fabio
(usa Debian)
Enviado em 19/11/2018 - 19:20h
Aqui eu nao fico correndo atras de pacote kkkkkkkkkk tem tudo no repositorio
Aqui no Manjaro também, afinal o repo oficial é basicamente o mesmo do Arch puro. O ponto chave do Manjaro é que ele facilita a nossa vida.
Ah tá, SempreUpdate? Aquele site que copia tudo dos sites gringos e traduz no Google Tradutor? Mostre a fonte original da próxima vez, não tenho medo de inglês.
E esse gráfico serve como uma amostra da pura ignorância das pessoas!
As pessoas vão pela maioria, pela modinha, pelo mainstream. O fato da maioria usar o Ubuntu demonstra isso, desconhecimento de outras opções, que podem e de fato SÃO, muito mais user-friendly que ele, e olha que não é só o Manjaro não, essa foi a que escolhi, mas tem outras. :)
Aos poucos, distros como Deepin, principalmente no oriente vem roubando usuários do Ubuntu padrão.
Engraçado que o Deepin, é baseado no Debian, distro mãe que originou o Ubuntu. E claro que esse gráfico, não prova absolutamente nada, afinal o Ubuntu, Debian, SUSE são utilizados também como servidores. Muita gente pode usar como servidor e dizer ser desktop.
E se formos usar esse gráfico para uma comparação geral, todos sabemos que 80% das pessoas usam Windows. Apenas usei de referência o Distrowatch pois é um site que muita gente visita. É um banco de dados de informação, notícias e de distros. Se o Manjaro está em 1, não é a toa. Muita gente clica nele, seja lá qual for o motivo por trás.
http://gs.statcounter.com/os-market-share/desktop/worldwide
AUR é algo direto de usar, isso que importa. Basta você ir e ativar (se quiser), pois o repositório local já tem muita coisa.
Já os PPAs, você tem que ficar caçando e vai direto na sua sources.list! No AUR tem sistema de votação pra checar, tem quantidade de downloads dos pacotes, popularidade. Não é olhar no escuro e baixar qualquer coisa. O problema do Ubuntu é que te passam um PPA e a pessoa nem sequer revisa (se é que tem como), simplesmente adiciona, e muitas vezes, dependendo da distro, tem que ser feito pelo terminal todo o processo e em outras, como Debian, o usos de PPAs é altamente não recomendando, por que será, né? rsrs
E se o arch e tao facil... pq o usuario iniciante nao instala ele ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso é a mesma coisa que perguntar, por que usuário iniciante não instala o Debian ao invés do Ubuntu? Afinal o Ubuntu deriva do Debian.
A resposta é simples: Facilidade, ser user-friendly, praticidade e muitos querem algo pronto.
Manjaro faz o papel do Linux Mint no mundo Arch.
Assim como o Gecko faz o papel do openSUSE, o Korora faz papel do Fedora.
Todos aqui sabemos que pra usar distros mães como Debian, openSUSE, Arch é preciso de tempo, dedicação, estudo e paciência. Coisa que muitos não tem, eu pessoalmente sou um desses, por isso preferi o Manjaro. Mas não ache que fico nele apenas, eu fuço muita outros distros também, inclusive as distros mãe. Já passei pelo mundo do Ubuntu como a maioria dos usuário Linux, mas simplesmente cansei dele. Pode ser que um dia encontre algo melhor que o Manjaro. Não acho que o Manjaro seja o melhor de todos, mas tá bem melhor que o Ubuntu, isso não se tem dúvidas.
Sobre os snap e o flatpak... Eles estão ai justamente pra sanar a falta de aplicações em distribuições que não tem um repositório tão vasto quanto o do debian e ubuntu
Eles são totalmente opcionais no Manjaro, instalas se quiser, eu pessoalmente não preciso nem sinto falta de nada aqui. Talvez em distros como o Solus, os snaps e flatpaks sejam uma necessidade.
E quanto a isso, tanto snap, como flatpak, como ppa, como aur, pacotes .deb e .rpm, todos podem estarem infectados e digo mais, já aconteceu casos inclusive com a própria .iso do Linux Mint.
Eu não falo tanto em segurança, falo mais de praticidade e do fato de tudo está apenas em um local. Não existem 30 opções, cada uma mais confusa que a outra pra conseguir uma simples aplicação.