andreuebe
(usa Linux Mint)
Enviado em 25/03/2013 - 11:34h
Rei Tenguh escreveu:
Outra, uma manchete lá do Adrenaline: "Falha em notebooks da Samsung faze Linux queimar UEFI". Sem entrar no mérito se é falha do hardware ou do software, o FATO é que pode haver a influência. E pra dar garantia o fabricante tem de evitar essas possíveis influências.
_____________________
Agora, só pra ser maldoso, se eu fosse um fabricante de hardware eu responderia: "Como um SO pode causar descaracterização de um hardware? Hummmm.... não sei. Mas se você perguntar pro povo do Linux e da GPL eles devem saber, porque na licença deles tá escrito que eles não se responsabilizam por eventuais danos..."
¬¬
Existe uma situação que também não foi discutida ainda: Será que existe um interessa capitalista dos fabricantes em se instalar softwares proprietários? Não sei muito de Direito, mas entendo de Administração e, uma coisa que posso assegurar é que empresas, em geral, principalmente as de renome, costumam não fazer os clientes de cobaia. É um grande risco de "queimar o filme".
Outra questão: Se um SL, como o Linux, fosse assim tão danoso a ponto de fabricantes não assumirem riscos, não teríamos hoje o Android e o Mac OS, cujo kernel é sabidamente.. Linux! Ou seja, sou levado a crer que, em princípio, os motivadores desta postura de mercado não são técnicas, mas econômicas.
Não queria tocar muito no assunto para não desviar o foco, mas.. Já repararam que o Netflix não funciona no Linux, mas funciona no Android que é.. Linux?!? Ou seja, não é uma limitação tecnológica, mas interesses econômicos. Ou não?