edps
(usa Slackware)
Enviado em 11/05/2016 - 22:47h
RLFontan escreveu:
Olá galera beleza?
Estava aqui de boas, e comecei a refletir sobre as vantagens de se utilizar ambientes leves mesmo em pc's potentes. Pensei em alguns fatores, e queria que vocês desses suas opiniões e dissessem se os fatores que eu citei são válidos ou imaginações da minha cabeça.
- Estabilidade (ambiente mais leves costumam ser mais estáveis, e dar menos problemas, ouvi alguns falarem isso aqui no próprio VOL).
- Se o pc começar a fazer um uso exagerado de memória com um ambiente leve, a chance de transtorno é muito menor.
- Em muitos DE's leves o poder de personalização é impressionante e eficiente.
E ai, falei besteira? Vale a pena usar ambiente leve em pc potente?
Acho que somente da descrição do tópico você descreveu basicamente o que eu penso a respeito.
Acrescento que embora use um desses, no caso o OpenBox e raras vezes o FluxBox, XFCE, i3 ou Awesome, em meus sistemas sempre haverão programas que fazem parte da turma dos peso-pesados KDE/Gnome (Evince, Gthumb, SoundKonverter, K3B) e algumas peças do XFCE, como o Thunar e outras tralhas pesadas como o LibreOffice.
Ainda assim, o sistema permanece light durante o carregamento e uso normal, havendo o esperado acréscimo de RAM durante a utilização de um desses programas, mas que é liberada tão logo os mesmos são encerrrados.
* no Debian dou uma enxugada nos serviços ativos no boot.
** no Slack e Funtoo isso não é preciso.
*** Aqui Debian e Funtoo são mais rápidos e leves em comparação ao Slackware usando os mesmos programas.
Pra finalizar, gosto de montar meus sistemas ao meu modo. Mas se não tivesse tempo para fazer esses ajustes usaria um sistema como o Linux Mint ou o BunsenLabs.