albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 01/10/2011 - 19:16h
SOBRE GRAMSCI...
Minha família é tradicionalmente ligada à Esquerda.Eu gosto muito de Gramsci!
Meu avô era Anarquista, em Sampa nos anos 20 e 30. Ele trabalhava no Jornal Correio Pualistano, um Jornal tradicionalmente ligado ao Anarquismo:
http://www.ecosia.org/search.php?q=anarquismo%20paulistano&count=10&offset=30
Era amigo pessoal do modernistas (Cassiano ricardo, Menotti Del Pichia, Mário e Osvald de Andrade, Tarsila do Amaral) e de Tranqui (que Getúlio prendeu na Ilha Grande), um jornalista Italiano que editada o Jornal do Anarco-Sindicalismo.
Minha avó era amiga pessoal de Pagu e foi colega de escola de Anita Malfatti.
Seu Pai, Meu bisavô materno, era Nivardo Fumelli Monti, um famoso Anarquista Italiano, há uma Tese sôbre suas atividades, na UNICAMP.
Gramsci é um Filósofo e Líder Sindical, teórico do Anarco-Sindicalismo Operário, movimento que os Anarquistas procuraram aplicar em Sampa, antes da revolução de 30.
Ele procura compatibilizar Socialismo (medidas sociais + organização popular, poder popular), Comunismo (mobilização de massa, pequenos centros de poder Comunitários) e Anarquismo (ausencia de poder central, de governo, todos por um, todos pela comunidade) como uma esquerda geral.
Reinvicar sem violência, através de organização sindical forte e atuante, com força de pressão sõbre as organizações capitalistas
O Povo pode, desde que sindicalizado fortemente....
Gramsci discorda de Marx, no que concerne a auto aniquilação do Capitalismo, o enfraquencimento do Capitalsimo por si só, e também de um poder popular sindical central ( como em Hegels). Também discorda da necessidade de revolução sangrenta (tida como necessária por Feurbach e Kant.
Feurbach é comtemporâneo de Marx e defende uma organização de trabalhadores, na mais valia do trabalho, porém acha que as classes dominantes precisam ser aniquiladas na pancada!
Curioso que.... o Comunismo, de Marx...., o Marxismo, não toca no assunto revolução por armas, é apenas uma doutrina econômica, aonde a o trabalho deveria valer mais que o dinheiro, e o dinheiro perde força quando o trabalho é valorizado....
Na realidade, a Revolução Russa, cruenta, é Leninista, mais do Marxista ( tanto que foi chamadaMarxismo Leninismo).. Depois, Stalin (Stalinismo) a tornaria totalitária, absolutista, e porisso, na minha opinião, "estragada", de uma certa forma...
Quando o Povo no Poder se torna um partido controlador, então o Povo não manda mais, é o que Gramsci diz.... as Ditaduras são sempre ruins, mesmo as de Esquerda...
André, se achar algo, leia Gramsci, vai gostar.
Leia também algo de Mauricio Tratenberg:
http://www.espacoacademico.com.br/090/90ozai.htm
e dûê uma olhada em:
http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/republica-velha.html