shoujo
(usa Slackware)
Enviado em 01/12/2016 - 14:22h
paulo1205 escreveu:
Shuojo,
Ao longo desta discussão, você disse, entre outras coisas, que sonha em ter um Linux from scratch. Ao mesmo tempo, quer que os desenvolvedores de código aberto deixem seus programas prontos para funcionar nesse sistema.
Entende que conciliar as duas coisas não é uma coisa simples?
Entende que, se você quer criar o seu sistema from scratch, é praticamente impossível alguém antever a forma que ele terá? (E que se você deixar o seu sistema com uma forma previsível, não será exatamente from scratch?)
Se você quer ser a autoridade final do seu sistema, caberá a você adaptar as coisas que quiser que rodem nesse sistema. Se não gosta do esforço que a decisão acarreta, você tem de ou rever a decisão ou reajustar sua paciência.
O simples fato de as pessoas deixarem o código fonte disponível para situações de uso imprevistas pelos autores originais já é um ato de generosidade. Esse desenvolvedor não deveria ser crucificado se o programa dele não compilar sem nenhum patch num ambiente do qual ele nunca ouviu falar. Nenhum desenvolvedor tem recursos de testar seu programa em cada versão de cada distribuição de Linux em cada possível arquitetura por ela suportada, e menos chances ainda de usar outros sabores de UNIX, quer gratuitos ou pagos, ou em plataformas de nicho ou comerciais de custo muito elevado.
Eu concordaria com críticas a programas que deliberadamente escolhem soluções que dificultam a portabilidade quando uma solução portável poderia ter sido empregada com uma quantidade de esforço similar. Contudo, uma crítica desse nível só poderia ser feita por alguém com experiência em C e C++, experiência essa que você considerou que não deveria haver para os usuários dos programas que você mencionou. Logo, tal tipo de crítica está, ou deveria estar, fora de questão aqui, de acordo com seus próprios critérios.
Tá, então vou mudar a perspectiva de minha pergunta/dúvida...
Eu nunca na vida ví um programa que em seu source original o programador tenha colocado lá quais os parâmetros ele usou pra compilar o software... Todos colocam o READAME ou INSTALL ensinando fazer um simples
./configure
make
make install
nunca vi ninguem dizer
./configure --prefix=/usr --Werror --blablabla qualquer outra coisa
Porque motivo ninguém põe o que ele usou? Será que na distro que o programador fez o software ele realmente não precisou de por um parâmetro desse pro software dele não funcionar essa é minha duvida...
Se caso realmente ele não teve necessidade de colocar os parâmetros e realmente funcionou com um simples configure sem parâmetro nenhum, beleza, eu retiro o que eu disse antes.
Mas caso ele tenha colocado os parâmetros pra compilar e não pôs no INSTALL pra ajudar, eu critico um pouco sim, pois isso seria um preconceito(da parte dele) com pessoas que não sabem programar em c/c++ mas que tem condição pra compilar um software, mesmo não sabendo programar.