lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 27/08/2012 - 00:03h
Rapaz, já que você realmente precisa manter o Windows, e se você tiver coragem para algumas gambiarras. vão algumas dicas:
1) O que o amigo izaias falou é verdade. Desfragmente o Windows mais de uma vez, todas elas usando a opção de forçar a desfragmentação para garantir que ele vai desfragmentar;
2) Neste passo estou supondo que você recebeu da Dell um DVD com o Windows e o serial key. Você tem um 1TB de espaço, e eu duvido que o Windows esteja usando isso tudo. Entre na ferramenta de backup e crie um arquivo de backup de todos os dados da instalação. Alternativamente, você pode, em um live-cd, criar um tar.bz2. No terminal mande o comando
$ sudo tar -jcvf backup.tar.bz2 /diretório
, onde /diretório é o ponto de montagem da partição Windows. Você pode descobrir isso com o comando
$ mount
Isso vai demorar um pouco. Vá fazer um café, dar uma atenção pra mulher, algo que consuma bastante tempo. Repita esse procedimento para todas aquelas partições bizarras que a Dell coloca no note sem necessidade, anotando o tamanho de todas as partições da Dell e o tamanho da partição Windows.
3) Mande a tabela de particionamento do disco pro espaço e faça uma nova. Recrie as partições cada uma na mesma ordem instalada pela Dell, mas crie após estas todas as partições para usar com sua distro.
4) Reinstale o Windows, e após isso formate as partições Dell como NTFS.
5) Descompacte os arquivos nas partições correspondentes.
Bem, isso funcionaria no Slackware, pelo menos, mas eu creio que em qualquer distro minimamente estável isso dê certo.