Vitor Mangra
(usa XUbuntu)
Enviado em 24/06/2009 - 02:36h
Velho... Isso é doideira... Não tem como...
Apesar da idéia ser "interessante", não há meios de se desenvolver um sistema operacional assim, em casa...
Isso é trabalho árduo e sério. Os programadores que fazem esse tipo de trabalho vivem disso e ganham salário. O Linux, apesar de ser gratuito na maioria das vezes, tem custos para o desenvolvimento.
O Ubuntu, por exemplo: É uma distribuição feita por uma empresa, a Canonical. Essa empresa não tem nada de pequena. É empresa de grande porte, com muitos e muitos funcionários. Os caras são pagos (e muito bem pagos) para desenvolver o Ubuntu. A parte free do projeto (os downloads das ISO) são só um pedacinho da estratégia de marketing da empresa. Eles têm outros produtos e serviços que são cobrados, como o suporte técnico à servidores de grandes empresas, servidores de pequenas empresas e até desktops de usuários finais. Se você baixa ou pede o CD do Ubuntu, você o tem de graça. Mas, se quiser suporte, tem que pagar.
Para desenvolver um projeto assim, é preciso total dedicação e paciência. Precisa ter grana pra comprar equipamento (não pense que vocÊ vai conseguir compilar e escrever em um Pentium 4 com 512MB de RAM)... Você precisa de vários PC's, quad-core, funcionando a todo o vapor e um time de profissionais altamente qualificados (afinal, quem trabalha com Linux é, geralmente, mais qualificado que um cara que trabalha com Windows). Esses profissionais são mais raros e, por essa razão, mais caros. É a lei da oferta e da procura.
Mas, se você ainda quiser insistir nisso, eu tenho uma sugestão para o seu financiamento: Se você fala inglês, escreva para o Richard Branson, dono da Virgin... Esse cara é um milionário que financia uns projetos malucos, desde reflorestamento de desertos até viagens espaciais. É o tipo do investidor que você precisa. E, assim, você talvez tenha algum sucesso. Obviamente, ele não é tão bobinho assim... E vai pedir o seu pedaço do bolo... Talvez, o seu Limux tenha que chamar Virginux (em referência à Virgin).
Se estiver afim (e souber falar inglês), clique nesse link e entre nesse link e escreva para TODOS as ramificações, uma mensagem tipo "Please! I am trying to get hold of Richard Branson as I have an important matter to discuss with him"...
http://www.virgin.com/Contact/ContactACompany.aspx
Esse cara é realmente podre de rico. É inglês e louco... Exatamente o que você tá procurando. Eu moro na Inglaterra há quase dez anos e sei do que tô falando... Esse cara é "ponta firme" mesmo...
Ah... E só pra lembrar... Eu não estou afim de participar do seu projeto. Nem pretendo escrever os emails para você (caso você não fale inglês)... Se você quiser tentar, desejo-te sorte. Eu não tô afim de entrar porque suas chances são absolutamente ínfimas e eu não entro em jogo pra perder. Sinto muito...
E mais... Há boatos que a Virgin está fazendo planos para desenvolver um sistema operacional. Os caras já entraram no mercado de telefonia móvel (chamada aqui de Virgin Mobile). Eles já tentaram comprar o Google também, mas não conseguiram (há muito tempo atrás)... E, é provável que o Google também esteja planejando desenvolver o seu próprio sistema (eu acho isso porque eles nos presentearam com a surpresa do Google Chrome, que era totalmente inesperado).
Há milhares de entusistas tentando tirar a liderança da Microsoft... Mas quer saber? Ninguém vai conseguir... Eu, pessoalmente, acho o Windows um sistema operacional espetacular. Assim como o Microsoft Office (que, sem querer levantar uma discussão, dá um banho no BrOffice e no OpenOffice juntos). Também adoro jogar Flight Simulator (por razões pessoais - adoro aeronaves e estudei sobre isso por certo tempo)... Adoro jogar Fable 2... E também adoro o Project Gotham Racing...
O Linux também é sensacional, mas infelizmente ainda está engatinhando no "mercado" e tem a desvantagem de não despertar interesse dos fabricantes de software, como Corel, Adobe, EA Games, Rockstar Games e afins. Se você quer mesmo "revolucionar" o mercado de sistemas e softwares, uma dica: Wine... Só mesmo o Wine para botar o Linux na briga com a Microsoft. Talvez um dia, quando o Wine se tornar extremamente popular, os fabricantes de software comecem a crescer os olhos para o Linux (já que saberão que existem muitos usuários do sistema e o número aumenta dia-a-dia) e desenvolvam programas que rodem nativamente em Linux. Quando esse dia chegar (e SE esse dia chegar), o Linux será uma mina de ouro. Quem souber programar e souber muito sobre Linux, vai ficar rico com cada distribuição que desenvolver.
E, só para te lembrar de uma coisinha: O cara que começou com o Linux, Linus Torvalds, é também um sujeito bem rico. Não pense que a idéia de opensource é filantrópica, porque isso é uma grande bobagem.
Boa sorte.