Rousseau
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 10/05/2016 - 20:39h
Para mim, o único critério que conte, ao escolher um DE é o uso a qual ele vai se destinar.
Bom, em relação a personalização, acho que se você tiver um certo conhecimento, se personaliza do jeito que quer qualquer DE. Porém, os mais leves, por virem com, digamos, menos recursos integrados, a personalização pode ser extrema, como no caso da família box e, até, do próprio Xfce.
Em relação a uso de memória, acho que isso é causa do próprio usuário e, não, do ambiente em que esta usando. O PC e o ambiente nunca tem culpa, salvo exceção quando é bug causado por uma atualização, por exemplo. De resto, é sempre culpa do usuário.
Por fim, a estabilidade, creio eu, ser maior em ambientes como o Lxde e o Xfce, por serem atualizados menos constantemente e, são em sua maioria, ambientes que não fazem experimentos e, também, mudanças constantes. Priorizam a leveza e funcionalidade. Temos um exemplo recente, do próprio Xfce, que ao mudar para o GTK3, não nenhuma mudança brusca para o usuário final.
Enfim, essa é a opinião de um usuário que esta no linux a pouco tempo. Porém, nunca me adaptei a ambientes "pesados", como o Gnome, o Unity e etc. Não que eu não tenha tentado, mas, a leveza a praticidade de DE's como o Lxde e o Xfce sempre me atenderam muito bem.