removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 15/11/2018 - 12:06h
Isso é apenas uma constatação pessoal minha.
___________________________________________________________
Eu sinto muita dificuldade em usar o Ubuntu. É muito difícil de conseguir algumas coisas nele, exemplos
- Não encontro temas que preciso nos repos
- Não encontro alguns programas proprietários
- Mesmo alguns programas open source não estão disponíveis nos repos
- Pra drivers mais atuais tem que usar ppas
Aí pra diblar esses problemas, você tem que usar
- PPAs
- Snaps
- Flatpaks
- Baixar .debs de sites
- Ou compilar, no pior dos casos.
Eu prefiro o Manjaro porque nele, através do Pamac (nem preciso de terminal), mesmo o repo local já tem muita coisa que no Ubuntu não tem.
Se precisar de alguma coisa a mais, basta acessar a AUR pelo Pamac e procurar, sempre encontrei tudo lá e um pouco mais de precisava.
O único problema é que o Manjaro é rolling release e há mais chances de acontecer problemas.
Mas eu não sei pra onde correr, pois no Manjaro tenho tudo o que preciso bem próximo. Estou MAL ACOSTUMADO.
No Ubuntu tem que usar não sei quantos PPAs pra ter os drivers NVIDIA mais recentes;
Tem que usar PPAs pra poder instalar certos temas e aplicativos. E para temas, se não quiser optar por ppas, vai ter que instalar tudo manualmente baixando os arquivos, extraindo pra pasta .themes ou .icons etc, bem mais trabalhoso.
Se não optar pelo uso de PPAs de maneira geral, você tem o snap que lota seu HD rapidinho, imagine então se for SSD. Além dos snaps junto com os flatpaks não respeitarem os temas e demorarem mais pra abrir. Ainda tem um comando a parte pra verificar atualização para snap, um simples sudo apt upgrade não funciona pra eles, tem que decorar um novo comando pra atualizar a parte.
Se for instalar flatpak tem que instalar uma aplicação pro sistema conseguir instalar eles... Como pode ser algo fácil como dizem?
A loja do Gnome no Ubuntu quando você pesquisa uma aplicação, não mostra se é snap ou se é do repo local. Só se você clicar e descer a barrinha pra ver isso, senão é capaz de você instalar um snap sem saber.
Sei lá gente, gosto mais do aspecto do Manjaro e distros Arch. Tudo tá centrado num só lugar, em apenas uma aplicação, usar snap e flatpak se torna algo inútil no Manjaro.
Outra coisa é que o Ubuntu não deixa você remover muitas aplicações sem levar toda interface gráfica com ele, é um sistema muito "fechado", ainda mais o Gnome. No Manjaro e Arch, você pode remover praticamente tudo do Gnome.
Ubuntu vem com um monte de serviços inúteis iniciados, enquanto o Manjaro vem apenas com o essencial.
Não sei porque falam que Ubuntu é fácil, pra mim é bem mais difícil. São muitos detalhes, cada coisa está num lugar diferente. Se eu fosse novato iria me sentir perdidaço ao utilizar Ubuntu.