FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 11/08/2017 - 16:16h
Aqui em casa, o meu primeiro desktop e notebook antigo tinham Windows XP original e Office original. Quando a placa mãe do desktop se foi, foi comprado outro com W7 pirata e Office pirata. O HD do desktop estragou e ele não tem nada pirata (também tenho acesso a nada xD). No caso do notebook antigo, era apagar incêndios com frequência porque o Windows XP constantemente dava problemas, falhando a inicialização e etc devido às atualizações e a impaciência em desligá-lo.
Entre 2013 e 2014 instalei o Lubuntu 12.04 no notebook antigo. O Windows XP ainda estava lá e fui lentamente dando passos para tornar o Lubuntu o sistema padrão. Entre os passos, troquei o botão do menu por um botão verde escrito "Iniciar" com o ícone do Tux ao invés do Windows XP. Houve uma resistência significativa, incluindo "Ubuntu parece Brucutu". Imagine se eu tivesse tentado com o Fedora. O Lubuntu era mais rápido, mais estável e esquentava menos que o Windows XP, o golpe de misericórdia foi quando o suporte ao Windows XP acabou. Dois meses depois, o XP parou de ligar de novo, mas dessa vez ele foi removido de vez. O notebook antigo ainda está aí, com Xubuntu 17.04 porque o Xfce tem se mostrado superior ao LXDE, a temperatura e o uso de CPU são menores, menos bugs, os botões de volume funcionam de forma consistente, tem a opção de utilizar composição de tela nativamente. É um notebook de 2003 no qual ainda se pode ter uma experiência aceitável na internet, mesmo com a sua Intel 855GM
https://www.intel.com/content/www/us/en/support/graphics-drivers/000007268.html?wapkw=855gm Uma dia compro outro notebook de magnésio como esse.
O meu notebook novo, que não é de magnésio, veio com Windows 10, Office Demo (eu posso ver os documentos mas não posso editar) e os programas da Lenovo. Eu tive dores de cabeça com isso, como pode ser visto em:
https://forums.lenovo.com/t5/Lenovo-IdeaPad-100-305-500-Edge/Lenovo-Settings-night-mode-is-activated...
A proposta era aplicar o formatão. Pra quê? Eu precisei descobrir e corrigir o problema no braço, e deixei uma crítica no post. Erro da Lenovo, mas fica mal para a Microsoft.
Mas eu posso dizer que o Windows melhorou muito. O Windows 10 é superior às versões anteriores. Ainda há o problema das atualizações, mas ele está menor que antes, é consideravelmente mais leve que Windows 8 e 8.1, tem o menu Iniciar, as opções de acesso rápido são bem úteis, tem a opção de bloquear programas externos, anti-vírus nativo, instala drivers automaticamente via Windows Update.
Certas escolhas da Microsoft são claramente prejudiciais: Cortana sempre ativa que faz as buscas no Iniciar serem muito lentas, telemetria que tem bugs sérios (OneDrive usando toda a CPU), o Windows Explorer que parece que nunca evolui (PCManFM é muito poderoso), dispositivos USB que teimam em não serem ejetados, Bluetooth complicado e inconsistente (reiniciar pra conectar uma caixa de som), o sistema ainda parece ser mais pesado que o necessário.
Eu prefiro o Xubuntu 17.04, o qual está instalado em ambos os notebooks, e aqui em casa o que querem é o notebook antigo funcionando bem, só com Xubuntu isso é possível (não há drivers nem para Windows Server 2003, o instalador do 10 nem inicia).
Utilizar o Windows 10 não é o fim do mundo, mas há tanta telemetria e ela tem erros tão sérios que o sistema fica lento. Para o XP eu não volto mais, foi bom na época mas hoje há muitas opções melhores.
PS.:
Notebook antigo: OpenGL 1.3 no Xubuntu e nenhuma aceleração gráfica no Windows 7 (testado e reprovado).
Notebook novo: OpenGL 4.5 no Xubuntu e OpenGL 4.4 no Windows 10.