Liberdade para distribuir código fonte tem defeitos [RESOLVIDO]

25. Re: Liberdade para distribuir código fonte tem defeitos [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 01/12/2016 - 14:11h

laika escreveu:

Porque os parametros não são universais e vão mudar de distro pra distro e é trabalho da distro em especifico pra adaptar o pacota pra si, um BSD instala tudo fora do "base system" em /usr/local, o meu exherbo instala em /usr/$(exhost --target), assumo que se tiver um sistema identico ao do dev vai conseguir instalar sem passar parametros.


Não... o bomberclone, eu usei os mesmos parâmetros do slackware no mac os x, e funcionou... Ou seja o problema não é a distro e sim porque pra compilar o jogo é necessário colocar os parâmetros em todas as distros...


  


26. Re: Liberdade para distribuir código fonte tem defeitos [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 01/12/2016 - 14:22h

paulo1205 escreveu:

Shuojo,

Ao longo desta discussão, você disse, entre outras coisas, que sonha em ter um Linux from scratch. Ao mesmo tempo, quer que os desenvolvedores de código aberto deixem seus programas prontos para funcionar nesse sistema.

Entende que conciliar as duas coisas não é uma coisa simples?

Entende que, se você quer criar o seu sistema from scratch, é praticamente impossível alguém antever a forma que ele terá? (E que se você deixar o seu sistema com uma forma previsível, não será exatamente from scratch?)

Se você quer ser a autoridade final do seu sistema, caberá a você adaptar as coisas que quiser que rodem nesse sistema. Se não gosta do esforço que a decisão acarreta, você tem de ou rever a decisão ou reajustar sua paciência.

O simples fato de as pessoas deixarem o código fonte disponível para situações de uso imprevistas pelos autores originais já é um ato de generosidade. Esse desenvolvedor não deveria ser crucificado se o programa dele não compilar sem nenhum patch num ambiente do qual ele nunca ouviu falar. Nenhum desenvolvedor tem recursos de testar seu programa em cada versão de cada distribuição de Linux em cada possível arquitetura por ela suportada, e menos chances ainda de usar outros sabores de UNIX, quer gratuitos ou pagos, ou em plataformas de nicho ou comerciais de custo muito elevado.


Eu concordaria com críticas a programas que deliberadamente escolhem soluções que dificultam a portabilidade quando uma solução portável poderia ter sido empregada com uma quantidade de esforço similar. Contudo, uma crítica desse nível só poderia ser feita por alguém com experiência em C e C++, experiência essa que você considerou que não deveria haver para os usuários dos programas que você mencionou. Logo, tal tipo de crítica está, ou deveria estar, fora de questão aqui, de acordo com seus próprios critérios.


Tá, então vou mudar a perspectiva de minha pergunta/dúvida...
Eu nunca na vida ví um programa que em seu source original o programador tenha colocado lá quais os parâmetros ele usou pra compilar o software... Todos colocam o READAME ou INSTALL ensinando fazer um simples
./configure
make
make install

nunca vi ninguem dizer
./configure --prefix=/usr --Werror --blablabla qualquer outra coisa
Porque motivo ninguém põe o que ele usou? Será que na distro que o programador fez o software ele realmente não precisou de por um parâmetro desse pro software dele não funcionar essa é minha duvida...

Se caso realmente ele não teve necessidade de colocar os parâmetros e realmente funcionou com um simples configure sem parâmetro nenhum, beleza, eu retiro o que eu disse antes.
Mas caso ele tenha colocado os parâmetros pra compilar e não pôs no INSTALL pra ajudar, eu critico um pouco sim, pois isso seria um preconceito(da parte dele) com pessoas que não sabem programar em c/c++ mas que tem condição pra compilar um software, mesmo não sabendo programar.


27. Re: Liberdade para distribuir código fonte tem defeitos [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 01/12/2016 - 14:31h

Só reinterando meu post acima vou dar um exemplo:
O desenvolvedor cria um software, compila ele todo bonitinho pra windows, compila ele todo prontinho pro mac os x, ai pra Linux ele deixa o código fonte...
Uma pessoa que não sabe programar em c ou c++ poderia pegar esse codigo, seguir as instruções pra instalar de boa... Mas não o código tem que falhar tudo porque não tem nenhuma informação de como fazer.. preconceito com a pessoa que não sabe programar...
Olha eu consigo corrigir muita coisa porque tenho uma breve noção de programação nessas linguagens, apesar de nunca ter desenvolvido com elas por achar complicadas... Ainda assim passo muita dificuldade quando dá esses erros malucos.. essa é a parte divertida de compilar, gosto disso... Ainda assim, deveria sei lá ter a lista de parâmetros explicando pra que serve cada um...
Podem até dizer, ah mas o ./configure --help tem os parâmetros <-- pode até ser mas essa lista é padrão e genérica e incompleta, lá não tem tudo não... por exemplo esse -Werror nunca vi ela lá, se não fosse eu ter compilado o bomberclone nunca teria aprendido como desabilitar os erros do make.


28. Re: Liberdade para distribuir código fonte tem defeitos

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 01/12/2016 - 14:34h

Concluindo, minha critica é sobre alguns softwares que deveriam vir esses parâmetros necessários... e não vem...
Mas são só alguns mesmo gente... maioria funciona direitinho..

Obrigada pelas opiniões... foi interessante o tópico kkkk... desculpem eu estar alterada nele... é que eu mergulhei de cabeça na ideia de fazer essa crítica.... EU sou basicamente uma pessoa sem opinião... ou com opinião dupla sei lá... EU consigo concordar e discordar de todas as coisas que vejo, então não achem que eu sempre estou defendendo algo que seja de minha personalidade pq não é :)
E vlw laika por tentar ajudar a compilar o zsnes, mas acho que não funciona mesmo.. quando exclui o negócio lá ele passou daquela parte mas deu outro erro lá na frente sobre um parâmetro que o makefile não criou... Acho que vou deixar isso... não jogo muito mesmo supernitendo, arrumei um emulador do nitendinho 8 bits que da pra jogar em rede, é bem melhor : )


29. Re: Liberdade para distribuir código fonte tem defeitos [RESOLVIDO]

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/12/2016 - 15:02h

O script configure não é feito pelo desenvolvedor, mas é produzido por uma ferramenta de automatização (GNU autoconf). Logo, o que aparece como consequência do --help nem sempre é completamente resultado de escolhas do programador.

Claro que existem casos e casos. O autoconf é customizável, e há desenvolvedores que se esmeram mais do que outros no ajuste da sua aplicação ao autoconf.

Programadores são seres limitados, como você e eu. Eles têm, como nós todos, limites de tempo, de recursos, de conhecimentos e de competências. Eu acredito que a maioria dos desenvolvedores do mundo Open tem o desejo sincero de ver suas aplicações rodando no máximo possível de máquinas, sendo úteis para o maior número possível de pessoas. Mas, sendo ele um ser limitado, não tem como realizar isso diretamente.

Como usuária da ferramente Open, você mesma pode contribuir com o esforço desse desenvolvedor, ajudando-o extrapolar suas limitações originais.

Alguma vez, após superar um perrengue de compilação, você deu feedback ao desenvolvedor ou à comunidade de usuários do produto que deixou de funcionar de forma suave? Às vezes, essa sua pecinha de conhecimento pode vir a contribuir de modo muito significativo para toda a comunidade, podendo até ser a diferença que fará com que o próximo projeto daquele desenvolvedor venha a funcionar diretamente.


30. Re: Liberdade para distribuir código fonte tem defeitos [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 01/12/2016 - 15:07h

Certo, mas eu ja vi arquivos INSTALL e READAME com alguns parâmetros, e isso me ajudou bastante..
Mas alguns não colocam, mesmo o software sendo completamente dependente dos parâmetros estarem ali, em qualquer distro... Pelo menos foi o que me pareceu..



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts