/12/2006 - 19:43h
Ótimo artigo, pelo fator de ter trazido imagens de alguns softwares e o pricipal uma longa e vasta referência bibliográfica, Está de parabéns foi até para os favoritos o artigo e foi inclusive indicado para meus amigos.
[12] Comentário enviado por osky_cg.w em 13/12/2006 - 20:01h
Comentário enviado por flipe ..
muito bom artigo, deve ser espalhado para ficar mais ao alcance de usuários.
falo!
===========================================
Se alguém quer fazer um PDF com o tutorial, imprimir para colegas da escola
e ou que for com o intuito de divulgar o sistema:. o tutorial pode ser usado,
copiado, distribuído e modificado (e fazer a correção ortográfica necessária ) ...
por quem quiser ;- ) Ops! Entre os software mais conhecidos que esqueci de
colocar no tutorial se encontra o Scribus. O Scribus é um software que
permite diagramações muito sofisticadas. É realmente impossível ressaltar
todos os programas que existem para o Linux porque tem muita, muita coisa. []s
[13] Comentário enviado por higorcosta em 13/12/2006 - 20:52h
Excelente artigo!!!
Gostei muito da maneira como o artigo foi feito com muitas fotos e programas que eu não conhecia como Xara Xtreme.
Alguns outros até dispensam comentários pois já são bastante consagrados para os que já utilizam o Linux no dia-a-dia.
Muito bom mesmo.
[14] Comentário enviado por CerberusBH em 13/12/2006 - 23:19h
Muito legal!
Eu gostaria de acrescentar que tenho usado o Draw do BROffice2.0.1 para criar meus cartões de visita e capas de trabalhos escolares de meu irmão e este programa é excelente, não me dando saudade alguma do Corel Draw.
Até mais!
[16] Comentário enviado por fabianoac em 14/12/2006 - 13:36h
Ola, parabens pelo artigo, aqui uso o linux como desktop.
So pra complementar, um otimo cliente pra compartilhamento de arquivo na minha opniao e nao esta na lista e o Azureus(cliente torrent) e o aMule(cliente emule). funciona no modo grafico, muito semelhante ao grafico da versao windows.
[18] Comentário enviado por mpinho em 14/12/2006 - 13:57h
Só esqueceu uma coisinha: se o cara não conhece o linux e acha que o MacOS X e o Windows Vista são o máximo por causa dos efeitos 3D, o linux agora também tem, e com muito mais recursos e temas graças ao Xgl, AIGLX, Compiz e o Beryl.
[20] Comentário enviado por fabianoac em 14/12/2006 - 20:52h
pra quem usa linux como desktop vai ai uma boa noticia:
“ A CodeWeavers lançou nesta semana o primeiro beta público do CrossOver 6.0, aplicativo que conquistou seu lugar ao sol nas versões anteriores ao fornecer uma camada de compatibilidade para diversos aplicativos (como o Microsoft Office e o Adobe Photoshop) feitos originalmente para Windows rodarem no Linux.
A grande novidade do CrossOver 6.0 é a ênfase no suporte a jogos de sucesso, como o WoW, Half Life 2 e Counterstrike. Além dos games, o novo CrossOver acrescenta suporte a vários novos aplicativos em relação à versão anterior, como o Outlook 2003, Flash Player 9, Visio 2003 e Microsoft Project 2003."
Publicado em Sáb, 2006-09-30
so nao to achando esse software pra testa :P mas uma hora eu acho ahahhaha
[21] Comentário enviado por wysiwyg em 14/12/2006 - 23:06h
fabianoac, isso acho que depende do ponto de vista de cada usuário. A maior parte dos usuários do Linux não encontram muita vantagem em utilizar Photoshop e muito menos Outlook. Minha distribuição roda flash player 9 na boa e o tutorial demonstra que não é necessário nenhum software fechado no Linux, muito menos para rodar software da M$. O que pode ser válido nesse CrossOver é a opção dos jogos, porem também acho que esse programa não é livre e o custo não compensa para o que oferece em troca. O Photoshop 7.0 roda com wine, mesmo assim prefiro o gimp. Para minha distro não vejo vantagem nenhuma, isso não quer dizer que não seja interessante para outra pessoa.
[22] Comentário enviado por fabianoac em 15/12/2006 - 01:05h
wysiwyg
acho q me entendeu mal.
eu cologuei a noticia pela parte de jogos mesmo, eu mesmo nao uso nenhum software dos relacionados na lista, so quis colocar a noticia completa, aqui uso o openoffice, plugin do flash proprio pra linux, aqui uso somente software free... cologuei porque normalmente usuario desktop sempre quer jogar, e conheco mta gente q diz q nao muda pra linux justamente por causa de jogos.
O que vc disse esta correto, esse software crossover não e livre.
[23] Comentário enviado por wysiwyg em 15/12/2006 - 08:50h
fabianoac, tem muita gente que vai aproveitar sua dica! Por exemplo o pessoal das Lan Houses com Linux que usam o CrossOver para rodar alguns jogos que sem ele, não funcionariam. O CrossOver não tem utilidade na minha máquina, porem, pode até ser fundamental para outras pessoas.
[24] Comentário enviado por leogazio em 16/12/2006 - 15:08h
Olá, eu gostaria de saber se existe o Macromedia Studio MX pra linux. Eu instalei o kurumin na minha máquina mas desinstalei porque fiquei sem poder trabalhar pois o meu macromedia não instala, tem que ser pra linux.
[25] Comentário enviado por tenchi em 16/12/2006 - 21:23h
Parabéns kra, excelente artigo. Eu uso e recomendo o kword, da suíte koffice, que vc tbm citou.
Kra, em matéria de jogos pra linux, eu considero o melhor o xmoto (http://xmoto.sf.net). Não sei pq, mas eu não entendo essa tara que as pessoas tem por CS.. rsrs.
Para ouvir músicas, amarok+xine. Não há quem resista a essa dupla.
Vídeo? xine, é claro. rsrsrs.
Sei que isso não acrescenta nada ao artigo, mas nota 10.
[26] Comentário enviado por GilsonDeElt em 16/12/2006 - 21:43h
Muito bom!
É a maior lista de aplicativos para linux que encontrei.
Faço curso técnico de Eletrônica, e essa lista me ajudou a encontrar programas necessários ao curso, como o Qcad.
Valeu,cara! Você não tem idéia do quanto me ajudou!
[32] Comentário enviado por fsalem em 08/09/2008 - 08:06h
realmente excelente artigo.. ta ai mais uma prova, de que a disculpa de muitos usuarios ``linux nao tem programas`` e totalmente sem fundamento.. sao milhares deles e com muita qualidade....