Giovanni_Menezes
(usa Devuan)
Enviado em 11/05/2018 - 15:33h
pylm escreveu:
Fui testar essa nova versão do ubuntu e me deparei com um sistema extremamente inchado, to achando até que eu é que errei alguma coisa ali no next next do instalador porque não é possível, vejam:
https://imgur.com/a/sV0eOTt
Ubuntu 18.04 instalado no qemu com 2 GB de RAM
reservados pra ele no monitor de cima e em baixo meu Gentoo com KDE, a única coisa que fiz no ubuntu pós instalação foi abrir o terminal (após umas engasgadas nas animações do GNOME, creio que pela RAM), instalar o neofetch e mesa-utils (pra checar se a aceleração 3D tava funcionando e estava). Como pode ter um consumo tão alto? Isso me parece demais até pro GNOME.
Detalhe que há uma segunda imagem no link acima, ela mostra o meu sistema usando 1,6 GB de RAM com o KDE e 11 abas no Firefox, eu simplesmente não consigo crer que esse consumo altíssimo seja apenas do GNOME.
Então pergunto aos ubunteiros de plantão, é assim mesmo?
Eu passo por um problema semelhante no Debian 9 com Gnome, usando o Gnome como host, abrir mais que 2 vms é impossível, eu fiz dual boot e instalei o Debian 9 com Xfce mínimo para poder usar as vms sem problemas.
Se tudo fica-se restrito ao consumo após o boot ainda vai, o problema é que quando se começa a usar os programas, o consumo parece que continua desenfreado, como bem disse o Matias:
matiaspranto escreveu:
Os aplicativos do Gnome também são bem pesados. Basta abrir o monitor de sistema que a RAM sobe muito, no entanto ao substituir do monitor do sistema pelo lxtask (Monitor de sistema padrão do LXDE) já se nota uma diferença absurda, se usar o htop é mas perceptível ainda.
Os aplicativos padrões do Gnome são absurdamente pesados. Substituir eles por versões mais leves trazem um diferencial. Por exemplo, tira-se o Nautilus e substitua pelo Thunar, PCManFM e nota-se uma diferença enorme. Sem contar que o Nautilus cria diversos processos que iniciam junto com o sistema fazendo o Gnome ainda mais pesado.
Eu sou meio retográdo nesta questão, não consigo aceitar como normal uma interface gráfica consumindo mais que 350mbs, como já foi dito no tópico, parece que os desenvolvedores não fazem nenhum esforço em caprichar, parece serviço porco, ou então deve ter algum caso com fabricantes de memória ram.
Eu nem falo de máquinas modestas, 2 núcleos de 2 gigas, eu falo é de máquina boa, com 4, 8, gigas passando sufoco, cooler girando igual um louco fazendo barulho e cpu de 4 núcleos 80%,90% se virando para arranjar ram enquanto trata da execução do aplicativo, gerando assim processos paralelos e queda de desempenho, basta rodar 2 ou 3 aplicações mais parrudas que qualquer um observa o que foi descrito.
Isso não é um problema do Ubuntu, é generalizado.
--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://encurtador.com.br/CGNU5
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/
***Diga
NÃO ao consumo desenfreado de memoria ram das interfaces gráficas***
http://webm.land/media/nzgR.webm