Instalei o Slackware current aqui, foi quase tudo de boa.
Estou tendo um probleminha com a configuração do teclado desse notebook (ASUS X451CA).
Coloquei na instalação o teclado "querty/br-abnt2" e até ai tudo bem.
Mas depois quando fui instalar o grub (é eu não tenho muita escolha, o Elilo tá descontinuado, e tô sem saco pra configurar outro bootloader na mão agora), alguns atalhos desse teclado não funcionaram,que correspondem a alguns caracteres ( / ~ ² ¹ ³ º ? ° ... muitos desses não funcionam aqui. Só pra esclarecer, os 3 pontinhos ... indicam que tinha mais alguma coisa, que eu não lembro.
Bem, joguei ele para "us.map" funcionou (º / .... Porém eu perdi outros, como (ç | ...).
Eu não sei o que fazer agora.
Pois, eu precisava terminar o tuto de pós instalação do Tiu Dino, e emperrei na parte de criar o script /etc/profile/.d/lang.csh.
Tive que reiniciar a máquina e subir o grub do debian e vir postar aqui.
Eu não testei o teclado americano com acentos, mas depois eu teste e volto aqui com o feeback.
Eu já tive um problema de falha na detecção de caracteres em modo texto puro, a muito tempo, isso, antecessor do lenny, e era bem chato.
Ah!
Uma coisa engraçada...
O debian + systemd ficou todo EDIT:dodói quando viu outro grub na partição ESP/boot. Ele estava mostrando mensagens que a partição estava corrompida, e rodou um job (não sei quem era ainda e um fsck pelo UUID dela.
Tenho que a leve impressão que o systemd está ficando bem agressivo com outros sistemas.
EDIT:
Não foi com a partição ESP, mas sim, com a swap. Eu acabei de checar no /etc/fstab.
Depois eu dou uma olhada em como "arrumar" ela.
Tipo um comando fsck pra ela, ou algo do tipo.
Aceito sugestões!
Agradeço desde já.
T+
To quase desistindo, vou ter que acabar usando o teclado em "us" mesmo, já me adaptei com as teclas. Curioso que esse problema só me aconteceu no Slackware, já testei outras dezenas de distros e reconheceram sem problemas o keymap. O problema em sí está em ele não reconhecer a tecla AltGr, assim não posso usar " / ? º ...".
------------------------------->
Live long and prosper!
Tudo blz!
Usa o comando xev em uma distro que tenha o reconhecimento do teclado, depois, pegue as teclas que não são reconhecidas e edite-crie arquivos no Slackware para que essas teclas sejam configuradas certas. Estou ainda mapeando o meu teclado, então, não posso te dar 100% de certeza que vá funcionar.
Não lembro se tem um jeito de fazer isso automaticamente com o xdomap.
Uma coisa que notei, é que no Slackware live-cd o teclafo foi totalmente reconhecido.
T+
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Noob:"[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo." zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";
Opa cara, eai! Consegui "resolver". Depois de tanto tentar...tive uma ideia bem simples, que por sorte me acabou sendo eficaz. Montei a partição da minha instalação do Archlinux na /mnt, e copiei todos os keymaps dele pro Slackware recursivamente.
(
# mount /dev/sdx /mnt
# cp -r /mnt/usr/share/kbd/* /usr/share/kbd/
)
Após isso, o teclado reconheceu todas as teclas imediatamente. Caso não, só digitar o loadkeys br-abnt2. e no próximo boot já é automático.
Tá brincando que deu certo!
Confesso que não me passou essa tua ideia.
Só explica melhor o lance do comando loadkeys br-abnt2. Teria que digitar como root em um terminal e só? Tipo, abre o terminal e manda o comando? Ou tem que ser dentro do diretório /usr/share/kbd?
Só estou esperando você relatar o lance do comando para testar aqui no sábado :D.
T+ e valeus
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Noob:"[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo." zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";