removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 09/06/2013 - 13:16h
Olá João, o que você quer dizer com o problema da privacidade?
Já tentei fazer um levantamento, entrando em contato com as secretarias regionais de cada estado e perguntando se eles tinham uma ideia de quantos laptops eram usados na sua região e uma estimativa de quantos deles usavam o UbuntUCA, não precisava ser algo preciso, era só pra se ter uma ideia.
Mas ninguém me respondeu :(
O que tenho, são emails e mensagens que recebo, de pessoas que me agradecem, ou que por estarem precisando de ajuda, dizem que instalarão ou que instalaram o UbuntUCA em tantos mil laptops, achando que talvez assim, poderia me pressionar a ajudá-los ou responder suas perguntas.
No início, eu ficava deslumbrado com isso, mas ultimamente, já não me sinto tão comovido.
Não gosto de dar uma de chorão, mas não é fácil manter um projeto voluntário como o UbuntUCA, pois pra uma secretaria de educação me responder uma pergunta como essa deveria ser uma coisa simples. Fazer um esforço de responder a minha mensagem, seria inclusive um pequeno gesto de gratidão, que me deixaria muito feliz, mas nem mesmo isso se dispuseram a fazer.
Nessas horas a gente pode ter uma ideia do quanto deve ser difícil desenvolver software livre.
Por isso não condeno desenvolvedores que fazem softwares com código fechado e que cobram o preço que acham justo por isso. Não condeno as práticas que a canonical tem adotado, que tem levado muitos a rotularem como mercenária. Pois de tapinha nas costas nenhum projeto sobrevive.